conecte-se conosco




BAHIA

Na Bahia, 43,6% das pessoas desocupadas em 2019 estavam há mais de um ano procurando trabalho

Publicado

em

O mercado de trabalho baiano apontou que, em 2019, 4 em cada 10 pessoas desocupadas na Bahia – 43,6% dos que não estavam trabalhando e procuraram trabalho estavam em busca de emprego havia mais de um ano. Os dados são do estudo Síntese de Indicadores Sociais, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (12).

Eram 498 mil pessoas nessa situação, e a grande maioria delas – 342 mil – estava procurando trabalho por pelo menos dois anos, o que representava 29,9% do total de desocupados no estado. O percentual de desocupados há pelo menos um ano na Bahia vem se mantendo em torno dos 40% desde 2016, mostrando leves aumentos anuais e atingindo seu maior patamar em 2019 (repetindo o percentual de 2018, 43,6%).

Já a parcela dos que estão na busca infrutífera por trabalho há pelo menos dois anos teve um leve aumento entre 2018 (28,7%) e 2019 (29,9%), no estado, também chegando ao patamar mais elevado da série histórica, iniciada em 2012. No Brasil como um todo, em 2019, 42,5% dos desocupados procuravam trabalho por pelo menos um ano (5,3 milhões de pessoas), sendo que 3,4 milhões (27,5% do total de desocupados) estavam na fila por emprego havia mais de dois anos.

Por sua vez, na geração de empregos com carteira assinada, a importância do contrato de trabalho intermitente cresceu entre 2018 e 2019, embora ainda represente uma fatia muito pequena do total. A modalidade foi instituída em 2017 e prevê a prestação de serviço não contínua, inclusive com períodos de inatividade. De 2018 para 2019, o número de admissões de empregados com carteira assinada por contrato intermitente na Bahia dobrou, de 2.763 para 5.710 (+106,7%).

A participação desse tipo de contratação no total do estado, ainda que bem baixa, passou de 0,46% do total em 2018 para 0,90% em 2019. No Brasil como um todo, em 2018, cerca de 71 mil contratações ocorreram pela forma intermitente, representando 0,5% das admissões com carteira assinada. Em 2019, foram cerca de 155 mil contratações (+118,3%), ou 1,0% das admissões.

Na Bahia, 1 em cada 10 vagas no saldo final de empregos gerados com carteira assinada em 2019 foram por contrato intermitente: 10,7% ou 3.315 de um total de 30.858 vagas criadas. Em todo o país, cerca de 85 mil novos postos gerados foram na modalidade intermitente, o que representou 13,3% do saldo positivo de empregos com carteira assinada.

Os dados, organizados pelo IBGE, são do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Pesquisa do IBGE aponta crescimento no número de divórcios entre os baianos

Estudo realizado pelo Instituto revelou mais de 20 mil divórcios em 2022

Compartilhe

Publicado

em

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que o número de divórcios aumentou entre os baianos. As informações das Estatísticas do Registro Civil são relativas a 2022.

O estudo mostrou que 23.712 divórcios judiciais ou por escrituras foram realizados em 2022, número 23,2% superior ao de 2021 (19.244). A pesquisa também revelou que 60.534 casamentos formais foram realizados, 0,9% a menos do que em 2021, o que representou menos 563 uniões em um ano.

O IBGE também realizou a pesquisa em relação ao número de nascimentos na Bahia. Em 2022, foram 173.686 nascimentos, o que representa uma redução de 5,8% em comparação com os registros do ano anterior. Foram 10,7 mil a menos, representando a redução mais expressiva entre todos os estados.

Já em relação ao número de mortes, o IBGE aponta que houve diminuição de 6,8% dos óbitos na Bahia. Foram registradas 102.585 mortes no estado em 2022, contra 110.145 do ano anterior.

O estudo foi realizado pelo IBGE a partir de dados coletados dos Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais (nascimentos, casamentos e mortes) e das Varas de Família, Foros ou Varas Cíveis ou Tabelionatos de Notas (divórcios).

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Carteira Nacional de Habilitação poderá ser entregue em casa; serviço já está em vigor no Estado

O serviço permite que o cidadão acompanhe o passo a passo da entrega, através do rastreio dos Correios.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Divulgação / DETRAN-BA

Além da modernização no processo de solicitação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), agora o cidadão poderá optar pela comodidade de receber o documento em casa. Isso porque o Detran-BA e os Correios celebraram um convênio para a entrega do documento nas residências. O serviço é opcional e passou a valer ontem (26). Funcionários do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SACs), foram orientados pela Secretaria de Administração (SAEB) a prestar os esclarecimentos aos cidadãos sobre o serviço.

A CNH em casa pode ser solicitada para quem busca a primeira habilitação, CNH definitiva, renovação, 2ª via, adição ou mudança de categoria. Por se tratar de serviço opcional, tem um custo adicional de R$26. Se preferir o método tradicional, o cidadão pode retirar a CNH no Detran ou no SAC onde solicitou o serviço, sem custo extra. É importante ressaltar também que a entrega só é feita no território baiano, dentro do estado da Bahia.

Segundo o diretor-geral do Detran, Rodrigo Pimentel, esse é mais um serviço que traz mais comodidade e conforto. “Além de modernizar o sistema, totalmente digital em quase sua totalidade, agora a CNH chega direto no endereço atualizado do solicitante da CNH. O Governo do Estado segue investindo para proporcionar mais praticidade com menos burocracia”, enfatizou.

“Firmamos esse convênio com os Correios por avaliar que a entrega do documento em casa facilita a vida do cidadão. É um serviço opcional e que traz praticidade, que dispensa a ida aos postos SAC para retirar o documento”, considera o secretário da Administração, Edelvino Góes.

O serviço permite que o cidadão acompanhe o passo a passo da entrega, através do rastreio dos Correios.

Bahia Notícias

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

PRE intensifica policiamento nas estradas durante a Semana Santa

PRE intensifica policiamento

Compartilhe

Publicado

em

A partir de quinta-feira (28), a Polícia Militar, por meio do Comando Especializado de Policiamento (CEPRv) reforçará o policiamento nas rodovias estatuais baianas durante o feriadão da semana santa.

As ações serão intensificadas em pontos definidos estrategicamente, seguindo o levantamento feito nos anos anteriores. A rodovia BA-099 (Estrada do Coco) que liga a Salvador, também será contemplada, além de outras estradas que ligam ao município.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas