Trump é indicado ao Nobel da Paz por acordo entre Israel e Emirados Árabes

O presidente dos Estados Unidos foi indicado pelo norueguês Christian Tybring-Gjedde, parlamentar de extrema-direita, do Partido do Progresso (FrP).

Foto: Joyce N. Boghosian/Official White House Photo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por sua participação no acordo histórico entre Israel e Emirados Árabes Unidos (EAU). A informação foi divulgada pela Fox News.

A indicação foi feita pelo norueguês Christian Tybring-Gjedde, parlamentar de extrema-direita do Partido do Progresso (FrP). Trump auxiliou a intermediar as negociações do acordo que normaliza as relações diplomáticas entre Israel e EAU. Na visão do parlamentar, o presidente “devia ser recompensado” por isso.

Gjedde comparou o tratado aos Acordos de Camp David, de 1978, entre Israel e Egito, e os Acordos de Oslo, da década de 1990, entre Israel e a OLP (Organização para a Libertação da Palestina). Nos dois casos, todas as partes receberam o Nobel da Paz.

O norueguês já havia indicado Trump ao prêmio em 2018, após o encontro entre o presidente dos EUA e o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un.

Compartilhe