conecte-se conosco




MUNICÍPIOS

Suposto crime ambiental em aterro de Jacobina é denunciado; prefeitura rebate acusação

Publicado

em

Um suposto crime ambiental no aterro controlado da cidade de Jacobina, no centro norte baiano, foi denunciado pela imprensa local. Uma das mais graves irregularidades apontadas é o chorume que escorre em direção à Lagoa Antônio Teixeira Sobrinho. Isto porque não há técnicas de engenharia específica para impedir que o chorume escorra em direção a lagoa e aos mananciais hídricos existentes abaixo do aterro. Além disso, o lixo é disposto de forma inadequada, não há planejamento, controle, muito menos fiscalização. As informações são de um site de notícias local, Portal G@. As fotos exibidas nesta matéria foram feitas no dia 6 de maio deste ano.

A denúncia destaca também que 10 ex-funcionários da Empresa de Engenharia Sanitária e Construções Ltda. (Empesa), ex-administradora do aterro, foram “absorvidos” pela prefeitura, no entanto nenhum deles teve a carteira de trabalho assinada, e direitos trabalhistas assegurados. Os pagamentos são feitos por meio de um preposto da prefeitura, de acordo com a reportagem

O município, administrado pelo prefeito Luciano da Locar (DEM), assumiu a operação do aterro na cidade após rescindir o contrato com a Empesa, em maio do ano passado. Na época, no Diário Oficial do Município, a prefeitura justificou que considerou “a decretação de emergência realizada pela municipalidade em virtude da longa seca que assola a região, bem como a escassez de recursos financeiros para a consecução de programas que possam amenizar as circunstâncias da dificuldade orçamentaria do município para cumprimento das obrigações financeiras”. A prefeitura avaliou ainda a “necessidade de reduzir o volume de serviços terceirizados, afim de promover maior economicidade”.

Procurada pelo BNews, a prefeitura negou qualquer prática criminal no aterro. “O espaço em que se encontra o Aterro Controlado é atualmente administrado pelo município, visando dar um tratamento eficaz aos resíduos sólidos, além de mantermos tanto na coleta quando a reutilização de materiais recicláveis, uma parceria profícua com a Cooperativa de Catadarores de Materiais Recicláveis”, diz trecho da nota enviada ao site.

A assessoria do Executivo Municipal argumenta que “a denúncia é infundada e carregada de preconceito político. Atualmente a Cooperativa de Catadores gera dezenas de empregos às famílias que antes moravam no extinto lixão, estas famílias hoje tem uma renda per capita mensal de R$ 1.300”.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Acidente entre micro-ônibus e caminhonete deixa 20 feridos na BR-242, em Barreiras

Pelo menos 7 pessoas estão internadas, em estado grave, em unidades de saúde da região oeste do estado.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Marlon Ferraz/ Blog Braga

Vinte pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo um micro-ônibus e uma caminhonete na BR-242, em Barreiras, no oeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a batida aconteceu na manhã desta sexta-feira (26) e pelo menos cinco vítimas estão em estado grave.

O micro-ônibus saiu de Luís Eduardo Magalhães e trafegava sentido Barreiras, cidade que fica a 90,8 km de distância do município de onde partiu. Durante a viagem, o motorista perdeu o controle do veículo, invadiu a contramão e bateu de frente com a caminhonete. A pista estava molhada e, com o impacto, o ônibus tombou. Os dois veículos ficaram destruídos e atravessados na pista após o acidente.

Foram necessárias oito ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Luís Eduardo Magalhães para prestar socorro aos feridos. Eles foram levados para unidades de saúde da região:

Hospital do Oeste
Total de atendidos: 8
Estados de saúde: 4 em estado grave e 4 em estado moderado

Unidade de Pronto Atendimento Luís Eduardo Magalhães
Total de atendidos: 8
Estados de saúde: 3 pacientes em estado delicado e 5 com ferimentos leves

A PRF não deu informações sobre os outros quatro feridos, que não foram levados para o Hospital do Oeste, nem para a UPA de Luís Eduardo Magalhães.

Também não há detalhes sobre quantos feridos viajavam no ônibus e no carro no momento da colisão.

A pista precisou ficar interditada entre 8h20 e 10h20, quando os veículos foram retirados do local. Após a retirada, o trânsito voltou a fluir normalmente.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Van que transportava pacientes de Sapeaçu se envolve em acidente na BR-101

As causas do acidente são desconhecidas.

Compartilhe

Publicado

em

Um acidente envolvendo uma van foi registrado na madrugada desta sexta-feira, 26, na BR-101, entre os municípios de Governador Mangabeira e Muritiba.

De acordo com informações, o veículo transportava cerca de 10 pacientes do município de Sapeaçu para realizarem consultas médicas na capital baiana, quando acabou capotando e descendo em uma ribanceira às margens da rodovia.

Os feridos foram socorridos por equipes do SAMU e encaminhados para Unidades de Saúde da região. As causas do acidente são desconhecidas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Câmera de segurança flagra acidente entre carro e caminhão na BR-101, em Santo Antônio de Jesus

Acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira, 25.

Compartilhe

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira, 25, uma câmera de segurança de um estabelecimento comercial flagrou o mmento de uma colisão envolvendo um caminhão e um carro de passeio na BR-101, trecho de Santo Antônio de Jesus.

Nas imagens é possível observar o momento em que o carro sai da área de um posto de combustíveis e acaba endo atingido pelo veículo de carga.

Uma pessoa ficou ferida e foi socorrida por uma equipe do SAMU para o Hospital Regional (HRSAJ), mas seu estado de saúde não foi revelado.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas