conecte-se conosco




MUNICÍPIOS

UFRB transforma álcool 99,5% em 70% para atender demanda de Amargosa contra Covid-19

Publicado

em

O Laboratório de Química da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no Campus Amargosa, está trabalhando na transformação de álcool 99,5% em álcool 70%, para atender às necessidades emergenciais da Secretaria de Saúde de Amargosa, na prevenção ao novo coronavírus. Já foram entregues 96 litros do produto.

O álcool 70% serve para a higienização das mãos das pessoas, eliminando o risco de contágio com o novo coronavírus. Por ter essa utilidade, o produto logo se esgotou em farmácias e comércios por todo o país.

O doutor em química Gerônimo Lopes Lima, que está à frente do processo no Centro de Formação de Professores (CFP), atendeu ao pedido de pessoas do grupo de risco – diabéticos, asmáticos e/ou com pressão alta – e de pessoas com parentes acamados, que lhe procuraram para transformar álcool 99,5% em álcool 70%.

Gerônimo utiliza dois destiladores de água no processo de transformação do produto, do álcool 99% em grandes concentrações, até se chegar ao 70%. Todas as etapas são monitoradas e passam por medidas de segurança e higiene, de modo a haver padronização, regularidade e qualidade dos produtos disponibilizados aos solicitantes.

Segundo Gerônimo, cada caixa com 12 unidades (um litro cada) do álcool 99,5% se transforma em dezesseis unidades (um litro cada) de álcool 70%, com o processo concluso. O trabalho está sendo realizado desde o último dia 19 de março.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Justiça obriga Prefeitura de Santo Amaro a pagar piso da Educação

Lei que instituiu piso nacional da categoria prevê que revisão salarial da categoria seja sempre em Janeiro.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Divulgação

A Justiça obrigou o município de Santo Amaro a implementação do pagamento do piso salarial vigente no ano de 2022 a todos os professores da rede pública municipal, de acordo com o plano de carreira e remuneração dos servidores do magistério, respeitando os níveis e referenciais.

A Prefeitura, na gestão de Alessandra Gomes (PSD), vai ter que pagar as diferenças remuneratórias decorrentes do pagamento aquém do piso nacional do magistério, tendo como termo inicial o mês de janeiro de 2022.

Em agosto de 2022, a gestão concedeu de forma unilateral o reajuste no percentual de 33,24% somente aos professores da rede municipal de Educação que estavam com salário abaixo do piso nacional afim de igualar o salário base ao piso nacional, assim como concedeu reajuste para os professores de 84,56%, sem qualquer previsão de lei municipal ou decreto.

A Lei Federal 11.738/2008, que instituiu o piso salarial nacional da categoria do magistério, prevê que a revisão salarial anual da categoria é devida todo mês de janeiro, sendo que no mesmo sentido caminha a Lei Municipal nº 2046/2016.

A Justiça afirmou ainda que não houve a majoração das demais referências dispostas no plano de carreira e remuneração dos servidores do magistério, lei nº 1464/2003, e determinou que a gestão apresente informes, planilhas de evolução salarial dos servidores alcançados por esta sentença, a fim de que seja possível calcular os valores devidos no prazo de 20 dias da formulação do requerimento administrativo.

A reportagem procurou a Prefeitura de Santo Amaro e não obteve respostas aos questionamentos.

A Tarde

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Carreta tomba na BR-101, em Santo Antônio de Jesus

Não houve feridos, apenas danos materiais.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: reprodução

Uma carreta carregada com madeirites tombou na manhã desta quinta-feira, 18, na BR-101, trecho que pertence ao município de Santo Antônio de Jesus.

Por conta do acidente, o trânsito está lento na regfião, mas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e orientou os motoristas.

Não houve feridos, apenas danos materiais. As circunstâncias do acidente são desconhecidas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Rio transborda e moradores ficam isolados em comunidade de Maragogipe

Carros e ônibus escolares não estão conseguindo trafegar pela região.

Compartilhe

Publicado

em

A forte chuva que atingiu o município de Maragogipe na madrugada desta quarta-feira, 17, causou transtornos aos moradores.

Em vídeos divulgados em rede social é possível observar que o Rio Sinunga acabou transbordando, passando por cima da ponte e deixando as estradas intransitáveis.

Carros e ônibus escolares não estão conseguindo trafegar pela região.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas