conecte-se conosco




MUNICÍPIOS

São Felipe: vereador entra com representação no MPF pedindo reajuste de 6,81% para os professores

Publicado

em

O vereador João Vitor (PSB) entrou com uma representação no Ministério Público Federal (MPF) para exigir que a Prefeitura de São Felipe conceda reajuste de 6,81% para os professores da rede municipal. O aumento salarial dado pelo prefeito Rozálio Souza da Hora foi de 2,95%, mas o reajuste autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) foi de 6,81%, segundo explica o vereador.

“O MEC promoveu um aumento de 6,81% no Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). O Fundeb é repassado às prefeituras justamente para que haja valorização dos profissionais da Educação. Em São Felipe, contudo, não houve essa valorização, O valor do reajuste dado pela prefeitura foi menos da metade do percentual autorizado pelo MEC”, pontua.

Com a representação, o João Vitor espera uma intervenção do MPF para que o reajuste seja no percentual aprovado pelo MEC. “Precisamos da atuação do MPF neste caso, pois é evidente o desrespeito da prefeitura à legislação nacional, sem contar com o desrespeito aos trabalhadores da educação municipal”, critica.

“Essa situação é completamente surreal. O aumento para professores com carga horária de 20 horas semanais, por exemplo, foi de R$ 77. Em outros casos, o aumento foi de R$ 52. Isso é uma vergonha. Os professores de São Felipe merece mais valorização e respeito”, ressaltou.

João Vitor ainda lembrou que a prefeitura descumpriu a Lei 11.738, que instituiu o piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. No artigo 5º, essa legislação determina que “o piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica será atualizado, anualmente, no mês de janeiro, a partir do ano de 2009”. Em São Felipe, o reajuste só ocorreu em maio, com quatro meses de atraso.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Van que transportava pacientes de Sapeaçu se envolve em acidente na BR-101

As causas do acidente são desconhecidas.

Compartilhe

Publicado

em

Um acidente envolvendo uma van foi registrado na madrugada desta sexta-feira, 26, na BR-101, entre os municípios de Governador Mangabeira e Muritiba.

De acordo com informações, o veículo transportava cerca de 10 pacientes do município de Sapeaçu para realizarem consultas médicas na capital baiana, quando acabou capotando e descendo em uma ribanceira às margens da rodovia.

Os feridos foram socorridos por equipes do SAMU e encaminhados para Unidades de Saúde da região. As causas do acidente são desconhecidas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Câmera de segurança flagra acidente entre carro e caminhão na BR-101, em Santo Antônio de Jesus

Acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira, 25.

Compartilhe

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira, 25, uma câmera de segurança de um estabelecimento comercial flagrou o mmento de uma colisão envolvendo um caminhão e um carro de passeio na BR-101, trecho de Santo Antônio de Jesus.

Nas imagens é possível observar o momento em que o carro sai da área de um posto de combustíveis e acaba endo atingido pelo veículo de carga.

Uma pessoa ficou ferida e foi socorrida por uma equipe do SAMU para o Hospital Regional (HRSAJ), mas seu estado de saúde não foi revelado.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Motorista perde controle de carro e invade loja em shopping de Salvador

Centro de compras está localizado na Barra, bairro nobre da capital baiana.

Compartilhe

Publicado

em

Um motorista perdeu o controle do carro que dirigia e invadiu uma loja de departamento em um shopping de Salvador nesta quinta-feira (25). Em um vídeo, feito por pessoas que estavam no local, é possível ver que as mercadorias foram arrastadas e derrubadas no chão após o acidente. Não há informações sobre feridos.

A situação foi confirmada pelo Shopping Barra, centro de compras que fica no bairro nobre de mesmo nome na capital baiana. Uma das entradas da loja de departamento fica próxima a um dos estacionamentos do shopping, que foi justamente por onde o motorista entrou.

No vídeo divulgado nas redes sociais, a porta automática de vidro que liga a loja ao estacionamento aparece totalmente quebrada.

Além dela, diversas prateleiras foram destruídas pelo impacto e roupas que estavam expostas ficaram espalhadas pelo chão. O carro ainda atingiu uma pilastra.

A assessoria do Shopping Barra não deu detalhes sobre as circunstâncias do acidente. Após o acidente, o acesso ao estacionamento aberto e a loja de departamento foram fechados.

Coneúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas