Pedro Castillo é declarado presidente eleito do Peru

Resultado foi confirmado cerca de um mês e meio após as eleições, em razão de ações da candidata derrotada, Keiko Fujimori.

Foto: twitter Pedro Castillo

Quase um mês e meio após as eleições, o socialista Pedro Castillo foi declarado oficialmente presidente eleito do Peru. A decisão foi confirmada na noite de segunda-feira (19) pelo Júri Nacional de Eleições (JNE), a corte eleitoral daquele país. A posse está marcada para 28 deste mês.

Pedro Castillo Terrones, de 51 anos, nasceu na região de Cajamarca e é do partido Peru Livre. Professor, tem mestrado em Psicologia Educacional. A apuração das urnas se estendeu até o dia 15 de junho. Com a contagem finalizada, Castillo ficou à frente da candidata da direita Keiko Fujimori por somente 44 mil votos.

Keiko é filha de Alberto Fujimori, que assumiu a presidência em 1990, mas governou a maior parte do tempo (entre 1992 e 2000) com o Congresso fechado. O Força Popular, partido de Keiko Fujimori, apresentou 1.088 pedidos de impugnação de atas eleitorais, para tentar anular os votos recebidos por Castillo nas regiões rurais do país. Com informações da CNN Brasil.

Compartilhe