Operação Verão 2019/2020 reforça segurança com 25 mil policiais e bombeiros

Ação ocorrerá até o dia 29 de fevereiro de 2020 e contará com o emprego de 23 mil policiais militares no reforço do policiamento ostensivo no estado.

Foto: Divulgação/PM-BA

O governo da Bahia realizou nesta quarta-feira (4), no Jardim dos Namorados, o lançamento da Operação Verão 2019/2020. A ação ocorrerá até o dia 29 de fevereiro de 2020 e contará com o reforço de mais 23 mil policiais militares 3.175 bombeiros e 327 policiais civis no trabalho preventivo e ostensivo em todo o estado.

Durante o lançamento da operação, realizada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), foram apresentadas as estratégias da iniciativa, que englobam ações preventivas nas áreas litorâneas, nos pontos turísticos e em eventos da capital, além de ações em outros 50 municípios e localidades.

“Essa é a 10ª edição dessa operação, que tem uma importância muito grande porque, além de transmitir a sensação de segurança, ela reduz de forma significativa os índices de criminalidade”, afirmou o subsecretário da Secretaria de Segurança Pública, Ary Pereira.

Ao todo, o governo do estado investiu R$ 2 milhões no pagamento de hora extra dos 23 mil plantões adicionais e no fardamento destes profissionais, visto que parte do efetivo utilizará camisas com proteção contra os raios ultravioletas, já que parte do efetivo atuará nas praias. A tropa atuará a pé, em veículos (carros e motos), embarcações, aeronaves, quadriciclos e bicicletas.

Estiveram presentes na solenidade o subsecretário da Segurança Pública, Ary Pereira, o comandante geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, o delegado geral da Polícia Civil, Bernardino Filho, o diretor do DPT, Élson Jéferson, oficiais e praças da corporação.

Os serviços de segurança serão reforçados com o apoio de viaturas de duas e quatro rodas, aeronaves, lanchas, motos aquáticas, unidades de atendimento pré-hospitalar, autobombas tanques, assim como animais da polícia montada e cães especializados em busca de pessoas e de materiais ilícitos.
Para o comandante geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, a operação será marcada pelo uso de tecnologia. “Utilizaremos novas viaturas e equipamentos como drones, câmeras de reconhecimento facial e embarcações. Cada região do estado contará com o policiamento, principalmente nos pontos turísticos, para garantir a tranquilidade de todos”, explicou.
“A Bahia é um estado muito grande e a Operação Verão marca o início do ciclo de festas, por isso, a Polícia Militar, juntamente com outros órgãos da Secretaria da Segurança Pública, está preparada para atender a nossa sociedade”, completou.

Entre as cidades e localidades litorâneas beneficiadas com o apoio policial estão: Salvador, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Arraial D’Ajuda, Trancoso, Santa Cruz Cabrália, Santo Amaro, Morro de São Paulo, Vera Cruz, Itaparica, Itabuna, Ilhéus, Vitória da Conquista, Juazeiro, Paulo Afonso, Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Senhor do Bonfim.

Compartilhe