conecte-se conosco




Bahia|Educação

Fortes chuvas deixam três mortos no RJ; cidade segue em estágio de crise

Publicado

em

Pelo menos três pessoas morreram e duas estão desaparecidas depois das fortes chuvas que caíram no Rio de Janeiro na noite de ontem (6).

O prefeito Marcelo Crivella confirmou que a situação mais crítica é na Avenida Oscar Niemeyer.

“Vai demorar mais de um dia inteiro para normalizar”, disse. Um ônibus está soterrado, e há a suspeita de que dois passageiros estejam feridos dentro.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Bahia|Educação

Com ameaça de existência de bombas nos locais, alunos de duas escolas são liberados em Salvador

A informação sobre a presença de supostos explosivos nas escolas foi publicada em rede social.

Compartilhe

Publicado

em

Alunos de duas instituições de ensino do bairro da Boca do Rio, em Salvador, as escolas municipais Luiza Mahim e a Metodista Susana Wesley, estão sendo liberados mais cedo, na manhã desta terça-feira (04), por conta de uma ameaça de existência de bomba, nos dois locais.

A informação sobre a presença de supostos explosivos nas escolas foi publicada em rede social. Em uma das postagens, o autor publicou: “Vai  morrer todo mundo […] porteiro já vai logo morrer”. Apesar de a explosão ter sido anunciada para o próximo dia 10 de outubro, a mensagem gerou pânico por antecipação.

Equipes do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) estiveram no local para a eventual necessidade de desarmamento de artefatos explosivos. A reportagem esteve nos dois endereços e registrou a presença de pais de alunos que, rapidamente, foram buscar seus filhos nas instituições.

Conteúdo: Aratu On

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Bahia|Educação

Processo seletivo: inscrições para cursos do IFBA seguem até 11 de novembro

Os cursos são da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma integrada, e técnicos subsequentes ao Nível Médio.

Compartilhe

Publicado

em

Seguem até o dia 11 de novembro, as inscrições do Processo Seletivo 2023 para os cursos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Os cursos são da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma integrada, e técnicos subsequentes ao Nível Médio.

No total, estão sendo ofertadas mais de 5 mil vagas distribuídas por 21 cidades baianas que contam com campi do Instituto. Em Feira de Santana estão sendo ofertadas 280 vagas, sendo 120 vagas para os cursos Integrados e 140 vagas para os cursos Subsequentes.

Inscrições
As inscrição poderá ser feita, exclusivamente, no prazo específico definido no edital, por meio do sistema online de inscrição no ProSel 2023, disponível no site de endereço eletrônico https://prosel.ifba.edu.br.

Para realizar a inscrição no processo seletivo é obrigatório que o(a) candidato(a) tenha conta ativa de e-mail, pelo qual poderão ser realizadas comunicações e recuperação de senha de acesso ao sistema de inscrição.

Informações sobre documentação necessária para realizar a inscrição, os cursos ofertados em cada campus, os parâmetros da distribuição de vagas pela Lei de Cotas, entre outras, estão detalhadas no edital disponível na página do Processo Seletivo no Portal do IFBA.

CURSOS INTEGRADOS – O ProSel 2023 para ingresso nos cursos integrados é destinado a estudantes que, até a data da sua matrícula no IFBA, tenham concluído o Ensino Fundamental (1ª a 8ª série / 1º ao 9º ano) e a seleção é classificatória e continuará sendo por meio de Análise de Histórico Escolar.

Para fazer a inscrição para os cursos da forma integrada, o(a) candidato(a) deve apresentar notas e documento escolar do 6º, 7º e 8º ano do fundamental, de Português, Matemática, História e Geografia.

CURSOS SUBSEQUENTES – O processo seletivo para ingresso nos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma de oferta Subsequente em 2023 é destinado a estudantes que, até a data da sua matrícula no Instituto Federal da Bahia, tenham concluído o Ensino Médio (1º ao 3º ano).

Para fazer a inscrição para os cursos subsequentes, o(a) candidato(a) deve apresentar notas e documento escolar dos 1º e 2º anos do ensino médio de Português e Matemática.

Sobre o IFBA

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) tem mais de 31 mil alunos e oferece 175 cursos, todos gratuitos, nos 22 campi presentes no estado. A professora Luzia Matos Mota é a reitora do IFBA, empossada em janeiro de 2020 e com mandato até 2023.

O IFBA foi criado no dia 29 de dezembro de 2008, quando sancionada a Lei nº 11.892, responsável por instituir a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e transformar o Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet) em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. O IFBA a oferece educação básica, profissional e superior, com estrutura pluricurricular e multicampi, equiparando-se às universidades federais.

Os 22 campi do Instituto Federal da Bahia estão localizados nas cidades de Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Salvador, Seabra, Simões Filho, Ubaitaba, Valença e Vitória da Conquista.

Sobre o campus Feira de Santana

O campus Feira de Santana do IFBA está presente na vida da comunidade feirense e das cidades do seu entorno há 10 anos. Com uma estrutura física e um corpo docente e técnico qualificado, o IFBA Feira de Santana tem mais de 600 alunos e oferece 4 cursos técnicos, sendo 2 na modalidade Integrada ao Ensino Médio (Edificações e Eletrotécnica) e 2 na modalidade Subsequente (Eletrotécnica e Redes de Computadores – para quem já terminou o Ensino Médio). O professor Luiz Forte é o diretor do IFBA Feira de Santana, empossado em 2021 e com mandato até 2023.

Conteúdo: Acorda Cidade

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Bahia|Educação

UFRB abre inscrições para cursos de mestrados em Feira de Santana e Cachoeira 

Publicado

em

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) anuncia a abertura de processos seletivos para alunos regulares nos programas de pós-graduação, em nível de mestrado, em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGECID); Arqueologia e Patrimônio Cultural (PPGap); e em Política Social e Territórios (POSTERR), para o primeiro semestre acadêmico de 2023. Os cursos são vinculados ao Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana; e os dois últimos ao Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira, respectivamente.  

Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGECID)  

As inscrições seguem até dia 19 de outubro, exclusivamente via internet, na Plataforma SIGAA/UFRB. A taxa de inscrição é de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais).  

O público-alvo do PPGECID são licenciados ou bacharéis com atuação comprovada na área de Educação.  

São ofertadas 24 vagas. Duas vagas poderão ser ocupadas por Servidores Técnico-Administrativos do quadro efetivo da UFRB e, atendendo à política de cotas, cinco vagas poderão ser destinadas a candidatos autodeclarados negros, uma vaga para pessoas com deficiência e três vagas para indígenas, quilombolas ou pessoas trans.  

A seleção constará de prova escrita (com peso 4); Anteprojeto de pesquisa (com peso 3); e c) Análise do Currículo Lattes e Arguição (com peso 3). O resultado de cada etapa do processo seletivo será divulgado no site do curso.  

Sobre o programa – O PPGECID tem área de concentração em Educação, Diversidade e Formação Docente e está dividido em duas linhas de pesquisa: Educação científica e práticas educativas e Processos de ensino e aprendizagem e inclusão.  

O objetivo do mestrado é fomentar o desenvolvimento de novas práticas educacionais escolares e não escolares, abrindo perspectivas que possibilitem aos professores atuantes na Educação Básica e egressos da área uma formação profissional alinhada às inovações educacionais e científicas.  

Confira o Edital Nº 03/2022- PPGECID.

 Dúvidas e esclarecimentos através do e-mail: [email protected].  

Mais informações: ufrb.edu.br/ppgecid.

Mestrado em Arqueologia e Patrimônio Cultural (PPGap)  

Serão oferecidas vinte vagas no processo seletivo, sendo dez para área de concentração Arqueologia e dez para a área de concentração Patrimônio Cultural.  

As inscrições dos interessados acontecem até 28 de outubro, exclusivamente via Plataforma SIGAA/UFRB. A taxa de inscrição é de R$ 65,00.  

Das 20 vagas ofertadas no Edital PPGap 02/2022, há vagas destinadas à política de cotas, amparado pela Resolução CONAC 033/2018. Quatro vagas poderão ser destinadas a candidatos autodeclarados negros; uma vaga para Pessoa com Deficiência; e três vagas para Indígenas, Quilombolas e Pessoas Trans. Duas vagas são destinadas para servidores técnico-administrativos do quadro efetivo da instituição.  

Poderão participar do processo seletivo graduados ou graduandos de qualquer área. Para os graduandos, a previsão de conclusão da graduação deverá ocorrer em período anterior à data prevista para efetivação da matrícula no Programa.  

O processo seletivo será constituído por quatro etapas: Etapa 1 – Anteprojeto de Pesquisa (com peso 4); Etapa 2 – Prova escrita, em formato remoto (com peso 4); Etapa 3 – Prova oral, em formato remoto (com peso 2); e Etapa 4 – Prova de Língua Estrangeira, em formato remoto (sem nota).   

Sobre o Programa – O PPGap tem duas Área de Concentração. Uma é Arqueologia abrangendo os estudos em Arqueologia Histórica e dos Povos Originários, em sítios e acervos musealizados ou não. A área tem duas linhas de pesquisas: Linha 1 – Populações, ambientes e culturas; e Linha 2 – Musealização do patrimônio arqueológico.  

A outra Área de Concentração do mestrado é Patrimônio Cultural, abordando os processos históricos e socioculturais de formação dos patrimônios culturais, bem como as ações institucionais que levam a apropriação dinâmica deste legado. A área tem duas linhas de pesquisas: Linha 3 – Patrimônio cultural e identidades; e Linha 4 – Patrimônio cultural e políticas públicas.  

O mestrado em Arqueologia e Patrimônio Cultural (PPGap) tem como objetivo desenvolver os campos da Arqueologia e do Patrimônio Cultural de forma integrada, promovendo a formação de excelência e produção de conhecimento no nível da pós-graduação (mestrado), capacitando profissionais para atuar autonomamente em diferentes ambientes (institucionais, empresariais e sociais), da docência, da pesquisa e das atividades técnicas, sendo capazes de refletir, planejar e agir sobre todo processo de formação dos acervos arqueológicos e dos demais patrimônios culturais, da sua concepção aos processos de patrimonialização.  

Confira o Edital nº 02/2022.

E-mail: [email protected] 

Mais informações em ufrb.edu.br/ppgap.  

Mestrado em Política Social e Territórios (POSTERR) 

Serão oferecidas vinte vagas no processo seletivo, sendo dez para a linha de pesquisa Políticas Sociais, Territórios e Estado e dez para a linha de pesquisa Trabalho, Direitos e Serviço Social. 

 As inscrições dos interessados acontecem no período de 29 de setembro a 25 de outubro, exclusivamente via Plataforma SIGAA/UFRB. A taxa de inscrição é de R$ 65,00. 

Das 20 vagas ofertadas no Edital nº 03/2022, há vagas destinadas à política de cotas, amparado pela Resolução CONAC 033/2018. Atendendo à política de cotas, quatro vagas poderão ser destinadas a candidatos autodeclarados negros; uma vaga para Pessoas com Deficiência; e três vagas para Indígenas, Quilombolas e Pessoas Trans. Duas vagas são destinadas para servidores técnico-administrativos do quadro efetivo da instituição. 

Poderão participar do processo seletivo graduados ou graduandos de Serviço Social e outras áreas, com competência teórica, crítica e generalista nas áreas de gestão, formulação, implementação, análise e avaliação de políticas sociais. 

O processo seletivo será constituído de três etapas, todas elas de caráter classificatório e/ou eliminatório: 1ª Etapa – Prova escrita, com peso 04 (quatro); 2ª Etapa – Avaliação dos Anteprojetos de Pesquisa, com peso 03 (três); e 3ª Etapa – Avaliação do currículo lattes e das Entrevistas com peso 3 (três). 

O mestrado em Política Social e Territórios (POSTERR) tem como objetivo formar recursos humanos qualificados para o ensino superior, a pesquisa, a produção de conhecimento, o planejamento, a gestão, a análise e execução de políticas sociais territoriais, fomentando a produção e difusão de conhecimento em âmbito nacional, regional e local, em uma perspectiva totalizante, histórica e culturalmente referenciada. 

Confira o Edital nº 03/2022.

E-mail: [email protected]  

Mais informações: ufrb.edu.br/ppgpst.

Conteúdo: ASCOM UFRB

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas