Rui diz que estados nordestinos podem unificar alíquotas para facilitar atuação em conjunto

Em entrevista, governador citou "marco regulatório, ambiental e a legislação tributária dos nove estados".

Foto: Luiz Felipe Fernandez/bahia.ba

O governador Rui Costa (PT) informou ao jornal O Globo que os governadores nordestinos estudam uma forma de unificar alíquotas tributárias para reduzir barreiras em operações interestaduais. A intenção é facilitar a atuação dos estados em conjunto, o que já ocorreu em uma licitação, quando houve economia de 30%.

“Estamos aproximando o marco regulatório, ambiental e a legislação tributária dos nove estados do Nordeste […] Se você unifica alíquotas, pode viabilizar vários investimentos”, disse. De acordo com a publicação, a intenção é tirar do papel a chamada Rota Azul, projeto de gasoduto que prevê instalação de postos de combustíveis capazes de fornecer gás natural liquefeito (GNL) para veículos de carga — algo que já ocorre na Europa.

Rui também negou que haja a pretensão de fazer qualquer contraponto às posições adotadas pelo governo de Jair Bolsonaro. “Não queremos nos contrapor a este ou aquele posicionamento do governo federal, mas alinhar a região ao exigido pelas principais empresas do mundo, pelas agências de financiamento e pelos fundos. Não é possível atrair grandes investimentos sem compromisso com o ser humano, com a inclusão social e com o meio ambiente”, falou.

Compartilhe