conecte-se conosco




BAHIA

Governador em exercício, Leão retransmite cargo para Adolfo Menezes

Publicado

em

O vice-governador João Leão (PP) fez a transmissão do comando do governo baiano para o presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Menezes, neste sábado (16), na sede da Governadoria. Adolfo permanecerá no cargo pelos próximos 14 dias. Tanto Leão, quanto o governador Rui Costa têm missão internacional para atração de novos investidores para a Bahia, em países da Europa e Ásia. Leão assumiu o governo na sexta-feira, dia do embarque de Rui para a Alemanha. No domingo (17), é a vez do vice seguir para Portugal.

Antes de passar o cargo, ainda como governador, Leão assinou decretos que vão permitir a emissão da carteira do empresário, virtualmente, por meio da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) e abrir postos do órgão em todo o estado. “A Bahia é o primeiro estado a implantar essa carteira para todos os empresários, inclusive para quem é MEI. Essa ação traz empoderando todos os empresários e cria uma conexão maior para o desenvolvimento da Bahia”, disse.

“O governador Rui Costa e eu seguimos em missão internacional para atrair novos investidores para potencializar a economia da Bahia e gerar emprego para o povo baiano. Deixamos o governo nas mãos do competente e parceiro deputado estadual Adolfo Menezes, presidente da Alba, uma pessoa hiper responsável e que vai, com certeza, dar conta do recado. Deixamos a Bahia em boas mãos”, disse Leão.

Adolfo Menezes agradeceu a confiança do governador Rui Costa e do hoje governador João Leão: “É uma obrigação constitucional, quando viajam o governador e o vice, quem assume o tão honroso cargo é o presidente da Assembleia. A Bahia é um dos principais estados do Brasil, aqui que nasceu o nosso país, então é muita responsabilidade receber os destinos da Bahia, mesmo que temporariamente”.

Missão na Europa

Em Portugal, a comitiva liderada pelo vice-governador e secretário do Planejamento passará por diversas localidades como Lisboa, Évora, Algarve, Alentejo e Torres Novas onde conhecerá de perto o processo de produção de vinhos e embutidos e se reunirá com ministros do país lusitano.

“É um prazer estar hoje como governador do Estado, em substituição ao governador Rui Costa, que já viajou. Agora, quem vai viajar sou eu, a Portugal, onde nós vamos procurar trazer uma série de novos empresários para a Bahia, e também à França, à região de Champagne. Há uns 15 anos, eu trouxe uma cepas de uva para a Bahia e hoje esses vinhos são campeões brasileiros. Agora volto à França para agradecer”, afirmou Leão.

Na França, além da participação no Salon du Chocolat, em Paris, a comitiva irá visitar a região de Champagne, onde também encontrará produtores locais de vinho para rodadas de negócios. Ao longo das visitas serão apresentadas aos empresários locais as oportunidades de investimentos na Bahia.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Coaraci, Caculé, Ipiaú e Luís Eduardo Magalhães foram os últimos municípios a registrar óbitos.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Mateus Pereira/GOVBA

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou 47 óbitos por dengue em 2024. As quatro novas mortes foram confirmadas no último sábado (20) no municípios de Coaraci (1), Caculé (1), Ipiaú (1) e em Luís Eduardo Magalhães (1).

A Bahia possui uma taxa de letalidade de 2,9%, menor do que a média nacional para a dengue. Ao todo, foram confirmados 47 óbitos em decorrência da doença nos municípios de Vitória da Conquista (10), Jacaraci (4), Juazeiro (4), Feira de Santana (3), Piripá (3), Barra do Choça (2), Caetité (2), Coaraci (2), Santo Antônio de Jesus (2), Bom Jesus da Lapa (1), Caculé (1), Caetanos (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Encruzilhada (1), Guanambi (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Ipiaú (1), Luís Eduardo Magalhães (1), Palmas de Monte Alto (1), Santo Estevão (1), Seabra (1) e Várzea Nova (1).

Em 2024, foram notificados 153.404 casos prováveis de dengue no estado. No mesmo período de 2023, foram notificados 19.106 casos prováveis, o que representa um incremento de 702,9%. Vitória da Conquista segue liderando o número de casos, com 24.111, seguida por Salvador, com 6.796, e Feira de Santana, com 6.239 casos prováveis da doença.

Atualmente, 256 municípios se encontram em epidemia de dengue. Outros 69 estão em risco e 43 estão em alerta.

Vacinação

Em todo o estado, cerca de 16.325 doses de vacina contra a dengue estão com validade até o dia 30 de abril, e ainda não foram aplicadas. O público-alvo prioritário contempla a faixa etária de 6 a 16 anos, sendo liberada a aplicação em pessoas de 4 a 59 anos, caso não haja adesão do público-alvo.

Até o momento, o estado recebeu 170.469 doses de vacina contra a dengue, sendo que 120.022 deste total tem vencimento no dia 30 de abril. Ao todo, considerando todos os lotes, 122.680 já foram administradas.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Sindipetro denuncia risco de faltar combustível na Bahia

Acelen alega manutenção em Refinaria e normalização em nove dias.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Divulgação / Acelen

Três dias após o Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras da Bahia (Sindipetro) denunciar o risco iminente da falta de combustível e gás de cozinha (GLP) no Estado por conta da interrupção na operação de algumas unidades da Refinaria de Mataripe, que estariam paralisadas como consequência das fortes chuvas que caem na Bahia desde o início deste mês, a Acelen, empresa privada que administra a refinaria, alegou que as unidades responsáveis pela produção de gasolina e GLP, “encontram-se em manutenção não-programada, o que reduziu a capacidade produtiva”.

Em nota enviada ao Bahia Notícias, nesta segunda-feira (22), a Acelen pontuou que está adotando todas as medidas possíveis visando reduzir a possibilidade de impacto no fornecimento dos produtos, “o que inclui compra de carga extra de GLP para reforçar os estoques e suprir o fornecimento durante a parada não-programada”.

De acordo com a denúncia do Sindipetro, um compressor na Unidade-39 teria enfrentado problemas no funcionamento, ocasionando o atraso na retomada do craqueamento do petróleo, processo químico que transforma frações de cadeias carbônicas maiores em frações com cadeias carbônicas menores. Esse incidente teria deixado o estoque de combustíveis em seu nível mínimo. “Tanto que a Acelen teria chamado de volta um navio que acabara de ser carregado com GLP (gás de cozinha) para que devolvesse o produto. A preocupação é o impacto no abastecimento das distribuidoras, pois a previsão para a volta do craqueamento na U-39 seria de 10 dias, correndo risco de faltar os produtos no mercado baiano”, diz trecho da denúncia.

A Acelen, por sua vez, reconheceu a interrupção na produção e, também em nota, previu que o serviço seja normalizado em nove dias. “O Centro de Manutenção Integrada, por meio de IA [inteligência artificial], já está sendo possível responder a esta ocorrência de maneira ágil e assertiva, pois permitiu diagnósticos mais precisos e seguros para atuação das equipes de manutenção, que preveem normalização da operação em nove dias”.

A empresa também ressaltou que investimentos já foram feitos na ordem de mais de R$ 2 bilhões na revitalização e recuperação da Refinaria de Mataripe e que “foi implementado o maior programa de modernização da sua história, com foco na segurança, na eficiência do parque industrial, na redução da pegada ambiental das operações e na sua automação, com a transformação digital que está sendo realizada”.

Bahia Notícias

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Trechos da BR-324 serão bloqueados para obra de reforço e expansão da rede elétrica; confira

Informação foi divulgada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta segunda-feira (22).

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução/ Via Bahia

Dois trechos da BR-324, em Amélia Rodrigues, serão interditados totalmente para uma obra de reforço e expansão da rede elétrica de Conceição do Jacuípe e municípios adjacentes, realizada pela Neoenergia Coelba. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (22) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

  • A primeira interdição acontece na tarde desta segunda (22), das 14h às 16h, no KM-537, em frente ao Posto São Luis.
  • A segunda interdição ocorre no sábado (27), das 10h às 12h, KM-535, em frente ao posto de combustível Oleum Bessa e da empresa Fertmax.

Como trecho do circuito cruza a BR-324, a distribuidora solicitou o apoio da PRF para a realização do serviço com segurança e com o menor impacto para a população. O fornecimento de energia na região não será afetado.

Equipes da ViaBahia fará sinalização no local e irá orientar os motoristas. Agentes da PRF também estarão presentes para garantir a segurança viária durante o bloqueio.

Por meio de nota, a PRF pediu a compreensão e colaboração dos motoristas que transitam pelos trechos, além de recomendar que os condutores programem seus deslocamentos considerando a intervenção.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas