conecte-se conosco




GERAL

Saiba como proteger você e seus dados no Facebook

Publicado

em

Depois do escândalo do vazamento de dados de usuários do Facebook, muita gente está desconfiada sobre o que e como a rede social está usando os dados compartilhados em suas páginas. O CEO da empresa, Mark Zuckerberg admitiu erros na rede social, durante sua participação em um encontro para dar explicações ao Congresso americano. O empresário disse também que a sua equipe terá muito trabalho para reconstruir a confiança, conforme o site britânico The Guardian.

Ainda de acordo com a publicação, o diretor de Gestão de Produto do Facebook, David Baser, revelou que a rede social usa suas diversas ferramentas de marketing para compilar dados de pessoas. E isso inclui pessoas que não têm conta na rede social.

Baser escreveu em seu blog que a rede coleta de dados fora de sua plataforma quando alguém “curte” ou “compartilha” algum conteúdo no Facebook, usa sua conta na rede social para se registrar em um site ou aplicativo e acessa um serviço que é cliente de anunciantes do Facebook, por exemplo. Ele também conta que com outras redes sociais acontece o mesmo, como o Twitter, Pinterest, LinkedIn e outras plataformas. também podem ter acesso aos dados do usuários por possuírem as funções de curtida e compartilhamento de conteúdo da mesma forma.

Pessimistas apostam que o único jeito de evitar ter dados divulgados é abandonando a rede social, excluindo sua conta. Mas existem formas menos definitivas de evitar ser vigiado. Todas elas envolvem compartilhar menos informação do que estamos acostumados a compartilhar. A gente dá as dicas aqui embaixo.

Mas assim, que dados são esses que tanto se fala? Ao acessar uma página que use uma das ferramentas do Facebook, o navegador tem acesso a seu endereço de IP e à identidade do seu navegador e sistema operacional. Assim, a página também obtém cookies, que armazenam as preferências do usuário.

Além disso, algumas informações compartilhadas inocentemente podem facilitar empresas e criminosos terem acesso a seus dados. A inofensiva data de aniversário, por exemplo. Junto com o seu nome e endereço ela pode facilitar o acesso de outros à sua conta bancária e detalhes pessoais. O número de telefone é outra coisa. Divulgar seu telefone pode causar transtornos e atrair ‘stalkers’ e empresas oferecendo serviços. Quem gosta de empresas ligando ou mandando SMS sem pedir?

Evite compartilhar informações muito pessoais sobre seus filhos e sua família. Antes de fazer isso, que tal se perguntar sobre quais tipos de informações eles gostariam de ver publicadas online sobre eles. Além de gerar traumas e constrangimentos nos pequenos, pode atrair atenção de estranhos com intenções nada nobres.

Além disso, evite publicar localização de onde tirou suas fotos, vídeos e publicações. Principalmete quando o endereço for de sua casa. A rede social pode divulgar a localização de sua residência em outra ocasião, sem você querer, associando a publicações antigas. Tipo aquelas postagens que reconhecem o local, sabe? E marca automaticamente. Na mesma linha, evite usar aplicativos de check-in nos locais.

E, claro, nunca esqueça que não se deve compartilhar informações sobre seu cartão de crédito para que não caia em mãos erradas, que podem fazer compras e transações online a partir de dados da sua conta bancária.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

GERAL

Anderson Leonardo, cantor do Molejo e ícone do pagode dos anos 1990, morre aos 51 anos

Pagodeiro se tratava contra um câncer na região inguinal desde 2022.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reinaldo Marques/Globo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, de 51 anos, do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira (26), 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. A informação foi confirmada pela assessoria do cantor e pelo perfil oficial do grupo.

“Nosso guerreiro ANDERSON LEONARDO lutou bravamente, mas infelizmente foi vencido pelo câncer, mas será sempre lembrado por toda família, amigos e sua imensa legião de fãs, por sua genialidade, força e pelo amor aos palcos e ao MOLEJO. Sua presença e alegria era uma luz que iluminava a vida de todos ao seu redor, e sua falta será profundamente sentida e jamais esquecida, nós te amamos”, diz a mensagem postada em uma rede social.

Mais conhecido como Anderson Molejão, por causa da conexão com o grupo Molejo, o cantor fez história com seus sucessos animados e bem-humorados.

Nascido no Rio de Janeiro, Anderson é um dos formadores do grupo carioca de pagode, junto com Andrezinho, Claumirzinho, Lúcio Nascimento, Robson Calazans e Jimmy Batera.

Anderson estava internado no Hospital Unimed, na Barra da Tijuca, e seu quadro vinha piorando desde domingo (21).

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

GERAL

Erupção de vulcão faz Indonésia elevar grau de perigo e emitir alerta de tsunami

Cerca de 11 mil pessoas foram obrigadas a abandonar a áreas de risco, nesta quarta-feira (17).

Compartilhe

Publicado

em

Foto: AFP Photo/Centro de Vulcanologia e mitigação de riscos geológicos/PVMBK

A erupção de um vulcão na Indonésia levou o país a emitir um alerta para risco de tsunami, na noite de quarta-feira (17). As autoridades também elevaram o nível de alerta para o Monte Ruang para o mais alto diante do aumento das atividades vulcânicas.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram raios e relâmpagos de cor roxa acima do vulcão. Uma nuvem de cinzas de quase 3 km de altura também se formou. Veja no vídeo acima.

A montanha registrou ao menos cinco grandes erupções nas últimas 24 horas. As autoridades temem que parte do monte caia no mar e provoque um tsunami. Algo semelhante foi registrado em 1871.

Além disso, em 2018, a erupção do vulcão Anak Krakatoa na Indonésia provocou um tsunami ao longo das costas de Sumatra e Java, depois de partes da montanha caírem no mar. À época, mais de 400 pessoas morreram e milhares ficaram feridas.

Nesta quarta-feira, cerca de 11 mil pessoas foram retiradas de áreas de risco. O governo pediu para que moradores e turistas fiquem a uma distância de pelo menos 6 km do vulcão.

O Monte Ruang fica em uma ilha remota no norte da Indonésia. A agência de vulcanologia havia alertado na segunda-feira (15) que a atividade do vulcão tinha aumentado após dois terremotos registrados nas últimas semanas.

A Indonésia registra atividades sísmicas e vulcânicas frequentes por sua localização no “Anel de Fogo do Pacífico”. O país tem cerca de 120 vulcões ativos.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

GERAL

Repórter investigativo Afonso Monaco morre aos 78 anos

Jornalista travava uma batalha contra o câncer.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Record TV

O jornalista Afonso Monaco, de 78 anos, morreu nesta sexta-feira (12), após travar uma longa batalha contra um câncer. Veterano na Record, ele fez sucesso ao investigar diversos casos jornalísticos policiais.

O jornalista foi um dos comunicadores a focar no caso do desaparecimento de Madeleine McCann, em maio de 2007, resultando na credibilidade do seu trabalho investigativo.

Além de fazer parte do Domingo Espetacular, da Record, ele também fazia reportagens especiais para o programa Câmera Record. Após descobrir a doença, Afonso precisou se afastar da profissão por um tempo.

Segundo a emissora da família Macêdo, o jornalista passou mais de 50 anos se dedicando ao que mais gostava de fazer: trabalhar no jornalismo.

“Nos mais de 50 anos dedicados ao jornalismo, Afonso é um dos repórteres mais respeitados do Brasil, emprestando sua credibilidade às matérias que nos últimos anos estavam na Record. Seu compromisso com a verdade e sua paixão pelo jornalismo deixam um legado inestimável”, diz a nota emitida pela empresa.

Ele deixa esposa e filhos. O velório de Afonso Monaco será realizado neste sábado (13), das 14h às 18h, no Funeral do Morumbi.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas