conecte-se conosco




ESPORTE

Em confronto direto contra o Z4, Vitória recebe a Ponte Preta

Publicado

em

Uma vitória em 12 partidas disputadas, nove pontos de 36 possíveis e jejum de sete jogos sem ganhar. O cenário coloca o Leão na zona de rebaixamento da Série B, na 18ª posição. Em busca de recuperação, o rubro-negro recebe a Ponte Preta nesta terça-feira (20), às 21h30, no Barradão.

Será o segundo confronto direto contra o Z4 em menos de uma semana. E, se o Vitória perdeu o primeiro – 1×0 para o Brasil de Pelotas, na cidade gaúcha -, agora joga como anfitrião, e é preciso fazer valer o fator casa. Assim como o Leão, a Macaca também tem nove pontos e aparece logo atrás na tabela, na 19ª colocação, por possuir pior saldo de gols (-3 a -4).

“Não é um momento bom que nós vivemos, sabemos disso. Mas eu acredito que a gente precisa ser muito forte emocionalmente. Até porque ninguém vai chegar aqui para nos salvar agora, não é? Temos que estar cada vez mais próximos, cada vez mais fechado, porque, quando chegar em campo, somos nós que vamos decidir pelo clube. É o momento de estar muito forte emocionalmente, psicologicamente, porque só assim que a gente vai sair dessa situação difícil”, afirmou o zagueiro Marcelo Alves, provável titular em meio às ausências de Wallace e Thalisson Kelven, machucados.

Se a situação atual é ruim, ao menos há um alento no retrospecto. Há cinco anos, o Vitória não sabe o que é perder para a Ponte Preta. A última derrota aconteceu pela Série A de 2016, por 2×0. De lá para cá, aconteceram mais seis partidas, com quatro triunfos rubro-negros (67%) e dois empates (33%).

Considerando apenas os confrontos válidos pela Série B, o histórico também é positivo: o Vitória nunca foi superado pelo adversário. Em oito encontros, ganhou cinco (62%) e empatou três (38%).

Os duelos mais recentes foram no ano passado, quando não houve ganhador. Os times ficaram no 3×3 no Moisés Lucarelli e 0x0 no Barradão. Dessa vez, um empate complicaria a vida de ambos, pois permaneceriam entre os quatro últimos colocados. Já a equipe que vencer pode até terminar a rodada fora do Z4, a depender dos outros resultados.

Pressão

Ganhar será importante ao Vitória não só para espantar a má fase, mas também para acalmar os ânimos dos torcedores. Após um protesto no aeroporto de Salvador na semana passada, uma nova manifestação foi marcada pela torcida uniformizada Os Imbatíveis. Dessa vez, será no portão do Barradão, às 18h, pouco antes do jogo contra a Ponte.

“Na nossa profissão, somos pressionados todos os dias, cobrados todo os dias. É a responsabilidade que nos foi dada. A gente tem que estar com a cabeça firme, com a mente forte, porque só a gente que vai tirar dessa situação. Fomos nós que deixamos o Vitória nessa situação, somos nós que vamos tirá-lo de lá”, disse Marcelo Alves.

O zagueiro está disponível após cumprir suspensão. Porém, como dito, o técnico Ramon Menezes terá dois desfalques no sistema defensivo. Capitão do time, Wallace se recupera de edema na posterior e segue fora. Já Thalisson Kelven, que saiu lesionado contra o Brasil de Pelotas, foi vetado por causa do trauma na clavícula esquerda.

O meia Fernando Neto, que também se lesionou no jogo passado, é mais uma baixa, por dor na coxa.

Uma possível escalação do Vitória tem: Ronaldo, Cedric, Marcelo Alves, Mateus Moraes e Pedrinho; Gabriel Bispo, Pablo Siles, Bruno Oliveira e Soares; David e Dinei.

A Ponte, por sua vez, também terá mudanças. Com a saída de Dawhan para o Juventude, o técnico Gilson Kleina precisa definir um substituto para atuar na dupla de volantes com André Luiz. Marcos Júnior e Vini Locatelli são as opções

Na lateral direita, Kevin se recupera de contusão na coxa, e a tendência é que Felipe Albuquerque seja mantido. Assim, Jean Carlos e Rafael Santos disputam a posição na esquerda.

Uma provável Ponte tem: Ivan, Felipe Albuquerque, Ednei (Fábio Sanches), Cleylton e Jean Carlos (Rafael Santos); André Luiz, Vini Locatelli (Marcos Júnior) e Camilo; Richard, Fessin (Veras ou Rodrigão) e Moisés.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

ESPORTE

No Barradão, Vitória vence o Treze por 3 a 0, mas é eliminado da Copa do Nordeste

A vitória diante do Treze marcou o 22° seguido do Rubro-Negro sem perder no Barradão.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Maurícia da Matta/EC Vitória

O Vitória está eliminado da Copa do Nordeste. Mesmo com a vitória por 3 a 0 diante do Treze-PB, nesta quarta-feira (27), no Barradão, o Leão terminou a fase de grupos na 5ª colocação do Grupo A, atrás do líder Sport, que somou 17 pontos, e de Ceará, CRB e Botafogo-PB, que venceram as suas partidas na rodada final, somaram 15 pontos cada e terminaram com um ponto a mais que o Rubro-Negro baiano. Os gols do Vitória diante do Treze foram marcados por Luiz Adriano, Léo Gamalho e Lucas Esteves.

Os confrontos das quartas de final da Lampions League, disputados em jogos únicos, serão Sport x Ceará, CRB x Botafogo-PB, Bahia x Náutico e Fortaleza x Altos. Apenas a final do torneio é jogada em partidas de ida e volta.

Pensando nos Ba-Vis do próximo domingo (31), no Barradão, e no domingo (7), na Arena Fonte Nova, pelas finais do Campeonato Baiano, o técnico Léo Condé levou a campo um Vitória praticamente reserva, apenas com exceção do goleiro Lucas Arcanjo. A partida marcou as estreias como titulares do lateral-direito Raúl Cáceres, do meia Luan Guilherme e do centroavante Luiz Adriano.

A vitória diante do Treze marcou o 22° seguido do Rubro-Negro sem perder no Barradão. A última derrota do Leão em seus domínios foi no dia 11 de junho, contra o Criciúma, ainda pela 12ª rodada da Série B. De lá para cá são 18 vitórias e quatro empates.

Bahia Notícias

Compartilhe
CONTINUE LENDO

ESPORTE

Jogando com o sub-20, Bahia é goleado pelo Botafogo-PB em partida válida pela última rodada da Copa do Nordeste

Com esse resultado, o Bahia vai enfrentar o Altos nas quartas de final.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Letícia Martins / EC Bahia

Em duelo válido pela oitava rodada da Copa do Nordeste, o Botafogo da Paraíba recebeu o Bahia no Almeidão na noite desta quarta-feira (27). Em jogo morno no primeiro tempo, o Alvinegro teve o domínio mas não aproveitou as oportunidades e a primeira etapa foi encerrada com o empate de 0 a 0.

No segundo tempo, o Botafogo voltou com tudo e logo aos cinco minutos saiu na frente do placar com gol de Pipico, logo na sequência, após falta cobrada por Warley, Pedro Ivo fez o segundo gol do Belo, aos 33 minutos, Bruno Mota fez terceiro, e nos acréscimos fez o quarto. Gol que deu números finais na partida.

Com esse resultado, o Bahia vai enfrentar o Altos nas quartas de final, enquanto o Botafogo da Paraíba fará frente ao Náutico, ambos os duelos serão disputados em jogo único. O próximo desafio do Tricolor será diante do Vitória, no domingo (31), no Barradão, em partida válida pelo jogo de ida da final do Campeonato Baiano.

Bahia Notícias

Compartilhe
CONTINUE LENDO

ESPORTE

Jogo da sobrevivência: Vitória decide futuro na Copa do Nordeste contra o Treze

Rubro-negro recebe time paraibano nesta quarta-feira (27), às 21h30, no Barradão.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: VICTOR FERREIRA / ECV

O futuro do Vitória na Copa do Nordeste será definido na noite desta quarta-feira (27). Às 21h30, o rubro-negro tenta sobreviver na competição diante do Treze. Não depende apenas das próprias forças, mas terá o apoio da torcida nas arquibancadas do Barradão. O sonho de comemorar o pentacampeonato será intensificado ou interrompido nesta última rodada da fase classificatória do regional.

É fazer valer o mando de campo, partir para cima e ampliar a invencibilidade. O Vitória não perde em sua casa há quase 10 meses. A última derrota foi em 11 de junho do ano passado, para o Criciúma, por 1×0, na Série B do Brasileiro. De lá para cá, foram 21 jogos como mandante: 17 vitórias e 4 empates.

A força do Barradão será fundamental, já que ganhar do Treze é o caminho mais fácil para ficar com a vaga. O Leão está na 5ª posição do Grupo A, com 11 pontos, um a menos que CRB, Ceará e Botafogo-PB, que somam 12, cada, e ocupam a 2ª, 3ª e 4ª colocações, respectivamente. Se vencer e um desses três times perder ou empatar, o rubro-negro estará garantido nas quartas de final.

Se ganhar e o Sport for derrotado, o time do técnico Léo Condé também se classifica, mas somente se conseguir reverter a atual superioridade que o time pernambucano tem no saldo de gols (5 a 2). O adversário de Recife lidera a chave, com 14 pontos.

Quem joga?

A partida contra o Treze será a primeira das três decisões que o Vitória vai encarar em sequência. Nos próximos dois domingos, dias 31 e 7, às 16h, o rubro-negro vai enfrentar o principal rival, o Bahia, nas finais do Campeonato Baiano. O calendário intenso de jogos importantes exige que Léo Condé estude estratégias que permitam garantir a boa performance do elenco em todos os compromissos.

Por isso, o comandante sinalizou que pode poupar alguns atletas e dar espaço a recém-contratados. De qualquer forma, ele não poderá repetir a escalação do time que venceu o Fortaleza, por 1×0, no Castelão, na rodada passada do regional. Rodrigo Andrade levou o terceiro cartão amarelo e está suspenso.

Recuperado de contusão, Dudu voltou a treinar normalmente com o elenco na segunda-feira e virou opção para a vaga, assim como Jean Mota, que pode ter a chance de vestir a camisa de titular pela primeira vez. Ele entrou no decorrer da partida passada e briga por uma chance no onze inicial.

“Meu foco é trabalhar dia a dia e agarrar as oportunidades que tiver. Estou preparado. Estou bem fisicamente, tecnicamente. Preciso de ritmo de jogo, porém, creio que se o professor optar por mim vou dar o meu melhor”, avisou Jean Mota.

O zagueiro Camutanga saiu machucado do duelo contra o Fortaleza, mas treinou normalmente na reapresentação. Caso Léo Condé decida poupá-lo, Zapata é o substituto imediato.

O meia Daniel Júnior e o atacante Iury Castilho iniciaram a transição física após se recuperarem de contusão, mas ainda não estão à disposição. O atacante Mateus Gonçalves reforça a equipe após cumprir suspensão pela expulsão no Ba-Vi.

Uma provável escalação do Vitória contra o Treze tem: Lucas Arcanjo, Zeca, Camutanga (Zapata), Wagner Leonardo e Patric Calmon; Willian Oliveira, Jean Mota (Dudu), Léo Naldi e Matheusinho; Osvaldo e Alerrandro.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas