conecte-se conosco




EDUCAÇÃO

UFBA convoca para matrícula da 3ª chamada do SISU 2019.1 e para aferição da auto declaração

Publicado

em

A Universidade Federal da Bahia convoca os candidatos classificados em terceira chamada no Processo Seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019. O dia da matrícula para todos os alunos será 13 de março. O edital de convocação, que inclui a lista dos convocados, está publicado no site ingresso.ufba.br.

Os candidatos optantes por cotas socio-raciais classificados em terceira chamada deverão realizar a etapa obrigatória e eliminatória de aferição da veracidade da auto declaração de pessoa negra (preta ou parda), a ser realizada no dia 11 de março. O Edital de convocação para a aferição também está disponível no site ingresso UFBA. O não comparecimento a essa etapa, obrigatória para a matricula, irá acarretar a perda da vaga e a consequente eliminação do candidato no processo seletivo.

Também estão publicados no site o edital de convocação de candidatos classificados na seleção da UFBA para aldeados, quilombolas, pessoas trans e refugiados assim como o edital de convocação de candidatos classificados: 2ª chamada para o primeiro semestre de 2019 – Artes.

Para efetivarem a matrícula, os candidatos deverão apresentar a seguinte documentação (original e uma cópia legível e sem rasuras):

– Documento de identificação original, com foto, com validade em todo o território nacional (no caso de candidato estrangeiro, cédula de identidade expedida pela Polícia Federal ou passaporte com visto temporário de estudante dentro da validade);

– Cadastro de Pessoa Física – CPF. (dispensável, caso o número do CPF conste no documento de identidade);

– Uma fotografia 3 x 4 recente;

– Certidão de Quitação Eleitoral, para os maiores de 18 anos (disponível em http://www.treba.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral);

– Documento que comprove a quitação com as obrigações do serviço militar, para os candidatos do sexo masculino, maiores de 18 anos;

– Histórico e Certificado de conclusão do Ensino Médio de escola pública: Considerando que os estudantes oriundos das instituições de ensino público, aprovados nas chamadas do SISU UFBA 2019, em virtude do calendário de atividades da Secretaria Estadual da Educação ou do Instituto Federal, poderão no momento da matrícula não estar de posse do certificado de Conclusão do Ensino Médio e do Histórico Escolar, a UFBA autoriza que possam comparecer à matrícula e que o referido documento pendente possa ser entregue até o dia 26/03/2019;

– Declaração de que não ocupa vaga em curso de graduação, em outra instituição pública de Ensino Superior brasileira, preenchida e assinada no ato da matrícula (Lei 12.089/2009).

Candidatos optantes por cotas deverão apresentar, além dos documentos acima, histórico escolar do Ensino Médio expedido por escola pública, bem como os requisitos específicos para pleitear vagas reservadas para negros, e/ou para pessoas com deficiência (laudo médico atestando a espécie e o grau de deficiência).

Compartilhe
CONTINUE LENDO

EDUCAÇÃO

Inscrições no Fies podem ser feitas até esta segunda

Prazo, que terminaria sexta-feira, foi prorrogado para hoje.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O Ministério da Educação prorrogou o prazo de inscrição para o processo seletivo do Fies do primeiro semestre do ano para esta segunda-feira (18).

O programa financia a graduação de estudantes em instituições privadas de ensino superior.

Os interessados em participar devem se inscrever até antes da meia-noite de hoje, pelo horário de Brasília, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

A prorrogação foi publicada sexta-feira (15), quando acabava do prazo de inscrições para o Fies.

As demais datas do processo seletivo não foram alteradas. Ou seja, no dia 21 de março, sai o resultado, e a complementação da inscrição dos pré-selecionados vai de 22 a 26 de março.

Participam desta edição 1.260 instituições privadas de educação superior que oferecem, por meio do programa, 67 mil vagas para financiamento.

Metade delas é reservada para o Fies Social, que atende pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo inscritas no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Esse grupo pode financiar até 100% dos encargos educacionais cobrados pela instituição privada de educação superior.

Agência Brasil

Compartilhe
CONTINUE LENDO

EDUCAÇÃO

MEC divulga nesta terça-feira segunda chamada do Prouni

Programa oferece vagas para cursos superiores em instituições privadas.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Juca Varella / Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) divulga nesta terça-feira (27) a lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada da oferta de bolsas da edição 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni).

A lista ficará disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Na primeira edição, serão ofertadas 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais e 97.451 parciais em 15.482 cursos de 1.028 instituições.

De acordo com o MEC, esta é a maior oferta de bolsas desde a criação do programa em 2005.

O candidato pré-selecionado deve entregar a documentação na instituição de ensino superior para comprovação dos dados informados na inscrição no período de 27 de fevereiro a 7 de março. A apresentação pode ser feita presencialmente na instituição ou por meio eletrônico.

A primeira chamada ocorreu no dia 6 de fevereiro.

Programa

Criado em 2004, o Programa Universidade Para Todos oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em faculdades privadas.  

O programa ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior. Como critérios para seleção dos candidatos, o Prouni considera a renda familiar bruta mensal, por pessoa; se o candidato cursou integralmente o ensino médio em escola da rede pública ou na condição de bolsista integral em instituição privada de ensino médio, ou ser pessoa com deficiência, entre outros previstos na legislação.

Agência Brasil

Compartilhe
CONTINUE LENDO

EDUCAÇÃO

Sisu 2024: matrícula de selecionados começa nesta sexta-feira

Estudantes tem até o dia 7 para se inscrever na instituição.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Valte Campanato / Agência Brasil

Começa nesta sexta-feira (2) o prazo de matrícula dos selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado foi publicado definitivamente na quarta-feira (31) após atrasos decorrentes de problemas técnicos.

A matrícula ou o registro acadêmico devem ser feitos até o dia 7 de fevereiro na instituição em que os selecionados foram admitidos.

O Ministério da Educação (MEC) alerta que cabe ao candidato “observar as condições, os procedimentos e os documentos para a matrícula, bem como se atentar para os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, em edital próprio.”

O Sisu 2024 teve única etapa de inscrição para todo ano e ofertou 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. A seleção do candidato assegura apenas a expectativa de direito a vaga para a qual se inscreveu, explica o MEC. Além disso, a matrícula ou seu registro acadêmico estão condicionados a comprovação, junto a instituição para a qual foi selecionado.

A universidade ou faculdade deve oferecer acesso gratuito à internet para a inscrição, nos dias e horários de funcionamento regular da instituição, não podendo ser cobradas quaisquer taxas relativas ao processo seletivo.

Lista de espera

Quem não for selecionado nesta etapa, pode manifestar interesse pela lista de espera por vagas vindas da desistência dos selecionados na primeira chamada, até o dia 7 de fevereiro.

A participação na lista de espera deve ser feita por meio da página do Sisu no portal Acesso Único.

“A lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano de 2024 pelas instituições públicas de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular”, detalha o ministério.

De acordo com o cronograma do Sisu 2024, a convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino superior ocorrerá em 16 de fevereiro.

Sisu

Desde 2010, o sistema informatizado gerenciado pelo MEC reúne as vagas de graduação ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais (universidades e institutos).

Agência Brasil

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas