conecte-se conosco




BRASIL

Jovem invade escola e mata três crianças e duas funcionárias em SC

Publicado

em

Um rapaz de 18 anos entrou em uma escola municipal de educação infantil em Saudades (SC), nesta terça-feira (4), e matou pelo menos três crianças e duas funcionárias usando uma arma branca – a princípio, uma adaga. Depois ele deu golpes contra o próprio corpo e foi levado em estado gravíssimo para um hospital da região.

As funcionárias eram professora, identificada como Keli Anicevski, e uma agente educacional da escola. Três crianças e a professora morreram na hora. A quinta vítima chegou a ser socorrida para o Hospital de Chapecó, mas não resistiu. Segundo o delegado Jerônimo Marçal, outra criança foi ferida, mas não corre risco de morrer.

O agressor entrou armado e atacou logo a professora. Depois, ele foi para a sala onde estavam quatro crianças, todas por volta de 2 anos. Além deles, também foi atacada a agente que fazia um trabalho no local no momento do crime.

A Polícia Militar diz que recebeu várias ligações pedindo socorro por volta das 10h30. O 2º Batalhão da PM de Chapecó enviou equipes para prestar apoio à ocorrência.

Em entrevista à NSC TV, o delegado Marçal disse que a polícia já foi à casa do assassino e lá encontrou “objetos estranhos”, sem detalhar do que falava. A polícia acredita que se tratou de um ataque isolado.

“Lá há mais objetos estranhos. Armas, inclusive. O crime está claro, autoria está clara. O que não temos é o motivo que o levou a fazer isso. De qualquer forma, é um motivo torpe. É o que nós vamos descobrir. Nossa maior preocupação é provar que foi um fato isolado. Acreditamos nisso, mas precisamos descartar a possibilidade de que mais pessoas estejam pensando nisso”.

“Cena de terror”

“Chegamos lá, uma cena de terror. Consegui entrar na escola. Tinha uma cara deitado no chão, mas ainda vivo, uma professora morta, uma criança morta também. A sala estava fechada, não deixaram a gente entrar”, diz a secretária de Educação da cidade, Gisela Hermann, ao G1 SC. “Estou em estado de choque. Estamos todos em estado de choque”. As aulas na cidade foram suspensas por uma semana.

A creche se chama Aquarela e atende crianças de 6 meses a 2 anos de idade. “O cara veio para matar mesmo”, lamenta. O suspeito é natural da própria cidade e tem 18 anos.

A cidade de Saudades tem 9,8 mil habitantes e está a cerca de 600 quilômetros de Florianópolis, capital do estado. A governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, decretou luto oficial de três dias.

“Manifesto profunda tristeza e presto minha solidariedade. Determinei que o Governo dê todo o amparo necessário às famílias”, escreveu a governadora em uma rede social.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BRASIL

Taxa de suicídio entre crianças e jovens cresce 3,7% no Brasil

Embora o suicídio seja mais comum entre idosos, o aumento foi mais significativo na faixa etária dos 10 aos 24 anos.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Um estudo realizado pela Fiocruz revelou um aumento preocupante de 3,7% nas taxas de suicídio e de 21% nos casos de automutilação no Brasil, no período de 2011 a 2022. Contrariando a tendência global de redução no número de suicídios, o país registrou um cenário preocupante, especialmente entre os jovens.

Embora o suicídio seja mais comum entre idosos, o aumento foi mais significativo na faixa etária dos 10 aos 24 anos. Nesse grupo, as taxas de suicídio cresceram 6%, enquanto as de autolesão aumentaram em alarmantes 29%. Enquanto a redução global de casos foi de 36%, nas Américas, incluindo o Brasil, houve um aumento de 17%.

O estudo foi conduzido pelo Cidacs (Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde), da Fiocruz Bahia, em colaboração com pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Para chegar a esses resultados, os pesquisadores analisaram meticulosamente mais de 1 milhão de dados disponíveis em três bases públicas: o SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade), o SIH (Sistema de Informações Hospitalares) e o Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). Os achados foram publicados na The Lancet Regional Health – Americas.

Bahia Notícias

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BRASIL

PRF prende homem por não pagar pensão alimentícia

O caso foi registrado no município de Salvador, capital baiana.

Compartilhe

Publicado

em

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem com mandado de prisão em aberto por falta de pagamento de pensão alimentícia. O caso foi registrado no município de Salvador, capital baiana.

Era por volta das 10h durante fiscalização, policiais abordaram um carro de cor preta, e ao consultar os documentos do motorista, foi constatado um mandado de prisão em aberto.

Os agentes encaminharam o motorista à Delegacia Regional da Polícia Civil para realização das medidas cabíveis.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BRASIL

Polícia Federal prende suspeitos do assassinato de Marielle Franco

Operação acontece na manhã deste domingo (24).

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Renan Olaz/Câmara Municipal do Rio de Janeiro/AFP/Arquivo

Uma operação conjunta da Procuradoria Geral da República, do Ministério Público do Rio de Janeiro e da Polícia Federal prendeu neste domingo (24) três suspeitos de serem os mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, em março de 2018.

Foram presos Domingos Brazão, atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Chiquinho Brazão, deputado federal do Rio de Janeiro, e Rivaldo Barbosa, ex-chefe de Polícia Civil do Rio.

Além das três prisões, foram expedidos 12 mandados de busca e apreensão na sede da Polícia Civil do Rio e no Tribunal de Contas do Estado. Os agentes apreenderam documentos e levaram eletrônicos para perícia.

Os investigadores ainda trabalham para definir a motivação do crime. Do que já se sabe, o motivo tem a ver com a expansão territorial da milícia no Rio.

Os investigadores decidiram fazer a operação no início deste domingo para surpreender os suspeitos. Informações da inteligência da polícia indicava que eles já estavam em alerta nos últimos dias, após o Supremo Tribunal Federal (STF) homologar a delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa.

Ao aceitar o acordo de colaboração com a PF, Lessa apontou quem eram os mandantes e também indicou a motivação do crime.

Lessa está preso desde 2019, sob acusação de ser um dos executores do crime.

Os mandantes, segundo o ex-PM, integram um grupo político poderoso no Rio com vários interesses em diversos setores do Estado. O ex-PM deu detalhes de encontros com eles e indícios sobre as motivações.

Monica Benicio, viúva de Marielle, encontra-se na Polícia Federal.

Em uma publicação no X (ex-Twitter), Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial e irmã de Marielle, disse que “hoje é mais um grande passo para conseguirmos as respostas que tanto nos perguntamos nos últimos anos”.

“Agradeço o empenho da PF, do gov federal, do MP federal e estadual e do Ministro @alexandre. Estamos mais perto da Justiça!”, completou.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas