Escola Aquarela lança “Muro da Solidariedade”

Escola Aquarela em Cruz das Almas

O poder do compartilhamento combinado com a criatividade e o desejo de ajudar os outros gerou uma bela iniciativa em Cruz das Almas. A Escola Aquarela criou o “Muro da Solidariedade”, um projeto pioneiro na cidade.

A Escola Aquarela tem uma proposta de ensino fundamentada em princípios e valores cristãos, éticos e morais, tão importantes para o convívio harmonioso entre as pessoas. Um destes princípios é a solidariedade, por isto, ao longo do trimestre, a temática “Solidariedade em Ação” foi trabalhada em todas as turmas e, para fechar mais um ciclo, o muro foi criado com o propósito de oferecer ao aluno a oportunidade de vivenciar experiências e favorecer o desenvolvimento de práticas solidárias.

De acordo com Lúcia Pamponet, coordenadora das turmas de Educação Infantil e idealizadora do projeto na cidade, “a ideia é desenvolver na criança o espírito de compartilhar com o outro, de saber que ele doando fará o bem, ajudando o outro que tem menos do que ele”.

Ela ainda explica que qualquer pessoa pode deixar ou levar os itens expostos. “O muro foi feito com todo cuidado. Colocamos ganchos, cabides e prateleiras para manter tudo em ordem, arrumado e em bom estado para a doação. A cada mês uma sala ficará responsável pela arrecadação de donativos que ficarão disponíveis no muro para quem precisar fazer a retirada diretamente no local. Aquelas pessoas que também quiserem doar, serão bem recebidas”, reitera.

A história do Muro

O primeiro muro deste tipo teria sido feito na cidade de Mashad, no norte do Irã, por alguém que se manteve em anonimato, recebendo o nome de Muro da Gentileza, com o objetivo de ajudar as pessoas que precisavam de roupas e acessórios para suportarem o frio e as dificuldades da vida nas ruas.

Existem outros como este espalhado por várias cidades do nosso país.

Texto: Jordane Magalhães – MTE 528

Compartilhe