conecte-se conosco




BAHIA

Falta de médico atrasa perícia no Detran-BA

Publicado

em

Dezenas de pessoas recorrem ao Departamento de Trânsito do Estado da Bahia (Detran-BA) quase todos os dias na esperança de realizar perícia médica a fim de obter isenção de impostos na compra de um carro. Mas o atendimento no órgão está sucateado. Dos 12 médicos peritos, sobraram apenas três. Todos os foram aposentados e afastados das atividades.

Aos 66 anos, o aposentado Paulo Roberto Nogueira Crespo está há mais de quatro meses tentando agendar uma perícia. Seu laudo foi adquirido em novembro de 2017, mas até a manhã da última quarta-feira (11) nenhuma consulta foi marcada. A justificativa? “A agenda está lotada”.

“Eles dizem que não há médicos para atender a todos, por isso a demora para conseguir fazer a perícia. Mas isso é injustificável. Quando uma empresa aposenta seus funcionários, contrata outros para compor o quadro. É horrível porque ficamos sem posição. Desde que peguei o laudo, venho uma vez por mês e saio sem resposta. Fico na sala de espera para ouvir que não tem data para marcar”, desabafou seu Paulo Roberto enquanto se equilibrava nas muletas.

Quem também sofre com a espera a pensionista Rosema Soares Matos, 58. “Tenho problema no nervo ciático e estou tentando fazer a perícia há uns dois meses. Sempre que venho tem muita gente. Já ouvi dizer de pessoas que chegam antes de 6h e ainda assim saem sem atendimento. É o descaso conosco, que já temos problemas de limitações”, contou.

Já para João Carlos de Souza, 62, aposentado por invalidez após um acidente de trânsito, não há problemas com o atendimento no Detran. As pessoas que estão “desinformadas e procurando confusão”.

“Quem sofreu um acidente que deformou a estrutura humana, tem a perna amputada como eu, consegue atendimento logo. Esse laudo é de responsabilidade do Detran. Agora as pessoas procuram um procedimento que não é aqui, então reprova. Quem não tem realmente deficiência física, tem que procurar uma clínica para obter o laudo médico e depois procurar a Receita Federal para solicitar a isenção, não ao Detran. Por isso é reprovado e sai procurando problema”, opinou.

Detran isenta somente deficientes físicos

A confusão sobre a competência para realizar a perícia médica e autorizar isenção é defendida pelo próprio Detran-BA. De acordo com órgão, muitas vezes os condutores com mobilidade reduzidas “vão à concessionária para comprar o veículo, e, para adiantar a venda, a concessionária diz que é só ir ao Detran fazer a perícia e dar início no processo. Mas, a pessoa tem que ir à Receita Federal, fazer a perícia em unidade credenciada ao SUS. O Detran só faz perícia quando o cidadão é deficiente físico e quer tirar habilitação”.

Atuando como perito médico do Detran-BA há anos, Paulo Borel também ratifica que a falta de informação faz com que as pessoas procurem atendimento e sobrecarregam o serviço. Ele esclarece que atende cerca de 40 pessoas por dia, mas somente dez delas saem com o laudo médico favorável para ter a isenção dos impostos para compra de automóveis adaptados ou automáticos.

“Existem muitas pessoas que se dizem ter deficiência, mas na realidade são limitações. Ser deficiente físico é uma coisa, ter limitação de movimento é outra. Isso triplica a demanda.

Para ter direito a um carro adaptado, precisamos ter no paciente um tipo de deficiência onde necessita-se de uma adaptação veicular. As pessoas chegam com limitações que podem ser solucionadas e querem o laudo. Mas só podemos diagnosticar em casos irreversíveis”, explicou.

Ainda de acordo com ele, muitos dos condutores fazem exigências que não podem ser aceitas. “Quando diagnosticamos uma deficiência na perna direita, por exemplo, a solução é adaptar o veículo com acelerador e freio para a perna esquerda. Quando são as duas pernas, procuramos levar as funções para o volante. Infelizmente muitas pessoas dizem: ‘ah, não quero esse’. As pessoas não vêm aqui para adquirir um carro adaptado porque não têm condições, vêm para ter direito às isenções para ter um carro automático”, relatou.

Contudo, o médico também critica a falta de outros profissionais. “A gente não pode deixar de pontuar que antigamente tínhamos 12 médicos. Eles foram se aposentando e foi diminuindo o número. Hoje se resume a três médicos para uma demanda que é muito grande. Fazemos o que pudemos. Já chegamos a ficar o dia todo fazendo mutirão, dois médicos para mais de 80 pessoas”.

Sobre a falta de médicos, o Detran-BA esclareceu que já realizou seleção por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e novos peritos serão contratados ainda no primeiro semestre deste ano.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Previsão do tempo: feriadão da Semana Santa terá chuva na maior parte da Bahia

Feriado prolongado inicia na sexta-feira (29) e vai até o domingo (31).

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução/TV Bahia

O feriado prolongado da Semana Santa, que inicia na sexta-feira (29), também chamada de Sexta-feira da Paixão, será chuva e tempo instável na maior parte da Bahia até o domingo (31). Nas regiões norte e oeste, por exemplo, há previsão de trovoadas isoladas. Confira:

Salvador e região metropolitana

Na capital baiana, as temperaturas ficarão entre 24ºC e 33ºC. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o clima será de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada nos três dias. A umidade máxima vai até 100% e os ventos se manterão de fracos a moderados.

Nas cidades da região metropolitana, a previsão será semelhante. Em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e Mata de São João, na Linha Verde, as temperaturas vão variar de 25º C a 32ºC, também com ventos fracos e chance de chuva isolada.

Chapada Diamantina e baixo-sul

Na região da Chapada, apesar da umidade máxima chegar a 95%, há menos chance de temporal neste feriado prolongado. Em Lençóis, por exemplo, o sábado e o domingo serão de muitas nuvens, mas sem previsão de que de pancadas de chuva. As temperaturas ficam baixas, entre 20ºC e 34ºC.

Já no Vale do Capão, em Palmeiras, não há previsão de chuvas. As temperaturas vão variar entre 18ºC e 32ºC.

Em Cairu, onde ficam grandes destinos turísticos do baixo-sul, como Morro de São Paulo e Boipeba, a previsão é de nuvens com chuva isolada, em meio às temperaturas de 24ºC a 32ºC. Os ventos também serão fracos.

Sul e sudoeste

Do sul ao extremo sul da Bahia, as cidades também serão atingidas por muita chuvas. Porto Seguro, um dos destinos turísticos onde essa previsão deve se confirmar, terá temperaturas entre 24ºC e 35ºC. Na segunda-feira (1°), existe a possibilidade de trovoadas no município.

Em Itabuna, as temperaturas ficam menores, de 24ºC a 32ºC, e com muitas nuvens.

Na região sudoeste, Vitória da Conquista terá mínimas ainda menores, chegando a 19ºC, enquanto as máximas se elevam até 35ºC.

No sábado, a chuva deve ficar mais amena e a predominância será das nuvens. Em Jequié, a variação será de 21ºC a 35ºC, também com muitas nuvens e chuva isolada na sexta e no domingo.

Norte e oeste

O Inmet também tem previsão de muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas na região norte da Bahia. A cidade de Paulo Afonso fica com temperatura entre 22ºC e 36ºC e ventos moderados, enquanto em Juazeiro a variação será de 20ºC a 37ºC e muitas pancadas de chuva isoladas na sexta e domingo.

Em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado, todo o feriadão será com pancadas de chuva e trovoadas isoladas e a umidade máxima chegando a 95%, enquanto as máximas ficam em 35ºC e as mínimas em 22ºC. Já Barreiras, na mesma região, tem temperaturas de 22ºC a 38ºC.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Pesquisa do IBGE aponta crescimento no número de divórcios entre os baianos

Estudo realizado pelo Instituto revelou mais de 20 mil divórcios em 2022

Compartilhe

Publicado

em

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que o número de divórcios aumentou entre os baianos. As informações das Estatísticas do Registro Civil são relativas a 2022.

O estudo mostrou que 23.712 divórcios judiciais ou por escrituras foram realizados em 2022, número 23,2% superior ao de 2021 (19.244). A pesquisa também revelou que 60.534 casamentos formais foram realizados, 0,9% a menos do que em 2021, o que representou menos 563 uniões em um ano.

O IBGE também realizou a pesquisa em relação ao número de nascimentos na Bahia. Em 2022, foram 173.686 nascimentos, o que representa uma redução de 5,8% em comparação com os registros do ano anterior. Foram 10,7 mil a menos, representando a redução mais expressiva entre todos os estados.

Já em relação ao número de mortes, o IBGE aponta que houve diminuição de 6,8% dos óbitos na Bahia. Foram registradas 102.585 mortes no estado em 2022, contra 110.145 do ano anterior.

O estudo foi realizado pelo IBGE a partir de dados coletados dos Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais (nascimentos, casamentos e mortes) e das Varas de Família, Foros ou Varas Cíveis ou Tabelionatos de Notas (divórcios).

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Carteira Nacional de Habilitação poderá ser entregue em casa; serviço já está em vigor no Estado

O serviço permite que o cidadão acompanhe o passo a passo da entrega, através do rastreio dos Correios.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Divulgação / DETRAN-BA

Além da modernização no processo de solicitação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), agora o cidadão poderá optar pela comodidade de receber o documento em casa. Isso porque o Detran-BA e os Correios celebraram um convênio para a entrega do documento nas residências. O serviço é opcional e passou a valer ontem (26). Funcionários do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SACs), foram orientados pela Secretaria de Administração (SAEB) a prestar os esclarecimentos aos cidadãos sobre o serviço.

A CNH em casa pode ser solicitada para quem busca a primeira habilitação, CNH definitiva, renovação, 2ª via, adição ou mudança de categoria. Por se tratar de serviço opcional, tem um custo adicional de R$26. Se preferir o método tradicional, o cidadão pode retirar a CNH no Detran ou no SAC onde solicitou o serviço, sem custo extra. É importante ressaltar também que a entrega só é feita no território baiano, dentro do estado da Bahia.

Segundo o diretor-geral do Detran, Rodrigo Pimentel, esse é mais um serviço que traz mais comodidade e conforto. “Além de modernizar o sistema, totalmente digital em quase sua totalidade, agora a CNH chega direto no endereço atualizado do solicitante da CNH. O Governo do Estado segue investindo para proporcionar mais praticidade com menos burocracia”, enfatizou.

“Firmamos esse convênio com os Correios por avaliar que a entrega do documento em casa facilita a vida do cidadão. É um serviço opcional e que traz praticidade, que dispensa a ida aos postos SAC para retirar o documento”, considera o secretário da Administração, Edelvino Góes.

O serviço permite que o cidadão acompanhe o passo a passo da entrega, através do rastreio dos Correios.

Bahia Notícias

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas