Vídeo mostra grupo jogando futebol em quadra de Alagoinhas durante pandemia da Covid-19; prefeitura apura situação

Prefeitura explicou que, por causa da Covi-19, estão suspensas as atividades coletivas em espaços públicos na cidade. Confira outras medidas adotadas na matéria.

Foto: Arquivo Pessoal

Um vídeo gravado por moradores Alagoinhas, cidade a cerca de 124 km de Salvador, mostra o momento em que vários homens jogam futebol em uma quadra de esportes do município. Nas imagens, é possível ver que muitos estão sem máscara. A prefeitura disse que soube da situação e que apura o caso.

Segundo a prefeitura, o flagrante ocorreu no bairro Jardim Petrolar. A quadra fica na Praça Mário Laerte. Nas imagens, é possível perceber que a praça está vazia e que o movimento é apenas dentro da quadra.

A prefeitura explicou que, por causa da pandemia, estão suspensas as atividades coletivas em espaços públicos, e que a fiscalização é feita por meio da Guarda Municipal e Secretaria de Serviços Públicos.

A Prefeitura disse ainda que possui um canal para denúncias de descumprimento, e que a situação flagrada pelos moradores já está sendo acompanhada pelo poder público, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Conforme dados do boletim municipal da segunda-feira (6), a cidade já registrou 617 casos confirmados da Covid-19. Desse total, 159 são considerados ativos. Com isso, os dados apontam que mais de 71% de casos são de recuperados. Dezessete pessoas morreram com a doença na cidade. A prefeitura divulgou também que dos ativos, 23 pacientes seguem internados em hospitais da cidade e também da capital baiana.

Por causa da situação, a prefeitura informou que tem tomado medidas para enfrentamento do novo coronavírus. Além da proibição das atividades coletivas em espaços públicos, por exemplo, é obrigatório o uso de máscara em toda a cidade. Além disso, com relação ao comércio, apenas estabelecimentos com até 200m² de área de circulação (atendimento) poderão funcionar, de segunda-feira a sábado, até às 15h.

Na cidade também há horários específicos para serviços essenciais, delivery, normas sanitárias para funcionamento dos estabelecimentos, transporte público e fiscalização com punição com multa e até perda de alvará, em caso de descumprimento.

As aulas nas unidades municipais públicas e privadas estão suspensas até 15 de julho. Atividades em em clubes, boates, academias, por exemplo, não podem funcionar neste período.

Já restaurantes, bares e lanchonetes podem funcionar, mas os salões estão fechados. O serviço só é permitido no sistema “pegue e leve” e drive-thru, de segunda a domingo, até as 19h. A prefeitura pontuou também que iniciou a testagem rápida na população.

Compartilhe