Parecer que reconhece Festas Juninas como manifestação da cultura nacional é aprovado na Câmara de Cultura

O autor do projeto justificou a iniciativa explicando que “a grandiosidade, magnitude, diversidade e peculiaridade das festas juninas no País as consagram como uma manifestação cultural".

Foto: Divulgação

Por unanimidade, a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, aprovou parecer da deputada Lídice da Mata (PSB-BA) como relatora do Projeto de Lei – PL nº 943, de 2019, do deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), que reconhece as Festas Juninas como manifestação da cultura nacional. O ato ocorreu nesta terça-feira (18/6).

Em seu relatório, Lídice destacou a importância dos festejos juninos principalmente para a região Nordeste e exemplificou como esta tradição cultural oferece oportunidades de desenvolvimento social e econômico para a população. “Durante o São João, o Brasil encontra suas raízes mais caras e profundas, quando sua gente faz transbordar o que há de mais bonito e alegre em suas almas. É quando o Brasil ca um pouco mais brasileiro. E, do ponto de vista econômico, este é um dos eventos que mais movimenta a economia do Nordeste, contribuindo para a geração de emprego e renda e, em consequência, propiciando maior inclusão social”, arma a parlamentar baiana.

Lídice lembra que, em 2014, quando senadora, recomendou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) proposta de reconhecimento da Festa de São João como Patrimônio Cultural brasileiro. Já o autor do projeto justificou a iniciativa explicando que “a grandiosidade, magnitude, diversidade e peculiaridade das festas juninas no País as consagram como uma manifestação cultural”.

Compartilhe