Detran muda de sistema visando segurança no banco de dados de condutores e veículos

Órgão que a alteração representa uma economia de R$ 1,3 milhão por ano.

Foto: Manu Dias/GOVBA

Visando ampliar a segurança no banco de dados de condutores e veículos o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) decidiu mudar todos os seus sistemas para o Data Center da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb).

Segundo o órgão, a migração ocorreu entre os dias 3 e 7 de setembro, com as informações de quase três milhões de condutores habilitados e mais de quatro milhões de veículos, incluindo o histórico de multas e seguro DPVAT.

O Detran informou que a alteração representa uma economia de R$ 1,3 milhão por ano e que a Prodeb garante o canal de comunicação com a internet, para o cidadão ter acesso seguro aos serviços do departamento de trânsito, que tiveram sua capacidade de processamento aumentada em 50%.

A hospedagem dos sistemas integra o projeto de transferência de todos os procedimentos online do Detran-BA para o SAC Digital, a plataforma eletrônica de serviços do Estado, que está em andamento.

“Em 2019, uma consultoria americana que trabalha para o Congresso dos Estados Unidos e incentiva projetos tecnológicos no mundo já havia sugerido essa migração que fizemos para a Prodeb. É um marco na modernização do órgão de trânsito, para que possamos avançar na virtualização dos serviços dentro do SAC Digital”, disse o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.

Compartilhe