SUS promove semana de Mobilização pela Saúde das Mulheres

Segundo a Agência Brasil, para estimular ações focadas no público feminino, o Ministério da Saúde vai liberar para os municípios R$ 14 milhões a serem investidos em saúde sexual e reprodutiva.

Com tema Redução da Mortalidade Materna, acontece a partir do próximo dia 28 a Semana de Mobilização pela Saúde das Mulheres no Sistema Único de Saúde (SUS). A ideia é fortalecer a promoção de ações para a saúde da mulher na atenção básica à saúde e difundir informações. A portaria que institui a semana foi publicada no Diário Oficial da União do dia 30 de abril. Segundo a Agência Brasil, para estimular ações focadas no público feminino, o Ministério da Saúde vai liberar para os municípios R$ 14 milhões a serem investidos em saúde sexual e reprodutiva.

O edital com a previsão de recursos está disponível no site do ministério a partir de 16 de março, com orientações aos gestores e metas a serem atingidas até 2022. Entre as metas estão a redução de 17,5% para 15% da gravidez não planejada na adolescência até 2020; ampliar em 20% a oferta de DIU de cobre na atenção básica; aumentar de 37% para 67% a participação dos homens no pré-natal; e incluir as mulheres idosas no planejamento das ações de saúde sexual e climatério. A semana terá início em 28 de maio por ser a data em que é celebrado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher.

Compartilhe