conecte-se conosco




Fique sabendo

75% dos jovens de Salvador têm HPV; Veja a importância de se prevenir no Carnaval

Publicado

em

O ambiente na avenida é envolvente. A música, a cerveja gelada, a galera fantasiada suando em busca de um amor de Carnaval intensificam as chances de terminar a noite acompanhado. A falta de prevenção no início da vida sexual é um dos principais motivos que leva os organismos competentes a reforçarem as campanhas de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis no período da festa que, para este ano, tem a previsão de receber 770 mil turistas que serão embalados por mais de mil horas de agitação nos sete circuitos oficiais.

Em meio a esse clima de alegria e transpiração, Salvador apresenta números preocupantes em relação à população de jovens entre 16 e 25 anos infectados pelo HPV (papilomavírus humano). Os dados apontam que a capital baiana apresenta a maior incidência da doença no Brasil, com 71,9% dos resultados dos exames positivos, sendo que a média nacional é de 54,6%.

FIQUE SABENDO

A energia sexual que envolve eventos com essa proporção e tamanho aumentam a predisposição a comportamentos de risco, porque muitos foliões abrem mão dos cuidados ao praticar sexo sem camisinha e compartilhar objetos pessoais com desconhecidos.

Com o objetivo de conscientizar aqueles que vão aos circuitos, Salvador disponibilizará quatro postos de detecção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) neste ano. Durante o atendimento, equipes multidisciplinares estarão disponíveis para dar continuidade ao tratamento e suporte ao paciente, caso exista confirmação de alguma das doenças durante o processo.

Os postos do Fique Sabendo vão oferecer testes para detecção do vírus HIV, sífilis e de doenças como as hepatites B e C. Os locais serão o Farol da Barra, com grande socialização de jovens, o Multicentro de Saúde da Avenida Carlos Gomes, na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, e na Avenida Centenário, na Barra. Para este ano, outra novidade anunciada pela Secretaria da Saúde do Estado é a montagem de um posto de testagem rápida na Passarela do Descobrimento, em Porto Seguro.

“Estamos trabalhando com o foco ‘testou e tratou’ que é um forma atual de trabalho. Antigamente, para o HIV, esperavam a pessoa adoecer para iniciar o tratamento. Hoje testamos, e se der positivo para o vírus, já iniciamos o tratamento imediatamente e encaminhamos o paciente para uma unidade”, ressalta a diretora da Vigilância Epidemiológica da Sesab (Divep), Maria Aparecida Araújo.

A Secretaria de Saúde do Município irá atuar também com medidas preventivas pós-Carnaval para pessoas que, durante o período, foram expostas a situações de risco ao HIV. Pessoas que tiveram relações sexuais sem camisinha, vítimas de violência sexual e de acidentes ocupacionais terão atendimentos prioritários em quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em Salvador (Barris, Valéria, Periperi e Boca do Rio).

CAMISINHA

Para prevenção do HPV e de outras DST’s, a Secretaria Municipal de Saúde irá intensificar as ações com balcões de atendimento e equipes nas ruas que irão distribuir e aconselhar os foliões em relação a medidas de prevenção e sexo seguro com distribuição de preservativos e materiais informativos.

“Quando estamos fazendo campanhas de prevenções de HIV também estamos promovendo a prevenção para as outras doenças sexualmente transmissíveis, inclusive o HPV. O que faremos a mais na campanha deste ano é disponibilizar em maior número o preservativo feminino, que tem uma proteção importante para as mulheres”, pontuou Helena Lima, chefia do Setor de IST/Aids/Hepatites Virais da SMS.

Compartilhe
CONTINUE LENDO
7 Comments

7 Comments

  1. Gaza and its Resistance to Israel's Brutal Attacks

    29 de novembro de 2023 NO 14:16

    Nice post. I learn something totally new and challenging on websites

  2. Phone Tracker

    19 de janeiro de 2024 NO 05:26

    How to track the location of the other person’s phone without their knowledge? You will be able to track and monitor text messages, phone calls, location history and much more. Free Remote Tracking and Recording of Husband’s Phone Cell Phone Spy. Best Apps to Download for Free to Spy on Another Phone. https://www.xtmove.com/

  3. Live TV

    3 de fevereiro de 2024 NO 01:53

    I appreciate you sharing this blog.Really looking forward to read more.<a href="https://www.google.com.vc/url?sa=t

  4. racing tv live stream free online

    9 de fevereiro de 2024 NO 06:05

    I do not even understand how I ended up here but I assumed this publish used to be great .-vox sendung verpasst

  5. Track phone

    10 de fevereiro de 2024 NO 07:10

    Monitor phone from anywhere and see what’s happening on target phone. You will be able to monitor and store call logs, messages, social activities , images , videos, whatsapp and more. Real-time monitoring of phones, No technical knowledge is required, no root is required.

  6. hey dudes for girls

    26 de fevereiro de 2024 NO 22:18

    Excellent article! We will be linking to this particularly great article on our website. – hey dudes near me

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique sabendo

Bahia: 115 municípios vão receber doses da vacina contra a dengue

Em todo o país, serão 521 cidades contempladas

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Bruno Concha/Secom

O Ministério da Saúde divulgou uma nova lista com os municípios que vão receber a vacina contra a dengue.  Ao todo, serão 521 cidades contempladas. Na Bahia, 115 municípios vão receber as doses.

O Ministério da Saúde divulgou uma nova lista com os municípios que vão receber a vacina contra a dengue.  Ao todo, serão 521 cidades contempladas. Na Bahia, 115 municípios vão receber as doses.

“A definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina. A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil no último sábado. O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica.”

“Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro. Além dessas, o Ministério da Saúde adquiriu o quantitativo total disponível pelo fabricante para 2024: 5,2 milhões de doses. De acordo com a empresa, a previsão é que sejam entregues ao longo do ano, até dezembro. Para 2025, a pasta já contratou 9 milhões de doses.”

O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. A Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado, após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

Correio da Bahia

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Inscrições no Enem para pessoas privadas de liberdade crescem 38% na Bahia

Na Bahia, 26 unidades prisionais foram contempladas, além da Custódia Provisória da Corregedoria da Polícia Militar

Compartilhe

Publicado

em

O Enem PPL é aplicado pelo Ministério da Educação em parceria com o Cebraspe. Crédito: Divulgação

O número de inscritos no Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para detentos do sistema prisional e jovens do socioeducativo) registrou um crescimento de 38% na Bahia em 2023. Ao todo, 2.231 internos do sistema prisional do estado se inscreveram para participar das provas, número superior aos 1.612 registrados no ano passado. A prova é aplicada pelo Ministério da Educação em parceria com o Cebraspe, entidade encarregada da aplicação das provas em todo território nacional.

Na Bahia, foram contempladas 26 unidades prisionais, além da Custódia Provisória da Corregedoria da Polícia Militar.

O avanço do número de inscritos está em concordância com o compromisso da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) de, ano a ano, ampliar o leque de possibilidades de reinserção social dos privados de liberdade.

A SEAP, por meio da Superintendência de Ressocialização Sustentável, ofertou aulas preparatórias para os internos em parceria com as escolas parceiras e professores voluntários. Além de servir como preparação para as provas do Enem PPL, as aulas podem ser aproveitadas para remição de pena.

Conteúdo do Correio da Bahia

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Fique sabendo

Estado convoca mais 747 professores e coordenadores pedagógicos aprovados em concurso

O novo grupo é formado por 625 professores, 120 coordenadores pedagógicos e dois coordenadores pedagógicos indígenas

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

O governo do estado convocou, nesta quarta-feira (13), mais 747 profissionais da educação aprovados no concurso público do Edital SAEB 03/2022, de 1º de agosto de 2022. O novo grupo é formado por 625 professores, 120 coordenadores pedagógicos e dois coordenadores pedagógicos indígenas. Na primeira convocação realizada em 23 de maio de 2023, foram convocados 1.379 professores, 184 coordenadores pedagógicos e 16 coordenadores pedagógicos indígenas.

No ato de entrega da documentação, os convocados no certame serão orientados a agendar a realização de exame pré-admissional na Junta Médica Oficial do Estado. Na ocasião do comparecimento, o candidato deverá apresentar os exames originais. Quem não atender a presente convocação, na forma e prazo determinados, seja qualquer o motivo alegado, perderá o direito a nomeação.

Os convocados para o interior do estado deverão comparecer na sede do Núcleo Territorial de Educação (NTE) em que foram aprovados, no período de 14 a 28 de dezembro, no horário das 8h30 às 11h e das 14h às 17h, conforme editais de convocação, publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (13).

Já os convocados no núcleo de Salvador (NTE 26), deverão comparecer, no mesmo período e horários, munido da documentação listada no edital e dos exames médicos discriminados, em original e fotocópia, na sede da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), situada na Avenida Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia – CAB, 1º andar, sala 121.

Conteúdo Bahia.Ba

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas