conecte-se conosco




CRUZ DAS ALMAS

Eleitor tem até esta semana para justificar ausência no 1º turno

Publicado

em

O eleitor que não compareceu às urnas no primeiro turno das eleições municipais de novembro tem até esta semana para justificar a ausência. Caso o procedimento não seja realizado, será preciso pagar uma multa. Quem não regularizar a situação pode ficar sujeito a restrições.

O prazo vence na quinta-feira (14) para quem faltou ao primeiro turno das eleições municipais 2020. Para o segundo turno, o limite é 28 de janeiro.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que a justificativa seja feita, preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título, disponível para celulares com sistemas operacionais Android ou iOS.

O procedimento pode ser feito também pela internet, por meio do Sistema Justifica. Ou ainda de modo presencial, no Cartório Eleitoral. Em qualquer um dos casos, o eleitor precisará preencher um Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), descrevendo por que não votou. O TSE pede que seja anexada documentação que comprove a razão da falta.

Isso porque o RJE pode ser recusado pela Justiça Eleitoral, se a justificativa não for plausível ou se o formulário for preenchido com informações que não permitam identificar corretamente o eleitor, por exemplo.

Se tiver o requerimento negado, para regularizar a situação o eleitor precisará pagar a mesma multa de quem perdeu o prazo para a justificativa. O valor da multa pode variar, de acordo com o estipulado pelo juízo de cada zona eleitoral. Existe a possibilidade de o eleitor solicitar isenção, se puder comprovar que não tem recursos para arcar com a penalidade.

Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu por estar fora de seu domicílio eleitoral. Ou seja, se não tiver votado no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar a ausência de cada um, separadamente, obedecendo aos mesmos requisitos e prazos de cada turno.

Nas eleições 2020 foi registrada abstenção recorde tanto no primeiro (23,14% do eleitorado) quanto no segundo (29,5%). Quando foram realizadas as votações, o Brasil tinha 147.918.483 eleitores aptos a votar.

A justificativa para a ausência é necessária porque o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos, conforme o Artigo 14 da Constituição. Quem não justificar e não pagar a multa para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral fica sujeito a uma série de restrições legais, impedido de:

– obter passaporte ou carteira de identidade;

– receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;

– participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias;

– obter empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, nos institutos e caixas de Previdência Social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;

– inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado;

– renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;

– praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda;

– obter certidão de quitação eleitoral;

– obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Macaco sagui morre após sofrer descarga elétrica no centro de Cruz das Almas

Professora que presenciou a morte do animal ficou chocada com o que viu.

Compartilhe

Publicado

em

Um macaco da espécie sagui morreu eletrocutado em fios de alta tensão na tarde desta sexta-feira, 26, na rua Júlio César Galott, no bairro Lauro Passos, centro de Cruz das Almas.

O animal costumava andar pelos fios diariamente em busca de alimento em um pé de manga que fica bem próximo da rede, acabou sofrendo a descarga elétrica, fazendo com que ficasse preso entre os cabos.

Uma professora que presenciou a morte do animal ficou chocada com o que viu. “Ele se debateu até morrer. Fiquei assistindo a tudo sem poder fazer nada”, disse ao Forte na Notícia.

A falta de isolamento dos fios é sem dúvida a causa principal da morte do animal.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Dia do Trabalhador em Cruz da Almas: Prefeitura e SindCruz celebram com evento especial na Praça Multiuso

Entre os destaques do evento, está o show de Pedrinho, que promete animar a todos.

Compartilhe

Publicado

em

No próximo dia 1º de maio, a partir das 14h, a Praça Multiuso será palco de uma celebração especial em homenagem ao Dia do Trabalhador. Promovido pelo SINDCRUZ e com o apoio da Prefeitura de Cruz das Almas, o evento vai contar com uma tarde repleta de atividades e entretenimento para toda a família.

A programação terá início às 14h30 com abertura de vendas das cartelas para o show de prêmios. Às 15h, começam os sorteios, com seis chances de ganhar prêmios incríveis.

Entre os destaques do evento, está o show de Pedrinho, que promete animar a todos. O público também poderá desfrutar de opções de lazer, como pula-pula para as crianças, além disso será montando um Stand FBBR oferecendo serviços sociais para quem precisar.

PROGRAMAÇÃO:

14h30 – Abertura e venda das cartelas do show de prêmios

15h – Início do show de prêmios (6 sorteios)

17h – Show de Pedrinho

E MAIS:

•Pula-pula

-Vendas de lanches e bebidas

  • Serviços sociais no Stand FBBR

ASCOM

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Cimentol disponibiliza vagas de emprego em Cruz das Almas

Confira os requisitos.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação

A distribuidora de cimentos e aço Cimentol está disponibilizado vagas de emprego para auxiliar de logística e vendedor interno em Cruz das Almas. As informações foram divulgadas ontem, 25.

Confira os requisitos abaixo:

Auxiliar de logística: segundo grau completo ou terceiro grau; CNH B; disponibilidade para viagem; experiência em informática/logística; habilidade com informática.

Vendedor interno: segundo grau completo ou terceiro grau; atendimento ao cliente; conhecimento em informática; experiência em vendas.

Os interessados devem encaminhar o currículo até o próximo dia 30 (terça-feira) pelo WhatsApp (75) 98864-6757, para o e-mail [email protected] ou entregar na sede da Cimentol, localizada às margens da BR-101, Km 223, Cajá, em Cruz das Almas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas