‘Várias pequenas barragens’ romperam em Pedro Alexandre, diz Rui Costa

Segundo Rui Costa, o rompimento da barragem de Quati não foi o principal motivo para deixar Pedro Alexandre e Coronel João Sá alagadas.

Foto: Alexandre Galvão / Metropress

O governador Rui Costa (PT) afirmou que várias pequenas barragens se romperam na cidade de Pedro Alexandre, no nordeste da Bahia, na quinta-feira (11), quando a região foi atingida por chuvas intensas.

Durante coletiva, nesta sexta-feira (12), após a inauguração da Policlínica Regional de Saúde, em Paulo Afonso, no Vale São-Franciscano da Bahia, o chefe do Executivo Estadual explicou que em regiões do semiárido é comum que pequenos agricultores reservem água para os animais, ‘fazendo um pequeno barramento’.

Na oportunidade, o gestor baiano fez questão de ressaltar que o rompimento da barragem de Quati não foi o motivo principal do alagamento em Pedro Alexandre e Coronel João Sá.

“A área de armazenamento [da barragem de Quati] é bem pequena. A informação que nós temos é que houve rompimento de muitas pequenas barragens na região. Quando uma rompe, a própria onda formada vai rompendo todas as ouras. Aí, forma o efeito cascata. Chegou uma onda gigantesca de água vindo de vários lugares. Vários fazendeiros e proprietários declararam que houve rompimento de seus barramentos”. No dia do ocorrido, prefeitura de Pedro Alexandre confirmou ao Metro1 que duas barragens tinham sido rompidas.

Compartilhe