Governo entrega equipamentos para abertura de UTI Covid-19 na Santa Casa de Valença

Além de enviar equipamentos, a Sesab firmou um contrato no montante de R$ 692 mil por mês com a instituição.

Foto: Divulgação / Ascom Sesab

Seis ventiladores pulmonares, mais conhecidos como respiradores e 10 monitores de sinais vitais chegarão ao município de Valença na noite desta quinta-feira (25). Os equipamentos enviados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) já saíram de Salvador e irão equipar a Santa Casa de Misericórdia, localizada na Rua Barão de Jiquiriçá.

Além de enviar equipamentos, a Sesab firmou um contrato no montante de R$ 692 mil por mês com a instituição, a fim de que a entidade dedique dez leitos de Terapia Intensiva e dez leitos clínicos para os pacientes com diagnóstico de coronavírus (Covid-19)

“Acabamos de enviar respiradores e monitores para que a Santa Casa abra imediatamente os leitos de UTI e assim amplie a oferta de atendimento para a região. Duas pessoas podem usar um respirador durante um mês e isso significa a preservação de, pelo menos, 20 vidas, já que cada paciente fica internado, em média, duas semanas. O governo do estado tem lutado para garantir atendimento a todos os baianos que precisem”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas.

Atualmente, a Bahia possui 2.178 leitos públicos exclusivos para pacientes com coronavírus, sendo 898 de UTI. No entanto, o planejamento estadual contempla mais de 3.200 leitos entre clínicos e de Terapia Intensiva, que serão abertos progressivamente, mediante o aumento da demanda.

Compartilhe