Ruas da cidade de Ibotirama, no oeste da BA, são tomadas por infestação de besouros

Segundo a prefeitura do município, previsão de amenização é de uma semana, quando os insetos devem retornar ao habitat natural.

Uma infestação de besouros tomou as ruas do município de Ibotirama, no oeste da Bahia, nos últimos dias. Em nota divulgada na quarta-feira (7), a prefeitura da cidade diz que o desequilíbrio ambiental aliada à deficiência de predadores naturais na cadeia biológica dos insetos é o motivo da grande concentração dos insetos.

Ainda segundo a aprefeitura, as secretarias de Saúde e Meio Ambiente mantiveram contatos com órgãos competentes e foram orientadas a não fazer a dedetização, pois a prática é proibida nesses casos, principalmente em áreas urbanas.
Conforme a prefeitura, as larvas dos insetos são praticamente inofensivas e não causam problemas de saúde. Entretanto, afirmou que o líquido que os besouros liberam quando apertados contra uma superfície pode provocar queimaduras leves.

A administração municipal afirmou que mantém os serviços normais de limpeza, nos cuidados com o lixo e na limpeza dos terrenos baldios, para diminuir a infestação.

A previsão é de que a situação seja amenizada nos próximos sete dias, quando os insetos devem retornar ao habitat natural. Leia mais AQUI.