conecte-se conosco




MUNICÍPIOS

Tradição de Maragogipe, Festa da Barquinha é tema de livro de historiadora

Publicado

em

Historiadora, pedagoga e especialista em História e Cultura Baiana, Magnair Santos lança, no dia 8 de abril, o livro “Maragogipe e as Águas Encantadas”, que sai em versão impressa e e-book.

A obra apresenta os elementos simbólicos que compõem a Festa da Barquinha, realizada na virada de 31 de dezembro para 1º de janeiro, em Maragogipe, no Recôncavo baiano. Durante os festejos, os moradores do Quilombo da Enseada do Paraguaçu presenteiam “a Dona das Águas”, mesclando ritos do catolicismo, dos povos indígenas e de religiões de matrizes africanas. A manifestação cultural busca selar um compromisso pelo cuidado das águas, meio de subsistência da comunidade.

Na publicação, os leitores poderão conhecer mais detalhes sobre indumentária, composição de cortejo, participantes diretos e indiretos, cânticos e lugares sagrados da Festa da Barquinha, e assim entender a importância da iniciativa como bem cultural da comunidade. O livro revela, também, a relação afetiva da autora com a cidade de Maragogipe, berço dos seus antepassados.

“O livro nasce, não apenas para preservar, mas também para perpetuar essa história viva. Nesse trabalho, busquei entender a relação existente entre os universos simbólico e religioso presentes na festa da barquinha do quilombo Enseada do Paraguaçu. Uma festividade para as águas, realizada na virada de cada ano há cerca de um século, direcionada aos encantos e encantados que moram nas águas desse território. Uma festa que persiste mesmo diante dos conflitos internos e externos, gerados pela instalação de um empreendimento naval na localidade, e que reafirma a identidade e espacialidade do grupo”, diz Magnair Barbosa.

SERVIÇO
O QUÊ: Lançamento do livro – Maragogipe e as Águas Encantadas
QUANDO: Quinta-feira, 8 de abril, às 19h30
ONDE: Youtube – O Som do Lugar e o Mundo

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Colisão entre veículos é registrada na BR-101, em Sapeaçu

As circunstâncias do acidente são desconhecidas.

Compartilhe

Publicado

em

Uma colisão envolvendo três veículos foi registrada na tarde desta sexta-feira, 19, na BR-101, nas proximidades do acesso a comunidade de Água Branca, trecho que pertence ao município de Sapeaçu.

Apesar do susto, não houve feridos, apenas danos materiais. Por conta da batida, o trânsito ficou lento no trecho, mas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local orientando os motoristas.

As circunstâncias do acidente são desconhecidas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Homem morre após colisão entre motos em Conceição do Almeida

Acidente aconteceu nesta sexta-feira, 19.

Compartilhe

Publicado

em

Uma colisão frontal envolvendo duas motocicletas deixou um homem morto na tarde desta sexta-feira, 19, na zona rural de Conceição do Almeida.

A vítima fatal seria um mototaxista do município de Jaguaripe, fato que não foi confirmado pelas autoridades. O corpo deve ser removido para o DPT de Santo Antônio de Jesus.

Até a publicação desta matéria não havia informações sobre o outro condutor envolvido na batida e nem as causas do acidente.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Mulher sofre acidente com moto no centro de Cabaceiras do Paraguaçu

Motociclista teria desciado de um pedestre.

Compartilhe

Publicado

em

Uma mulher ficou ferida após acidente com moto na manhã desta sexta-feira, 19, na Avenida Navios Negreiros, em Cabaceiras do Paraguaçu.

De acordo com relatos, a motociclista perdeu o controle da direção do veículo ao desviar de um pedestre que estava atravessando a rua, nas proximidades de um posto de combustíveis.

Com ferimento grave em uma das pernas, a mulher foi socorrida por uma equipe do SAMU e encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE). Seu estado de saúde não foi revelado.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas