conecte-se conosco




EDUCAÇÃO

Ufba oferece especialização em empreendedorismo

Publicado

em

Aprender a empreender e gerir o próprio negócio por meio de jogos de empresas e práticas com Lego Serious Play, além de visitas técnicas, estudos de caso e dinâmicas. Essa é a proposta do curso de Especialização em Empreendedorismo e Gestão de Negócios, oferecido pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EAUFBA).

A iniciativa integra as comemorações de 60 anos de uma das escolas de administração mais tradicionais do Brasil e inaugura o retorno dos cursos abertos à comunidade, sem a necessidade de realização de processos seletivos.

De acordo com o vice diretor da EAUFBA e coordenador da especialização, o professor João Tude, o curso é voltado para qualquer pessoa com formação superior, interessado em empreender ou que já empreende e queira aprimorar os negócios. “O curso chega com o diferencial de apresentar um corpo docente formado por professores doutores com formação nas melhores universidades do país e do mundo, profissionais do ecossistema de empreendedorismo e empresários de áreas diversas, além de membros de startups”.

Inovação e tecnologia
Outro aspecto destacado pelo coordenador do curso é o fato de a orientação pedagógica estar voltada para a inovação e a tecnologia. “Teremos um módulo de marketing digital, mas não estaremos apenas focados nesses aspectos, mas muito preocupados em mostrar e trabalhar práticas inovadoras dentro do ambiente empreendedor”, completa o coordenador do curso.

A especialização terá duração de 18 meses, com 417 horas presenciais e 76 horas à distância. O início das aulas está previsto para 25 de abril.

“Ao longo do período, serão formadas duas turmas. A primeira terá aulas sempre às quintas (das 18h30 às 22h30) e sábados (das 8h às 16h30), a cada quinze dias. A segunda terá encontros na quinzena oposta, sempre sextas (18h30 às 22h30) e sábados(8h às 16h30”, explica. O coordenador lembra que o trabalho de conclusão de curso será um plano de negócios, desenvolvido ao longo do curso. Vale salientar que as inscrições poderão ser realizadas até o dia 5 de abril.

Os assinantes do CORREIO poderão realizar o curso com direito a 20% de desconto. Aliado a isso, o programa conta com um sistema de bolsas e 10% dessas vagas serão destinadas a técnicos, pesquisadores E estudantes da própria UFBA.

Todas as disciplinas e atividades do curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios são agrupadas em módulos, que se organizam em três eixos: Criação, Desenvolvimento e Gestão. Cada disciplina terá cerca de 12% de sua carga horária ministrada na forma de EAD, utilizando a plataforma Moodle da UFBA.

SERVIÇO
Curso de Especialização em Empreendedorismo e Gestão de Negócios
Início: 25 de abril
Local: Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia(EAUFBA), no Vale do Canela.
Valor: R$ 13.300,00 (treze mil e trezentos reais). O valor pode ser divido em 18 ( 1 + 17) parcelas iguais de R$ 738,89 (setecentos e trinta e oito reais e oitenta e nove centavos)
Inscrições: www.empreenderufba.com

Estrutura curricular do curso da EADMUFBA

Proposta Pedagógica O Curso de Extensão em Empreendedorismo agrupa suas disciplinas e atividades em módulos que se organizam da seguinte forma:

Criação Módulo 1: Competências Relacionais de Colaboração (Comunicação e técnicas de apresentação; Liderança, negociação e gestão de conflitos; Tecnologias de Informação na Gestão). Módulo 2: Ideação Empreendedora(Design empreendedor; Modelagem de Projetos e inovação).

Desenvolvimento Módulo 3: Pensamento estratégico(Fundamentos econômicos; Planejamento estratégico e tomada de decisão; Métodos quantitativos aplicados à gestão)

Gestão Módulo 4: Marketing Inovador (Gestão estratégica de marketing; Negócios e Marketing digital)
Módulo 5: Gestão com Pessoas(Gestão estratégica de pessoas);
Módulo 6: Tecnologias de Gestão(Gestão de projetos; Gestão de Operações, processos e qualidade; Oficinas de gestão e Empreendedorismo I e II); Módulo 7: Direito dos negócios(Direito empresarial); Módulo 8: Inteligência financeira(Gestão de cursos e formação de preços; Finanças de curto prazo; Finanças de longo prazo).
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Apresentação de um plano de negócios que terá desenvolvimento realizado ao longo dos 18 meses de duração do curso, com base nas escolhas e preferências do alunos e será avaliado como uma culminância dos conhecimentos adquiridos.

Escola da UFBA é a primeira de administração criada no Nordeste

Fundada em 1959, pelo Reitor Edgard Santos, a Escola de Administração da UFBA foi a primeira criada no Norte e Nordeste do país e, ao longo de sua existência, se tornou uma das principais referências acadêmicas da área, tanto no Brasil quanto fora, por meio da transmissão das técnicas de administração nos campos do ensino, pesquisa e extensão, preparando profissionais tanto para a área da gestão pública, privada e do terceiro setor.

Atualmente, a Escola trabalha com a graduação (com as formações no bacharelado em administração, curso tecnológico em gestão pública e graduação em secretariado), a pós graduação( por meio dos programas de Pós-Graduação em Administração, que oferece o mestrado e doutorado, além de oferecer a especialização e do Mestrado Profissional em Administração).A Escola também oferece o Mestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestão Social e o Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania, do Programa de Gestão em Segurança Pública, que é um espaço acadêmico de elaboração e articulação dos saberes produzidos nas instituições universitárias e no sistema de segurança pública e justiça criminal.

As especializações (lato sensu) administradas pelo Núcleo de Extensão da Escola de Administração buscam a sistematização e dinamização da cooperação da Escola com a comunidade em geral. Além de Especializações, a unidade também coordena diversos cursos de curta duração, entre outras atividades extensionistas.

O Curso de Especialização em Empreendedorismo e Gestão de Negócios com cobrança e sem a necessidade de submissão ao processo seletivo está respaldado numa decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que admite a cobrança de mensalidades por universidades públicas em cursos de especialização, modalidade tecnicamente chamada de pós-gradução lato sensu.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

EDUCAÇÃO

Inscrições no Fies podem ser feitas até esta segunda

Prazo, que terminaria sexta-feira, foi prorrogado para hoje.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O Ministério da Educação prorrogou o prazo de inscrição para o processo seletivo do Fies do primeiro semestre do ano para esta segunda-feira (18).

O programa financia a graduação de estudantes em instituições privadas de ensino superior.

Os interessados em participar devem se inscrever até antes da meia-noite de hoje, pelo horário de Brasília, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

A prorrogação foi publicada sexta-feira (15), quando acabava do prazo de inscrições para o Fies.

As demais datas do processo seletivo não foram alteradas. Ou seja, no dia 21 de março, sai o resultado, e a complementação da inscrição dos pré-selecionados vai de 22 a 26 de março.

Participam desta edição 1.260 instituições privadas de educação superior que oferecem, por meio do programa, 67 mil vagas para financiamento.

Metade delas é reservada para o Fies Social, que atende pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo inscritas no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Esse grupo pode financiar até 100% dos encargos educacionais cobrados pela instituição privada de educação superior.

Agência Brasil

Compartilhe
CONTINUE LENDO

EDUCAÇÃO

MEC divulga nesta terça-feira segunda chamada do Prouni

Programa oferece vagas para cursos superiores em instituições privadas.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Juca Varella / Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) divulga nesta terça-feira (27) a lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada da oferta de bolsas da edição 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni).

A lista ficará disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Na primeira edição, serão ofertadas 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais e 97.451 parciais em 15.482 cursos de 1.028 instituições.

De acordo com o MEC, esta é a maior oferta de bolsas desde a criação do programa em 2005.

O candidato pré-selecionado deve entregar a documentação na instituição de ensino superior para comprovação dos dados informados na inscrição no período de 27 de fevereiro a 7 de março. A apresentação pode ser feita presencialmente na instituição ou por meio eletrônico.

A primeira chamada ocorreu no dia 6 de fevereiro.

Programa

Criado em 2004, o Programa Universidade Para Todos oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em faculdades privadas.  

O programa ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior. Como critérios para seleção dos candidatos, o Prouni considera a renda familiar bruta mensal, por pessoa; se o candidato cursou integralmente o ensino médio em escola da rede pública ou na condição de bolsista integral em instituição privada de ensino médio, ou ser pessoa com deficiência, entre outros previstos na legislação.

Agência Brasil

Compartilhe
CONTINUE LENDO

EDUCAÇÃO

Sisu 2024: matrícula de selecionados começa nesta sexta-feira

Estudantes tem até o dia 7 para se inscrever na instituição.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Valte Campanato / Agência Brasil

Começa nesta sexta-feira (2) o prazo de matrícula dos selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado foi publicado definitivamente na quarta-feira (31) após atrasos decorrentes de problemas técnicos.

A matrícula ou o registro acadêmico devem ser feitos até o dia 7 de fevereiro na instituição em que os selecionados foram admitidos.

O Ministério da Educação (MEC) alerta que cabe ao candidato “observar as condições, os procedimentos e os documentos para a matrícula, bem como se atentar para os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, em edital próprio.”

O Sisu 2024 teve única etapa de inscrição para todo ano e ofertou 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. A seleção do candidato assegura apenas a expectativa de direito a vaga para a qual se inscreveu, explica o MEC. Além disso, a matrícula ou seu registro acadêmico estão condicionados a comprovação, junto a instituição para a qual foi selecionado.

A universidade ou faculdade deve oferecer acesso gratuito à internet para a inscrição, nos dias e horários de funcionamento regular da instituição, não podendo ser cobradas quaisquer taxas relativas ao processo seletivo.

Lista de espera

Quem não for selecionado nesta etapa, pode manifestar interesse pela lista de espera por vagas vindas da desistência dos selecionados na primeira chamada, até o dia 7 de fevereiro.

A participação na lista de espera deve ser feita por meio da página do Sisu no portal Acesso Único.

“A lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano de 2024 pelas instituições públicas de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular”, detalha o ministério.

De acordo com o cronograma do Sisu 2024, a convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino superior ocorrerá em 16 de fevereiro.

Sisu

Desde 2010, o sistema informatizado gerenciado pelo MEC reúne as vagas de graduação ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais (universidades e institutos).

Agência Brasil

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas