conecte-se conosco




CRUZ DAS ALMAS

Estudantes de Cruz das Almas apresentam projetos e alertam sobre a necessidade da conservação dos recursos hídricos

Publicado

em

Para celebra o Dia Mundial da Água, comemorado nesta quinta-feira (22/03), estudantes de escolas estaduais estão realizando projetos que promovem a conscientização para o uso sustentável dos recursos hídricos. Durante toda a semana e, especialmente nesta quinta-feira, a comunidade escolar foi mobilizada em torno de diferentes atividades como rodas de conversa, palestras, mostra de vídeos e até caminhadas no entorno da escola, para chamar a atenção sobre os cuidados que todos precisam ter visando a conservação deste bem escasso e de uso comum de todos.

Neste ano, as ações estão associadas à etapa escolar da III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada de 7 a 9 de maio, em Salvador, e tem como objetivo alertar sobre a necessidade do uso consciente e racional dos recursos hídricos e assegurar os seus múltiplos usos pelas atuais e futuras gerações. No Colégio Estadual Doutor João Pedro dos Santos, localizado na Avenida Bonocô, em Salvador, os estudantes participaram de mais uma etapa do projeto ‘Caminho das Águas’, por meio de uma roda de conversa com o professor do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Eduardo Mendes.

Com o tema: ‘Dia Mundial da Água – Muito lero e pouco quero’, a iniciativa abordou questões como o fluxo hidrológico e a distribuição da água no planeta. “Neste bate-papo mostrei para os estudantes que nós, digo toda a sociedade, embora debatemos sobre a água e dissemos que temos uma preocupação, as ações mostram que não temos o devido cuidado com a água, porque o Brasil tem um grande manancial de água doce e ainda temos a seca. Tudo isso por conta da degradação dos recursos hídricos essenciais para a nossa sobrevivência. Portanto, sua proteção é fundamental”, contou o professor Eduardo Mendes.

O estudante Rodrigo Oliveira, 17, 3º ano, falou sobre a importância do debate. “O professor trouxe informações que até então eu não sabia, como o número de mananciais que temos no país, como a indústria age nas águas e sobre formas de preservação desse bem para a humanidade. Foi uma manhã proveitosa”, comentou.

Interior – No Colégio Estadual Eduardo Fróes da Motta, no município de Feira de Santana (110 km de Salvador), os alunos realizaram uma série de apresentações e debates seguindo diversos temas como ‘Planeta Água’, ‘Água e Agricultura’, ‘Água e Saúde’ e ‘Água e Energia’. A vice-diretora da unidade Mônica Borja, explicou que a ação pedagógica busca movimentar toda a comunidade escolar abrindo espaço para o conhecimento e para a conscientização. “Reunimos os estudantes do 5º ao 9º ano divididos em diversas atividades para discutir a importância da água. São apresentações baseadas em pesquisas que são orientadas por professores. É uma grande mobilização de toda a escola”, destacou.

Para a estudante do 9º ano, Letícia Lima, 13 anos, a discussão entre os colegas sobre temas voltados à água proporciona muito conhecimento. “Nossa turma trabalhou o assunto da água como fonte de energia. Mesmo sendo responsável na sua grande maioria pela obtenção de energia, ainda temos alternativas viáveis para maior exploração como a eólica e a biomassa, que podem contribuir para diminuir a exploração da água como único recurso”, contou.

Segundo a sua colega, Luise Barbosa, 14, também do 9º ano, os projetos ajudam o estudante a compreender mais os assuntos. “Poder trabalhar em conjunto torna o ensino mais prazeroso e com menos pressão. Isso resulta em um aprendizado divertido e que assimilamos com mais facilidade. Foi muito bom fazer parte desta discussão da água sabendo que estou contribuindo para o conhecimento de outras pessoas”, disse.

Já os estudantes do Colégio Estadual Eraldo Tinoco, no distrito de Posta da Mata, em Nova Viçosa, na Região do Extremo Sul (935 km de Salvador), realizaram caminhada pelas ruas no entorno da unidade escolar, carregando faixas de conscientização sobre a importância da água. Na atividade, foram distribuídas garrafas de água mineral. No Colégio Estadual Luciano Passos, em Cruz das Almas (a 153 km de Salvador), no Recôncavo, a comunidade escolar foi envolvida em torno de apresentações musicais, de poemas e criação de murais temáticos.

Compartilhe
CONTINUE LENDO
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CRUZ DAS ALMAS

UFRB abre vagas para professor substituto em Cruz das Almas e outros 4 municípios

As inscrições serão online e acontecerão a partir de 25 de abril.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação

A Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) iniciou um novo processo seletivo para Professor Substituto nos campi de Amargosa, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus.

Serão 25 vagas temporárias em seis centros da universidade. 10% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência (PcD) e 20% para candidatos negros.

As inscrições serão online e acontecerão a partir de 25 de abril e seguirão até 17 de maio, no site da UFRB. O processo exige formação de nível superior na área pretendida, titulação de mestre para todas as áreas, exceto para Medicina, que exige especialização.

Os salários variam de R$ 2.437,59 a R$ 6.356,02, dependendo da titulação e da carga horária.

Vagas disponíveis:

Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas – Cruz das Almas

  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Metodologia de Pesquisa – 2 vagas – 20 horas

Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas – Cruz das Almas

  • Engenharia da Computação – 1 vaga – 40 horas
  • Sistemas Mecânicos – 1 vaga – 40 horas

Centro de Cultura, Linguagem e Tecnologias Aplicadas (Cecult) – Santo Amaro-BA

  • Políticas de formação, interculturalidade e interdisciplinaridade – 1 vagas – 20 horas

Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade – Feira de Santana

  • Química/Educação do Campo – 1 vaga – 40 horas
  • Engenharias – 1 vaga – 20 horas
  • Psicologia/Interdisciplinar – 1 vaga – 20 horas
  • Engenharia de Produção/Engenharias – 1 vaga – 40 horas
  • Energias – 1 vaga – 40 horas
  • Práticas Pedagógicas e Processos Educativos dna Educação no Campo – 1 vaga – 40 horas

Centro de Formação de Professores – Amargosa

  • Ensino de Ciências e Matemática – 1 vaga – 40 horas
  • Ensino de Ciências e Matemática – 1 vaga – 40 horas
  • Humanidades, Letras e Artes – Linguística – 1 vaga – 40 horas
  • Humanidades, Letras e Artes – Ensino de Língua Inglesa – 1 vaga – 40 horas
  • Filosofia, Educação e Sociedade – 1 vaga – 40 horas
  • Docência, Saberes e Práticas Educativas – 1 vaga – 20 horas
  • Cultura, Corpo e Educação – Leitura e Produção de Texto/Educação do Campo – 1 vaga – 40 horas

Centro de Ciências da Saúde – Santo Antônio de Jesus

  • Elementos de Técnicas Cirúrgicas/ Práticas de Cuidado em Saúde – Medicina – 1 vaga – 20 horas
  • Psicologia, Educação Especial e Inclusão/Humanidades – 1 vaga – 20 horas
  • Psicopatologia/Humanidades – 1 vaga – 20 horas
  • Saúde Mental/Práticas do Cuidado em Saúde/Medicina – 1 vaga – 20 horas
  • Ciências Básicas da Saúde – 1 vaga – 40 horas
  • Saúde da Família/Práticas do Cuidado em Saúde/Medicina – 2 vaga – 20 horas

Blog do Valente

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Com o intuito de reduzir acidentes, SMTT realiza intervenção no trânsito da rua Professor Mata Pereira

Na última quarta-feira, 18, dois acidentes envolvendo carro e moto foram registrados no local.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: reprodução / Jornal Zero75

Após os constantes acidentes registrados na rua Professor Mata Pereira em Cruz das Almas, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) está instalando faixas elevadas na via nesta quinta-feira, 18.

De acordo com o superintendente Gilvan Costa, a instalação das faixas tem por objetivo fazer com que os condutores de veículos reduzam a velocidade, bem como possibilitar acessibilidade as pessoas com deficiência.

Na última quarta-feira, 18, dois acidentes envolvendo carro e moto foram registrados no local, gerando preocupação aos moradores.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Prefeitura de Cruz Almas abre inscrições para expositores da Vila Artesã Dia das Mães 2024

A Vila Artesã Dia das Mães vai acontecer nos dias 10 e 11 de maio.’

Compartilhe

Publicado

em

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, abriu inscrições para os artesãos participarem da Vila Artesã em celebração ao Dia das Mães 2024. As inscrições deverão ser feitas nos dias 18 e 19 de abril de 2024, exclusivamente pelo site cruzdasalmas.ba.gov.br .

A Vila Artesã Dia das Mães vai acontecer nos dias 10 e 11 de maio, na Praça Senador Temístocles, com uma variedade de produtos artesanais, além de várias opções de flores e plantas, oferecendo aqueles que buscam presentes únicos e especiais para homenagear as mães.

Se inscreva clicando AQUI.

ASCOM

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas