Fenômeno astronômico com 5 planetas pode ser observado neste domingo antes do amanhecer

As últimas vezes em que a visualização desse conjunto de planetas ao mesmo tempo foi possível foram nos anos de 2005, 2016 e 2018.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Graças a uma coincidência de órbitas, antes do nascer do Sol neste domingo (26), todos os cinco planetas visíveis a olho nu – Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno – irão compor uma paisagem que só poderá ser vista novamente em junho de 2022.

Segundo o professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e coordenador do projeto Astro&Física, Marcelo Schappo, o evento já está em seus últimos dias e a observação dos planetas só é possível cerca de uma hora e meia antes de o Sol nascer. “O horário exato varia de acordo com a localidade. A melhor referência é antes do nascer do Sol, porque a luminosidade acaba ocultando a luz refletida pelos planetas”, disse.

Para facilitar a observação, é melhor optar por “locais escuros e com horizontes livres, já que alguns planetas estarão bem no Oeste e outros bem no Leste”, diz Schappo.

As últimas vezes em que a visualização desse conjunto de planetas ao mesmo tempo foi possível foram nos anos de 2005, 2016 e 2018. A próxima ocorrência será em junho de 2022.

Compartilhe