Ministro alerta estudantes para fake news sobre Enem

Abraham Weintraub fez um pronunciamento na TV e no rádio sobre o exame.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, realizou um pronunciamento na noite deste sábado (2), em rede nacional de televisão e rádio, sobre a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio. O ministro deu orientações sobre a prova e alertou os participantes sobre os veículos para obter informações.

Weintraub pediu para que os estudantes se informem através do portais oficiais do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “Duvide de informações que são compartilhadas nas redes sociais: podem ser fake news”, alertou.

Além de orientações sobre as condutas no momento do exame, o ministro também falou da nova regra no Enem 2019, que elimina o candidato da prova, caso algum som seja emitido por aparelhos eletrônicos em posse do participante, ainda que esteja lacrado dentro da embalagem fornecida.

O ministro ressaltou, que apesar dos fusos horários do país, os estudantes devem seguir o horário oficial de Brasília. Weintraub também destacou que esta é a última edição totalmente impressa do exame. Em 2020, a prova digital entrará em fase de teste. “Uma modernidade que trará economia aos cofres públicos. E mais que isso: vai respeitar o dinheiro do pagador de impostos”, disse.

Compartilhe