conecte-se conosco




EDUCAÇÃO

Doze livros em novo lançamento da Uefs Editora

Publicado

em

A Uefs Editora lança no dia 18 de dezembro (terça-feira), doze novos títulos que contemplam diversas áreas do conhecimento e representam parte do investimento na pesquisa da Instituição. O catálogo da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) passa a contabilizar 250 livros publicados, em que pese o cenário de crise econômica, o que demonstra a relevância que vem sendo dada à divulgação da produção científica e cultural. O evento está programado para às 16h, no hall do prédio da Reitoria no campus universitário.

Três livros são de Filologia: “Filologia, cultura escrita e estudos culturais”, organizado por Alicia Duhá Lose, Arivaldo Sacramento de Souza, Patrício Nunes Barreiros e Rosinê de Jesus Duarte. “Filologia e estudos do léxico”, organizado por Celina Márcia de Souza Abbade, Liliane Lemos Santana Barreiros, Lise Mary Arruda Dourado e Patrício Nunes Barreiros. “Filologia e humanidades digitais”, organizado por Isabela Santos de Almeida, Patrício Nunes Barreiros e Rosa Borges dos Santos.

“Tocar, cantar, criar: a composição no ensino musical”, organizado por Simone Braga e Mônica Santana Vasconcelos, é o segundo livro da área de Música publicado pela UEFS Editora. Organizado por Edinusia Moreira Carneiro Santos, Agripino Souza Coelho Neto e Onildo Araujo da Silva, será lançado o “Espacialidade e movimentos sociais”.

Gabriela Santana Bastos e Maria Angela Alves Nascimento são as autoras de “Fronteiras Interculturais na saúde: o processo de trabalho do Agente Indígena de Saúde Kiriri”. Organizado por Maria Geralda Gomes Aguiar, falecida recentemente, cuja memória a UEFS Editora homenageia, é o livro “Processo saúde/doença e práticas de cuidado no cotidiano de trabalhadores feirantes”. Na área de História, Adriana Dantas Reis e Caio Figueiredo Fernandes Adan organizaram os textos do livro “Estudos em História Colonial”.

A cultura popular ganha um livro precioso: “Contação de histórias: seguindo o curso de suas águas”, organizado por Luciene Souza Santos, Keu Apoema e Mary de Andrade Arapiraca. A Universidade Federal da Bahia, em seu campus de Ondina, é o objeto da pesquisa de Eledison Sampaio em seu livro “Práticas de vigilância na cidade contemporânea”.

Os pesquisadores Fábio Bandeira, Mathias Rös, Luciana Porter-Bolland, Federico Escobar, Emma Villaseñor, Albert Chan Dzul, Sara Oliveros López, Alberto López Días, Thiago Cardoso, Isabel Modergín, Osiel Santana Ferreira, Maria das Neves Alves dos Santos, Suzana Arrázola, Ximena Velez Liendo, Olga Ruiz e Ester Conde são os autores de dois livros coletivos nas áreas de Ecologia, Etnografia e Etnologia, editados em espanhol: “Cuaderno educativo sobre mapeo participativo y conocimiento ecológico tradicional, Calakmul, Campeche, México”, e “Conocimiento ecológico tradicional das comunidades Tsimane de Alto Colorado y São Luis Chico, Pilón Lajas, Bolivia”.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

EDUCAÇÃO

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira

Solicitações devem ser feitas pela Página do Participante

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

Termina na próxima sexta-feira (26) o prazo para pedir a isenção de pagamento da taxa de inscrição para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, com o login único do Gov.br.

Têm direito a fazer o Enem de graça os alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em 2024, em escola pública, e quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada. Também podem ser beneficiados participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação, e alunos de famílias de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

O estudante que teve isenção no Enem 2023, mas não compareceu aos dois dias do exame, e quer participar da edição de 2024 gratuitamente precisa justificar a ausência. O prazo para a justificativa também encerra em 26 de abril.

O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados do Exame são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Agência Brasil

Compartilhe
CONTINUE LENDO

EDUCAÇÃO

Na Bahia, 17 campi do Instituto Federal da Bahia estão em greve

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com indicativo de greve; no entanto, sem data para adesão

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Andressa Lopes/Rede Clube

Os professores e servidores das instituições em greve, reivindicam reestruturação de carreira, recomposição salarial e orçamentária, e revogação de normas aprovadas nos governos Temer e Bolsonaro. Os níveis de paralisação variam. Em algumas instituições, professores e técnicos-administrativos aderiram à greve. Em outros casos, apenas os professores, ou apenas os técnicos, estão paralisados.

Na Bahia, 17 campi do Instituto Federal da Bahia também entraram em greve. Além disso, segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) está na lista das instituições que aderiram à greve nesta segunda. Já a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com indicativo de greve; no entanto, sem data para adesão.

O Ministério da Educação declarou, por meio da assessoria de imprensa, que “vem envidando todos os esforços para buscar alternativas de valorização dos servidores da educação, atento ao diálogo franco e respeitoso com as categorias”. A pasta diz ainda que vem participando das mesas de negociação que trata de condições de trabalho dos servidores que atuam nas instituições de educação.

Conteúdo/Fonte: Metro1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

EDUCAÇÃO

Enem 2024: prazo para pedir isenção começa nesta segunda

Saiba quem tem direito e como solicitar.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Divulgação/Depositphotos

Começa nesta segunda-feira (15) o prazo para solicitar a isenção de pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Na edição de 2023, o valor da inscrição foi de R$ 85.

Os pedidos de isenção devem ser submetidos na Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante) com o login do gov.br até 26 de abril.

Abaixo, confira as respostas para as principais dúvidas sobre o benefício e sobre o Enem 2024.

💰 Quem tem direito à isenção de taxa?

  • Participantes que estão no 3º ano do ensino médio de escolas públicas;
  • alunos que estudaram durante todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais da rede privada, desde que tenham renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.980);
  • cidadãos em vulnerabilidade social, membros de família de baixa renda com inscrição no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

💻 Como solicitar a isenção? É preciso entrar na Página do Participante e informar o CPF, a data de nascimento, o e-mail e um número de telefone válido.

☹️ E quem estava isento no Enem 2023, mas não fez a prova? Nesse caso, é necessário entrar na Página do Participante e justificar a ausência (anexando um atestado médico ou um boletim de ocorrência, por exemplo). Caso contrário, perderá o direito à isenção.

✉️ Quando saem os resultados da isenção? Em 13 de maio. Caso o pedido seja negado, é possível entrar com recurso entre 13 e 17 de maio.

📝 Quem conseguir a isenção precisa se inscrever no Enem? Sim. Todos, isentos ou não, deverão fazer a inscrição no Enem 2024, no período que ainda vai ser divulgado pelo Inep.

Datas do período de isenção e justificativa

  • 15 a 26 de abril: justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção do Enem 2024.
  • 13 de maio: resultado da justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção do Enem 2024.
  • 13 a 17 de maio: recurso da justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção do Enem 2024.
  • 24 de maio: resultado do recurso da justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção do Enem 2024.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas