conecte-se conosco




CRUZ DAS ALMAS

Mulheres rurais de Cruz das Almas e Muritiba mostram a força da agricultura nas festas juninas

Publicado

em

Na Bahia, produtos típicos dos festejos juninos, como milho e amendoim, estão com a produção garantida. Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (LSPA/IBGE), a estimativa para 2021 é de uma produção 3,8 mil toneladas de amendoim, de 2,4 milhões de toneladas de milho e 861,5 mil toneladas de mandioca.

É nessa perspectiva, de abastecer as festas e preservar a tradição, com os deliciosos produtos juninos, que famílias agricultoras continuam trabalhando. E esse é o exemplo de grupos de mulheres do Recôncavo Baiano, como o Grupo de Mulheres Frutos da Terra, da Comunidade Quilombola Baixa Grande, em Muritiba e a Associação de Mulheres Regional Empreendedoras da Agricultura Familiar (AME), da comunidade Engenho de São João, município de Cruz das Almas.

Maria Dionísia de Souza do Vale, presidente do Grupo de Mulheres Frutos da Terra, diz que o grupo começou quando as mulheres decidiram fazer o aproveitamento integral dos produtos da própria comunidade, para gerar renda e também integrar a juventude.
Ela ressalta a importância de manter viva as tradições da comunidade, também na produção voltada para os festejos juninos, com produtos como os bolos de aipim, de puba e o bolo na palha da bananeira: “A valorização e a importância vão muito além de recordar os saberes ancestrais da nossa comunidade. Consideramos importante trabalhar com base nisso, no que nossos mais velhos sempre faziam, essas comidas e bebidas típicas”.

O Grupo Frutos da Terra, que para as festas juninas tem o milho, o amendoim e a laranja, segue produzindo durante todo o ano diversos tipos de bolos e também mingaus, doce de jenipapo, banana e goiaba, cocadas e licores de jenipapo, amendoim, goiaba, tamarindo, maracujá e gengibre, além de salgados, pizzas e sorvete com derivados de aipim e trufas com frutos da terra, como a jaca. Atualmente, o grupo comercializa seus produtos por meio do Centro Público de Economia Solidária (Cesol), em municípios do Recôncavo e também em Salvador.

Já Almerinda Queiroz de Santana, mais conhecida como Mel, atual tesoureira da AME, explica que a associação trabalha ao longo do ano com o cultivo de produtos como aipim, inhame, batata doce, mamão e banana, dentre outros, mas que, neste período das festas juninas, como é tradição, não deixa faltar também o milho e o amendoim.

Ela ressalta que as mulheres produzem também biscoitos, beijus, bolo de puba e de aipim e o bolo tradicional e uma diversidade de salgados à base de aipim e que estão se organizando para obter uma renda extra durante os festejos juninos, além de atender encomendas: “Estamos nos reunindo para neste período de festas juninas fazer vendas com entregas de bolos tradicionais e salgados diversos, aqui na região”.

A tesoureira da AME destaca a importância de políticas públicas, a exemplo da assistência técnica e extensão rural (Ater) e da parceria com o Cesol/Setre, entre outras, para a geração de renda e de conhecimento.

A associação é também uma das selecionadas pelo projeto do Governo do Estado, Bahia Produtiva, que prevê a implantação de uma cozinha industrial comunitária. A comercialização da produção é feita também por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Em períodos em que as aulas na rede pública de ensino acontecem de forma regular, a AME fornece, para os municípios de Cruz das Almas e Santo Estêvão, produtos como chips de aipim, aipim palito e biscoitos, além de produtos in natura, como aipim, inhame, banana e mamão.

ATER Mulheres

As mulheres das comunidades de Engenho São João e a Quilombola de Baixa Grande estão entre as 540 mulheres atendidas pela assistência técnica e extensão rural (Ater), do Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Social e Agrário do Semiárido (IDESA), organização contratada, via chamada pública da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Por meio da Chamada Pública do ATER Mulheres, os grupos de mulheres são mobilizados e é realizado um diagnóstico das ações que devem ser executadas, a partir de demandas das comunidades. Entre os objetivos do serviço, estão priorizar questões de gênero e promover a geração de renda, o acesso a políticas públicas, o desenvolvimento rural sustentável, com enfoque agroecológico, a sustentabilidade socioambiental, e o acesso ao mercado, entre outros.

Bahia Produtiva

O projeto é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), a partir de acordo de empréstimo com o Banco Mundial. O Bahia Produtiva seleciona e apoia ações para o fortalecimento de sistemas produtivos estratégicos como o da mandiocultura, ovinocaprinocultura, bovinocultura de leite, apicultura e meliponicultura e fruticultura.

Compartilhe

CRUZ DAS ALMAS

Prefeitura de Cruz das Almas entrega novos fardamentos do CEC para mais de 900 alunos

O local foi totalmente requalificado e adaptado.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação / ASCOM

Os alunos matriculados no Centro Educacional Cruzalmense (CEC) receberam, na manhã desta terça-feira (16), o novo uniforme escolar, entregue pela Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Educação. São mais de 900 alunos do 6º ao 9º ano que receberam o fardamento totalmente gratuito e completo, com short-saia para as meninas, calça para os meninos, bermuda (masculina e feminina), tênis preto, boina, cinto com fivela, blusa identificada com o nome e tipo sanguíneo de cada estudante, além do uniforme específico para aulas de educação física. O local foi totalmente requalificado e adaptado para receber o Modelo de Gestão Compartilhada da Polícia Militar.

O novo modelo tem sido elogiado por pais de alunos, a exemplo de Editonio Solidade, pai da Aluna Emile do 6º ano, que falou do orgulho em ver que agora a sua filha está estudando em um ambiente disciplinado e propício à formação educacional. “Eu não poderia estar mais feliz do que saber que minha filha está em um local com uma excelente qualidade de ensino, que é uma gestão compartilhada com a Polícia Militar. É, sem dúvida, uma grande conquista para a cidade, e hoje com eles todos fardados dá ainda mais gosto de orgulho,” destacou o pai radiante com o novo fardamento.

O Prefeito Ednaldo Ribeiro falou da satisfação em participar desse importante momento para alunos, pais e profissionais de ensino do CEC. “A aquisição e o uso do novo uniforme escolar aqui no CEC têm uma importante contribuição para a segurança dos alunos, estão todos devidamente identificados e padronizados de acordo com o modelo de gestão compartilhada da Polícia Militar e hoje estamos aqui realizando a entrega do fardamento de uma escola que foi totalmente pensada, adaptada e requalificada para promover a igualdade no sistema educacional cruzalmense,” enfatizou Ednaldo Ribeiro.

A Prefeitura de Cruz destinou mais de 1 milhão de reais para o investimento em uniformes para todos os alunos da rede municipal de ensino. Além do Centro Educacional de Cruz das Almas (CEC). Alunos das creches até os a Educação de Jovens e Adultos (EJA), foram contemplados com fardamentos novos. Além disso, os alunos de creches e pré-escolas também foram beneficiados com novos pares de calçados e dois novos uniformes.

ASCO

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Trânsito de Cruz das Almas é alvo de indicação do vereador Nego da Farmácia

Indicação foi apresentada durante sessão ordinária na noite de ontem, 15.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: reprodução

Preocupado com o trânsito do município de Cruz das Almas, o vereador Nego da Farmácia (União Brasil) apresentou uma indicação na noite de ontem, 15, na Câmara Municipal.

O parlamentar solicitou a sinalização vertical, horizontal e implantação do estacionamento exclusivo para motos em frente a Faculdade Brasileira do Recôncavo (FBBR) localizada na Avenida Alberto Passos, região central da cidade.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Colisão lateral entre veículos é registrada na BR-101, em Cruz das Almas

Apesar do susto, não houve feridos.

Compartilhe

Publicado

em

Uma colisão lateral envolvendo dois carros de passeio foi registrada na manhã desta terça-feira, 16, na BR-101, no trecho que pertence ao município de Cruz das Almas.

A batida envolveu um Volkswagen Gol branco e um Renault Logan prata, nas proximidades do Cemitério Central.

Apesar do susto, não houve feridos. O acidente acabou provocando lentidão no trânsito, mas logo voltou ao normal.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas