conecte-se conosco




BAHIA

Taxa de ocupação das UTIs para adultos com Covid-19 sobe para 76% na Bahia, diz Sesab

Publicado

em

A taxa de ocupação das UTIs exclusivas para o tratamento de adultos com Covid-19 subiu de 73% para 76% na Bahia, nas últimas 24 horas, conforme dados do boletim epidemiológico publicado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) nesta segunda-feira (18).

As regiões sudoeste e sul do estado possuem as taxas de ocupação de leitos mais altas do estado, com 91% e 90%, respectivamente. Em Vitória da Conquista, o Hospital São Vicente de Paulo tem 100% de vagas ocupadas, enquanto o Hospital Geral (HGVC) tem 95% e o Hospital de Clínicas de Conquista (HCC) registra 80%.

O Vida Memorial de Ilhéus, o Hospital de Ilhéus e o Calixto Midlej Filho, em Itabuna, também registram 100% de ocupação dos seus leitos de terapia intensiva exclusivos para o tratamento de adultos com Covid-19.

CASOS ATIVOS

Os casos ativos da Covid-19, por outro lado, registraram queda na Bahia. Depois de alcançar 12.589 contaminados no sábado (16), o dado reduziu para 12.056 no domingo (17) e, nesta segunda-feira (18), chegou a 10.993.

Com a notificação de 2.548 novos casos e 29 mortes nas últimas 24 horas, a Bahia agora acumula 540.320 casos confirmados e 9.667 óbitos desde o início da pandemia, que registrou seu primeiro caso no estado no dia 6 de março, em Feira de Santana.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Número de casos da Febre do Oropouche sobe para 95 na Bahia

Doença viral é transmitida pelo Culicoides paraensis, conhecido como maruim.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Conselho Federal de Farmácia/Reprodução

Subiu para 95 o número de casos confirmados da Febre do Oropouche na Bahia. Nesta quinta-feira, 18 de abril, foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) que a doença foi mapeada em 17 cidades da Bahia.

O primeiro caso da doença em Salvador foi confirmado no dia 10 de abril.

Confira cidades com casos confirmados da doença

  • Amargosa (3)
  • Camamu (1)
  • Gandu (11)
  • Ibirapitanga (1)
  • Ituberá (1)
  • Jaguaripe (2)
  • Laje (14)
  • Maragogipe (1)
  • Mutuípe (2)
  • Piraí do Norte (1)
  • Presidente Tancredo Neves (9)
  • Salvador (2)
  • Santo Antônio de Jesus (5)
  • Taperoá (4)
  • Teolândia (23)
  • Valença (10)
  • Igrapiúna (3)

A Secretaria de Saúde (Sesab) não divulgou detalhes sobre o estado de saúde dos pacientes.

👉 A Febre do Oropouche é uma doença viral transmitida pelo Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Até o momento, não há registros de transmissão direta entre pessoas.

👉 Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares, semelhantes aos de outras arboviroses como a dengue e a chikungunya.

👉Não existe tratamento específico para a Febre do Oropouche, sendo o tratamento focado no alívio dos sintomas.

Com o aumento no número de casos, a Secretaria da Saúde do Estado intensificou as ações de investigação epidemiológica nas regiões em que houve registros da doença.

Técnicos da Vigilância Epidemiológica estão fazendo a captura do mosquito transmissor para identificar se estão infectados. O objetivo é compreender melhor o cenário da doença na Bahia.

Por meio de nota, a diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, disse que o poder público está em alerta desde o primeiro caso confirmado.

“Toda vez que falamos em agravo de interesse a saúde pública, um caso já é um sinal de alerta para a vigilância epidemiológica, mesmo que não haja um cenário de ameaça iminente”, afirma.

Ainda de acordo com Márcia São Pedro, é importante que as pessoas usem roupas compridas e façam uso de repelentes. “Ressaltamos também que não se deve deixar lixo e folhas acumulados, pois a existência destes materiais facilita a reprodução do vetor”, afirma.

Ela ainda destaca que ao aparecer sintomas, deve-se buscar uma unidade de saúde. Não existe tratamento específico para a Febre do Oropouche, é feito o manejo clínico focado no alívio dos sintomas.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Prefeito de cidade baiana leva amante para gabinete e é flagrado pela esposa

. O detalhe é que amante também é casada.

Compartilhe

Publicado

em

O prefeito de uma cidade baiana levou um flagrante da esposa no gabinete da prefeitura e o pau quebrou. O local ficou todo destruído. O município fica na região do Litoral Norte.

Fontes relataram que a confusão foi nesta quinta-feira (18/04). O gestor e a amante estavam no ‘maior love’ e teriam sido pegos completamente pelados. O detalhe é que amante também é casada.

Servidores da gestão consultados pela imprensa disseram que não vão se pronunciar sobre o caso, que tenta ser abafado.

Fonte: Informe Baiano

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Acelen anuncia aumento de 5,1% no preço da gasolina vendida para distribuidoras na Bahia

Medida passou a valer a partir desta quinta (18), conforme informou a Acelen.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução/EPTV

A Acelen, empresa que administra a Refinaria Mataripe, informou que os preços da gasolina vendida para as distribuidoras de combustíveis na Bahia terão reajuste de 5,1%. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18).

Nos postos de Salvador, o litro da gasolina nos postos custava em média R$5,99, na quarta-feira (17). Já nesta quinta, um estabelecimento comercializava a gasolina por R$ 6,30.

Segundo a empresa, os preços dos produtos da Refinaria de Mataripe seguem critérios de mercado que levam em consideração variáveis como custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais, dólar e frete, podendo variar para cima ou para baixo.

A Acelen ressaltou ainda que possui uma política de preços transparente, amparada por critérios técnicos, em consonância com as práticas internacionais de mercado.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas