OMS alerta que 9 em cada 10 pessoas respiram ar contaminado no mundo

O relatório destaca que mais de 90% das mortes vinculadas à poluição acontecem em países com renda baixa ou média, principalmente na Ásia e na África.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta nesta quarta-feira (2) sobre poluição: mais de 90% da população mundial respiram ar contaminado. Causa de 7 milhões de mortes anuais, a poluição é relacionada a problemas de saúde como câncer de pulmão, acidente vascular cerebral (AVC), isquemia cardiovascular e infecções agudas do sistema respiratório inferior. “Nove em cada 10 pessoas respiram ar que contém níveis elevados de contaminação”, informou a agência da ONU, segundo o jornal O Globo.

A organização acrescentou que “nos últimos seis anos, os níveis de contaminação do ar permaneceram elevados e mais ou menos estáveis, com concentrações em ritmo de baixa em alguma regiões da Europa e das Américas”. A OMS avaliou a qualidade do ar de mais de 4,3 mil cidades de 108 países, a partir da exposição das pessoas a material particulado (MP), uma poeira fina com grande impacto sobre a saúde.

O relatório destaca que mais de 90% das mortes vinculadas à poluição acontecem em países com renda baixa ou média, principalmente na Ásia e na África. “A contaminação do ar ameaça a todos, mas as pessoas mais pobres e marginalizadas são as que carregam o maior peso”, reforçou o médico Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor geral da OMS.

Compartilhe