conecte-se conosco




CRUZ DAS ALMAS

Empregos com carteira assinada em 2020 caem à metade após revisão de dados

Publicado

em

Após o governo ter negado durante meses a subnotificação de demissões no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) durante a pandemia, o saldo de vagas com carteira assinada em 2020 já caiu pela metade após as revisões mensais no sistema.

Em janeiro, o Ministério da Economia divulgou a criação líquida de 142.690 empregos no ano passado, mas o número real já despencou para 75.883 com os dados apresentados pelas empresas ao longo deste ano, conforme revelado pelo portal R7.

O resultado de 2020 ainda é positivo, mas a redução de 46,82% na quantidade de novas vagas criadas no ano chama atenção. Revisões em dados do Caged são corriqueiras e podem ocorrer até 12 meses após novas demissões e admissões, mas a magnitude da discrepância revela que de fato um número maior de empresas atrasou o preenchimento das informações sobre demissões no ano passado.

Quando divulgado em janeiro, o Caged de 2020 acumulava 15,166 milhões de admissões e 15,023 milhões demissões. Agora, após dez meses de revisões mensais, o número de admissões subiu para 15,437 milhões, uma correção de 1,78%. Mas a quantidade de demissões aumentou para 15,361 milhões, um ajuste de 2,25%.

O primeiro impacto da pandemia de covid-19 sobre o Caged foi um “apagão” de dados do indicador no começo do ano passado. No fim de março de 2020, o Ministério da Economia decidiu suspender por tempo indeterminado a divulgação dos saldos do Caged de janeiro e fevereiro. Com o passar das semanas, os dados de março também caíram nesse limbo.

Em abril do ano passado, o então secretário de Trabalho do Ministério da Economia e atual secretário executivo do Ministério do Trabalho, Bruno Dalcolmo, reconheceu que Caged tinha dificuldades na coleta de informações em um momento em que muitas empresas e escritórios de contabilidade estavam fechados.

Nos meses seguintes, porém, a pasta alegou que o preenchimento das informações tinha voltado ao normal, negando o aumento de subnotificações de demissões. No entanto, a persistente elevação da taxa de desemprego medida pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contrastava com os resultados bastante positivos do Caged.

Em abril deste ano, o Estadão/Broadcast mostrou que diversos economistas seguiam suspeitando que empresas que faliram na crise simplesmente haviam deixado de comunicar um volume alto de demissões ao Caged. Existiam dúvidas se o ritmo da recuperação do emprego seria mesmo em forma de “V”, como sempre sendo propagado pela equipe econômica do governo.

O próprio Dalcolmo argumentou em mais de uma divulgação mensal do Caged que, se houvesse qualquer tipo de subnotificação de demissões, os próprios trabalhadores teriam denunciado as empresas, já que ficariam sem receber o seguro-desemprego.

As suspeitas de subnotificação de demissões no Caged incomodaram autoridades da pasta ao longo do ano passado. Em junho de 2020, o ex-secretário especial de Trabalho e Emprego do Ministério da Economia e atual Advogado Geral da União, Bruno Bianco, atribuiu a uma discussão ideológica os questionamentos às estatísticas do mercado de trabalho. “Uma ou duas pessoas que não se contentam com dados positivos e criam histórias infundadas”, afirmou, na ocasião.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Novo Complexo Policial em Cruz das Almas deve levar nome do Tenente Romualdo Sales Gonçalves

Ele é pai do vereador Renan de Romualdo (Avante).

Compartilhe

Publicado

em

Créditos: FORTE NA NOTÍCIA

O líder do PT, PC Do B e PV, deputado estadual Robinson Almeida, apresentou um Indicação na Assembleia Legislativa, endereçada ao governador Jerônimo Rodrigues, sugerindo que o novo complexo policial de Cruz das Almas, a ser inaugurado em breve, seja batizado com o nome do Tenente Romualdo Sales Gonçalves. Romualdo Gonçalves faleceu em 2011. Ele é pai do vereador Renan de Romualdo (Avante), foi candidato a prefeito de Cruz das Almas em 1976, Delegado de Polícia Civil e chefe da RETRAN/DETRAN.

No documento encaminhado ao Governo do Estado, o deputado salienta as contribuições para a segurança pública e o desenvolvimento de Cruz das Almas como justificativas para a homenagem à memória e a família de Romualdo.

“Romualdo Sales Gonçalves, nascido em Cícero Dantas, foi uma figura marcante na história de Cruz das Almas, tendo atuado como delegado de polícia e comandante da polícia militar na década de 50. Sua dedicação e comprometimento com a legalidade e a segurança pública o tornaram respeitado e admirado pela comunidade, sendo inclusive candidato a prefeito nas eleições municipais de 1976”, enfatiza Robinson, no documento enviado ao governador Jerônimo Rodrigues.

“Além de sua atuação na polícia, Romualdo destacou em diversos serviços sociais em prol da comunidade, incluindo sua contribuição como chefe da RETRAN/DETRAN, provedor do Hospital Nossa Senhora do Bom Sucesso e idealizador do Lar de Idosos, assim como integrou o Lions Clube. Criou, também, a Liga Desportiva de Cruz das Almas, no final da década de 70. Sua trajetória de dedicação e serviço social no município foi reconhecida pela Câmara de Vereadores, que lhe conferiu o título de cidadão cruzalmense”, argumentou o deputado.

“Mesmo após sua aposentadoria, Romualdo Sales Gonçalves continuou ativo no serviço social, buscando sempre melhorar a vida das pessoas necessitadas. Seu falecimento em 2011 deixou um vazio na comunidade, mas seu legado de comprometimento com o bem-estar dos cruzalmenses permanece vivo. Por isso essa proposta de nomear o novo complexo policial em Cruz das Almas em homenagem a Tenente Romualdo Sales Gonçalves é uma forma de reconhecer e valorizar a trajetória e os serviços prestados por essa figura histórica da região”, justificou Robinson Almeida.

Assessoria Parlamentar

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Prefeitura de Cruz vai reinaugurar Praça Edla Costa no próximo domingo (31)

Para celebrar a reinauguração, a Prefeitura preparou uma série de atividades.

Compartilhe

Publicado

em

Um novo espaço para mais lazer e diversão para os cruzalmenses será reinaugurado no próximo domingo (31) a partir das 9h. A Prefeitura de Cruz das Almas vai entregar a Praça do Edla Costa, totalmente requalificada, oferecendo à população um espaço revitalizado com a recuperação de piso intertravado, pinturas dos meio-fios, restauração e pintura do parque infantil, além da troca de areia do parquinho, revitalização dos bancos e mesas, revitalização dos canteiros em torno do parque, troca e pintura do gradil, além de todo o paisagismo do espaço.

Para celebrar a reinauguração da Praça do Edla Costa, a Prefeitura de Cruz preparou uma série de atividades que vão acontecer a partir das 9h, proporcionando mais lazer e diversão, e uma variedade de serviços com atendimentos de saúde para todas as idades.

O prefeito Ednaldo Ribeiro falou do empenho e dedicação que a caravana do trabalho tem realizado em Cruz das Almas. “Os moradores e visitantes do Edla Costa vão desfrutar agora de uma nova praça totalmente revitalizada pela caravana no trabalho, que restaurou a praça para a segurança e bem-estar de todos. Quero convidar você, toda a sua família e amigos para a reinauguração da praça do Edla Costa, e vamos juntos desfrutar de um espaço que foi pensado para o povo. Afinal, aqui tem trabalho, mas também tem muito mais do que isso: tem qualidade de vida e diversão garantida,” destacou Ednaldo.

ASCOM

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Colisão entre caminhão baú e carro é registrada na Av. Getúlio Vargas

O acidente aconteceu nas proximidades da rotatória do Terminal Rodoviário.

Compartilhe

Publicado

em

Uma colisão envolvendo um carro de passeio e um caminhão baú foi registrada na manhã desta quinta-feira, 28, na Avenida Getúlio Vargas, em Cruz das Almas.

O acidente aconteceu nas proximidades da rotatória do Terminal Rodoviário, sentido saída da cidade.

Apesar do susto, não houve feridos, apenas danos materiais. Prepostos da SMTT estiveram no local e registraram a ocorrência.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas