conecte-se conosco




CRUZ DAS ALMAS

Cruz das Almas: II Seminário de Mineração e Meio Ambiente aborda impactos socioambientais

Publicado

em

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Núcleo Tecnológico de Estudos dos Impactos da Mineração (NEIM), promove nesta semana, em Cruz das Almas, o II Seminário de Mineração e Meio Ambiente da Bahia. O evento reúne estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores de temáticas relacionadas à mineração e meio ambiente, além da sociedade civil.

A mesa abertura do Seminário foi realizada na tarde da última segunda, 04, e contou com a participação do reitor da UFRB, Fabio Josué dos Santos; do professor Jorge Antonio Gonzaga Santos; do presidente do Conselhos Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-BA), Luis Edmundo Campos; do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Cruz das Almas, Pedro Melo, além da professora Marcela Rebouças que deu boas vindas aos participantes e destacou a experiência exitosa do I Seminário realizado em conjunto com as atividades do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu, na modalidade Ensino à Distância (EaD), do curso de Mineração e Meio Ambiente.

O reitor Fábio Josué falou da importância do evento e lembrou que a mineração é uma atividade econômica importante no estado da Bahia e por isso a preocupação da Universidade no impacto ambiental das atividades de exploração. “É através da parceria e criatividade que conseguimos superar as dificuldades que estão postas. A organização está de parabéns pelas parcerias que articulam e convergem nas atividades desenvolvidas”, afirmou.

Segundo o professor Jorge Gonzaga, o seminário tem como foco destacar a mineração dentro dos parâmetros de desenvolvimento sustentável pregado pelas Nações Unidas. “O Brasil é um país abençoado por ter recursos minerais tão abundantes. O ambiente acadêmico precisa ser propositivo pois é o lugar ideal para indústria buscar a resolução dos seus problemas”, disse.

Em seguida ocorreu a apresentação musical do Coral da UFRB e posteriormente foi realizada a palestra de abertura realizada pelo diretor de Competitividade Industrial do Governo da Bahia, professor Paulo Henrique Almeida.

A programação do evento segue até sexta-feira, 08, e conta com diversas atividades como palestras ministradas por conferencistas nacionais e internacionais, mesa redonda, minicursos, apresentação de trabalho na forma oral e pôster, visita técnica e uma ala para exposição de equipamentos e minerais (estandes com cartazes, equipamentos, serviços e tecnologias utilizados no tema eixo do evento).

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Prefeitura de Cruz das Almas promove ação de combate a dengue na Pumba

A ação preventiva foi feita com um equipamento de pulverização.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação / ASCOM

A Prefeitura de Cruz das Almas segue realizando diversas ações de mobilização de combate à dengue. Na manhã de hoje, (19), os Agentes de Combate às Endemias, através da Secretaria de Saúde, realizaram na localidade da Pumba um grande trabalho de intensificação no combate ao mosquito Aedes aegypti.

A ação preventiva foi feita com um equipamento de pulverização, utilizando inseticida para bloquear os mosquitos adultos, evitando assim a transmissão de casos. As ações de bloqueio também já foram realizadas em outros pontos do município, com aplicação de inseticidas diante do número de casos positivos na localidade. Durante a ação, os agentes de endemias realizaram ainda uma mobilização educativa com a comunidade sobre os cuidados da prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.

Moradora da Pumba há mais de 30 anos, a dona de casa Adelaide de Almeida disse que tem se preocupado com a proliferação da dengue e reforça que os cuidados preventivos devem ser mantidos pela comunidade na eliminação dos criadouros do mosquito da dengue. “A dengue é uma doença séria, minha gente, e todos precisam acordar e ajudar. Se cada um fizer o que deve ser feito, que é o básico, não acumulando água parada, deixando o quintal limpo e recebendo a equipe de combate à dengue, com certeza esse mal não chegará até nós,” destacou a moradora da região.

A prefeitura de Cruz das Almas segue promovendo diversas ações e uma série de medidas de combate à dengue nas feiras livres, escolas e bairros das cidades, com distribuição de panfletos, visitas educativas e de fiscalização em diversos locais, mutirão de limpeza urbana, caminhadas de conscientização, entre outras iniciativas.

ASCOM

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Jogos emocionantes marcam o início da Copa Cruzalmense de Futsal Feminino

Com três partidas eletrizantes, as equipes mostraram todo o seu talento e determinação em busca da vitória.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação / ASCOM

A abertura da Copa de Futsal Feminino teve início na noite desta quinta-feira (18), no Ginásio de Esportes, em Cruz das Almas. Com três partidas eletrizantes, as equipes mostraram todo o seu talento e determinação em busca da vitória.

No primeiro confronto da noite, São Felipe enfrentou o União e não deu chances para o adversário, conquistando uma vitória avassaladora vencendo por 9 X 0. Em seguida, NAFC e Independente se enfrentaram, com o Independente levando a melhor ao vencer por 5 a 2. O último jogo da noite foi entre Cabaceiras e Inter, o time de Cabaceiras venceu por 2 X 1.

“A Copa de Futsal Feminino é mais do que uma competição esportiva; é uma celebração da força e do talento das mulheres esportistas em nosso município. Estamos comprometidos em promover a igualdade e o acesso ao esporte para todos. Parabenizo as todas as equipes participantes”, destacou o prefeito Ednaldo Ribeiro.

A Copa Cruzalmense de Futsal Feminino é promovida pela Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, o campeonato conta com uma premiação total de três mil reais, além de proporcionar uniformes para todas as equipes participantes.

ASCOM

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

UFRB abre vagas para professor substituto em Cruz das Almas e outros 4 municípios

As inscrições serão online e acontecerão a partir de 25 de abril.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação

A Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) iniciou um novo processo seletivo para Professor Substituto nos campi de Amargosa, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus.

Serão 25 vagas temporárias em seis centros da universidade. 10% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência (PcD) e 20% para candidatos negros.

As inscrições serão online e acontecerão a partir de 25 de abril e seguirão até 17 de maio, no site da UFRB. O processo exige formação de nível superior na área pretendida, titulação de mestre para todas as áreas, exceto para Medicina, que exige especialização.

Os salários variam de R$ 2.437,59 a R$ 6.356,02, dependendo da titulação e da carga horária.

Vagas disponíveis:

Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas – Cruz das Almas

  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Metodologia de Pesquisa – 2 vagas – 20 horas

Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas – Cruz das Almas

  • Engenharia da Computação – 1 vaga – 40 horas
  • Sistemas Mecânicos – 1 vaga – 40 horas

Centro de Cultura, Linguagem e Tecnologias Aplicadas (Cecult) – Santo Amaro-BA

  • Políticas de formação, interculturalidade e interdisciplinaridade – 1 vagas – 20 horas

Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade – Feira de Santana

  • Química/Educação do Campo – 1 vaga – 40 horas
  • Engenharias – 1 vaga – 20 horas
  • Psicologia/Interdisciplinar – 1 vaga – 20 horas
  • Engenharia de Produção/Engenharias – 1 vaga – 40 horas
  • Energias – 1 vaga – 40 horas
  • Práticas Pedagógicas e Processos Educativos dna Educação no Campo – 1 vaga – 40 horas

Centro de Formação de Professores – Amargosa

  • Ensino de Ciências e Matemática – 1 vaga – 40 horas
  • Ensino de Ciências e Matemática – 1 vaga – 40 horas
  • Humanidades, Letras e Artes – Linguística – 1 vaga – 40 horas
  • Humanidades, Letras e Artes – Ensino de Língua Inglesa – 1 vaga – 40 horas
  • Filosofia, Educação e Sociedade – 1 vaga – 40 horas
  • Docência, Saberes e Práticas Educativas – 1 vaga – 20 horas
  • Cultura, Corpo e Educação – Leitura e Produção de Texto/Educação do Campo – 1 vaga – 40 horas

Centro de Ciências da Saúde – Santo Antônio de Jesus

  • Elementos de Técnicas Cirúrgicas/ Práticas de Cuidado em Saúde – Medicina – 1 vaga – 20 horas
  • Psicologia, Educação Especial e Inclusão/Humanidades – 1 vaga – 20 horas
  • Psicopatologia/Humanidades – 1 vaga – 20 horas
  • Saúde Mental/Práticas do Cuidado em Saúde/Medicina – 1 vaga – 20 horas
  • Ciências Básicas da Saúde – 1 vaga – 40 horas
  • Saúde da Família/Práticas do Cuidado em Saúde/Medicina – 2 vaga – 20 horas

Blog do Valente

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas