Rede privada coloca o dobro de alunos no ensino superior em relação às escolas públicas

Ingressaram no ensino superior 51,5% dos alunos brancos com ensino médio completo em 2017, enquanto apenas 33,4% dos estudantes pretos e pardos entraram em alguma faculdade

Dados da Síntese de Indicadores Sociais 2018 divulgados ontem (5) pelo IBGE apontam que apenas 36% dos alunos que completaram o ensino médio na rede pública entraram em uma faculdade. Já quando os estudantes vêm de escolas privadas, o porcentual mais do que dobra e chega a 79,2%.

Quado o recorte é feito por cor, a desigualdade também é grande. Ingressam no ensino superior 51,5% dos alunos brancos com ensino médio completo em 2017, enquanto apenas 33,4% dos estudantes pretos e pardos entraram em alguma universidade.

O relatório ainda aponta que a maior proporção de estudantes no ensino superior é formada pelo um quarto da renda per capita mais alta do país.

A quantidade de matrículas por cotas nas faculdades públicas triplicou nos últimos sete anos. O percentual passou de 1,5% em 2009 para 5,2% em 2016. No mesmo período, as matrículas pelo Prouni em instituições privadas subiram de 5,7% para 7,3%.