conecte-se conosco




CRUZ DAS ALMAS

MP emite nota de esclarecimento sobre as “espadas”

Publicado

em

Caros Cidadãos de Cruz das Almas/BA,

Antes que comecem a circular notícias falsas, é importante lembrar que a fabricação e queima de “espadas de fogo” continua proibida em toda a Bahia. Há diversas decisões judicias confirmando a proibição em Cruz das Almas (desde 2011), Senhor do Bonfim e Campo Formoso.

A depender da situação verificada, os infratores poderão responder a processo por porte de artefato incendiário, com pena de três a seis anos e multa (Lei n. 10.826/2003, art. 16, parágrafo único, III). Em caso de prisão em flagrante por tal crime, o valor da fiança é de no mínimo 10 (dez) salários mínimos, podendo ir até 200 (duzentos) salários mínimos (CPP, art. 325, II).

É fundamental esclarecer que TODAS as “espadas de fogo” são fabricadas de maneira clandestina, sem observar nenhuma regra de segurança. Nada foi feito de concreto até o presente momento para produção de artefatos regularizados.

A fiscalização existente decorre dos riscos envolvidos com a fabricação e queima do material. Todo cruzalmense, e quem quer que viva nessa bela cidade por algum tempo, já soube de alguém que morreu ou foi gravemente ferido ao ser atingido por uma espada. Muitos dos atingidos sequer participavam da “guerra”, que por ser feita em via pública atinge indiscriminadamente quem quer que tenha o azar de passar nas proximidades.

O ano de 2010, último ano anterior ao incremento da fiscalização, registrou atendimento a 315 (trezentos e quinze) queimados no município. No ano passado (2017), foram registrados em Cruz das Almas/BA 72 (setenta e dois) atendimentos a queimados apenas na UPA – Unidade de Pronto Atendimento –, apesar da fiscalização intensa. O ano de 2018 já registra um jovem que perdeu um dos olhos ao tê-lo atingido por uma espada. Isso numa cidade que sofre pela falta de recursos para oferecer saúde de qualidade a toda população.

Além disso, há prejuízos materiais para quem vive em locais nos quais a prática é mais intensa. Tais pessoas precisam gastar dinheiro para proteger suas casas com telas e ficam impedidos de sair na rua. Não raro, são atingidas por “espadas” ou veem seu patrimônio, construído com esforço, ser destruído.

Por tudo isso, o Ministério Público pede a colaboração da população, para que não apoie essa prática. Não comprem “espadas”. Não soltem “espadas”. Não deem público para quem solta “espadas”. Todas essas atitudes estimulam a prática, que, como visto, traz sérios prejuízos.

Se as pessoas de bem de Cruz das Almas/BA perceberem a gravidade do problema e trabalharem em prol da solução, teremos todos um São João mais alegre e seguro.

JOSÉ REIS NETO – Promotor de Justiça

ADRIANO MARQUES – Promotor de Justiça

JULIANA LOPES RIBEIRO FERREIRA – Promotora de Justiça

Nota enviada a redação do FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Proprietário de bar sofre tentativa de homicídio em Cruz das Almas

O caso deve ser registrado na Delegacia Territorial.

Compartilhe

Publicado

em

Um proprietário de um bar, localizado na rua Rui Barbosa (antiga rua da Estação), sofreu uma tentativa de homicídio na noite desta sexta-feira, 19, em Cruz das Almas.

Em circunstâncias não muito esclarecidas, a vítima estava no interior do estabelecimento quando um desconhecido armado entrou no local e atirou em sua direção.

Com ferimento nas costas, o comerciante que não teve a identidade divulgada foi socorrido em um carro particular e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de onde deve ser transferido para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ).

A Polícia Militar foi acionada, mas até a publicação desta matéria não havia informações sobre prisão do suspeito. O caso deve ser registrado na Delegacia Territorial.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Prefeitura de Cruz das Almas promove ação de combate a dengue na Pumba

A ação preventiva foi feita com um equipamento de pulverização.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação / ASCOM

A Prefeitura de Cruz das Almas segue realizando diversas ações de mobilização de combate à dengue. Na manhã de hoje, (19), os Agentes de Combate às Endemias, através da Secretaria de Saúde, realizaram na localidade da Pumba um grande trabalho de intensificação no combate ao mosquito Aedes aegypti.

A ação preventiva foi feita com um equipamento de pulverização, utilizando inseticida para bloquear os mosquitos adultos, evitando assim a transmissão de casos. As ações de bloqueio também já foram realizadas em outros pontos do município, com aplicação de inseticidas diante do número de casos positivos na localidade. Durante a ação, os agentes de endemias realizaram ainda uma mobilização educativa com a comunidade sobre os cuidados da prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.

Moradora da Pumba há mais de 30 anos, a dona de casa Adelaide de Almeida disse que tem se preocupado com a proliferação da dengue e reforça que os cuidados preventivos devem ser mantidos pela comunidade na eliminação dos criadouros do mosquito da dengue. “A dengue é uma doença séria, minha gente, e todos precisam acordar e ajudar. Se cada um fizer o que deve ser feito, que é o básico, não acumulando água parada, deixando o quintal limpo e recebendo a equipe de combate à dengue, com certeza esse mal não chegará até nós,” destacou a moradora da região.

A prefeitura de Cruz das Almas segue promovendo diversas ações e uma série de medidas de combate à dengue nas feiras livres, escolas e bairros das cidades, com distribuição de panfletos, visitas educativas e de fiscalização em diversos locais, mutirão de limpeza urbana, caminhadas de conscientização, entre outras iniciativas.

ASCOM

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Jogos emocionantes marcam o início da Copa Cruzalmense de Futsal Feminino

Com três partidas eletrizantes, as equipes mostraram todo o seu talento e determinação em busca da vitória.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação / ASCOM

A abertura da Copa de Futsal Feminino teve início na noite desta quinta-feira (18), no Ginásio de Esportes, em Cruz das Almas. Com três partidas eletrizantes, as equipes mostraram todo o seu talento e determinação em busca da vitória.

No primeiro confronto da noite, São Felipe enfrentou o União e não deu chances para o adversário, conquistando uma vitória avassaladora vencendo por 9 X 0. Em seguida, NAFC e Independente se enfrentaram, com o Independente levando a melhor ao vencer por 5 a 2. O último jogo da noite foi entre Cabaceiras e Inter, o time de Cabaceiras venceu por 2 X 1.

“A Copa de Futsal Feminino é mais do que uma competição esportiva; é uma celebração da força e do talento das mulheres esportistas em nosso município. Estamos comprometidos em promover a igualdade e o acesso ao esporte para todos. Parabenizo as todas as equipes participantes”, destacou o prefeito Ednaldo Ribeiro.

A Copa Cruzalmense de Futsal Feminino é promovida pela Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, o campeonato conta com uma premiação total de três mil reais, além de proporcionar uniformes para todas as equipes participantes.

ASCOM

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas