conecte-se conosco




CRUZ DAS ALMAS

Covid-19, carnaval e as ‘viroses’: como a folia de 2022 pode ser a receita para o caos

Publicado

em

Ziriguidum, lepo lepo, xenhenhem, metralhadora, abaixa que é tiro. Poderia ser uma lista de músicas coroadas como ‘a do Carnaval’ de seus respectivos anos, mas na verdade é uma lista de homônimas indesejadas: as ‘viroses’ momescas, que nunca hesitaram em bater ponto depois da folia. Se voltarmos mais ao passado, os nomes eram ainda mais sugestivos: espirration, em alusão à Rebolation (2010) e gripetonita (2011), na referência à Liga da Justiça (2011) são alguns dos exemplos mais óbvios.

Seja para quem ficava atrás dos trios ou mesmo para quem passava longe dos circuitos, essa era uma possibilidade real: depois dos dias de festa, cair de cama. Sintomas respiratórios, gastrointestinais e, às vezes, até conjuntivites. Em geral, eram brandos. Em poucos dias, a pessoa ficava curada – e, assim, ninguém nunca teve medo de morrer por conta da virose de Carnaval. O problema é que o mesmo não pode ser dito do Sars-cov-2, o vírus da covid-19.

Nos últimos dias, a discussão sobre a folia vinha crescendo. De um lado, o setor de eventos, que pressiona por uma resposta para conseguir organizar os detalhes da festa a tempo. Do outro, a pandemia ainda sem controle total – e o surgimento de uma nova variante mais contagiosa identificada esta semana na África do Sul. Mesmo com a vacinação avançada e a redução do número de casos, o recrudescimento da covid-19 em países da Europa como Áustria e Alemanha, com índices de imunização relevantes, tem servido para reforçar que o cenário ainda é instável e imprevisível.

Daí vem o Carnaval, com seus números totalmente impressionantes: em 2020, último ano em que foi realizado, a prefeitura de Salvador divulgou que 16,5 milhões de pessoas circularam pela cidade, considerando o período pré-momesco, com o Fuzuê e o Furdunço. Só no Carnaval dos bairros, o público foi de mais de 1,1 milhão. Os turistas foram mais de 850 mil, entre brasileiros e estrangeiros.

Só que não era só gente circulando: com as pessoas, também vieram vírus como Influenza A e B (gripe), rinovírus (resfriado), parainfluenza (respiratório), enterovírus (gastrointestinal), norovírus (que causa diarreia), o vírus da mononucleose (conhecida como a ‘doença do beijo’) e por aí vai. Agora, siga para 2022 e imagine a covid-19 nesse recipiente totalmente favorável à propagação de doenças.

“A gente está falando numa das maiores festas de rua e sabe que é impossível programar um Carnaval sem aglomeração. Além disso, propicia a chegada de muitas pessoas de várias partes do Brasil e do mundo. A gente não pode afirmar nada, mas é uma previsão dentro do cenário que já conhecemos antes da covid. A gente já tem esse registro de que, após o Carnaval, há incidência dessas viroses”, diz a virologista Andréa Mendonça, professora da Medicina da UniFTC e de Biotecnologia na Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Emergências lotadas

O resultado sempre foi de que, anualmente, as emergências hospitalares de Salvador, assim como as unidades básicas de atendimento, sentiam a pressão com o aumento da demanda pós-Carnaval. Como não são doenças de notificação compulsória, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) não tem estatísticas oficiais, mas a experiência dos profissionais de saúde era de emergências lotadas.

“Esse aglomerado de pessoas próximas termina favorecendo a disseminação de doenças, principalmente as virais”, diz a infectologista Ana Paula Amorim, médica do Hospital Português.

Além disso, a própria duração da folia contribui para que esse tipo de vírus seja ainda mais comum.

“As pessoas vão para o Carnaval por muitos dias. Dormem, perdem a noite. Isso também termina deixando uma fragilidade no sistema imunológico”, acrescenta.

Esse aumento já é independente da covid-19. No entanto, os quadros leves são justamente porque são vírus que circulam há anos entre os humanos, como explica a virologista Andréa Mendonça. Assim, mesmo que os vírus sofram mutações, o corpo de cada um já têm alguma resposta imune na memória contra esses agentes porque as pessoas já foram expostas em outros momentos da vida.

“Já em relação ao Sars-cov-2, a gente sabe que é uma caixinha de surpresa. A gente não sabe quem vai evoluir com gravidade e quem vai morrer. Tivemos exemplos de pessoas com toda a assistência médica possível, em várias faixas etárias, e que foram a óbito. O Sars-cov-2 se comporta de maneira diferente do que a gente espera”, alerta.

O receio com um eventual Carnaval não está restrito aos pesquisadores e profissionais de saúde brasileiros. A diretora-geral assistente da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Acesso a Medicamentos, Mariângela Simão, disse na última segunda-feira (22) que a entidade vê com preocupação essa mobilização em torno do Carnaval no Brasil.

“Me preocupa bastante quando vejo no Brasil que tem discussão sobre a abertura do carnaval. Isso é realmente uma condição extremamente propícia para aumento da transmissão comunitária. Precisamos planejar as ações para 2022”, afirmou, na ocasião.

Esta semana, uma carta da direção da Fiocruz Bahia foi divulgada com o percentual de que 90% da população deveria estar vacinada para uma festa segura. No entanto, a fundação não respondeu aos questionamentos da reportagem quanto à forma como o número foi calculado, nem os aspectos levados em conta. Leia mais AQUI.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Novo Complexo Policial em Cruz das Almas deve levar nome do Tenente Romualdo Sales Gonçalves

Ele é pai do vereador Renan de Romualdo (Avante).

Compartilhe

Publicado

em

Créditos: FORTE NA NOTÍCIA

O líder do PT, PC Do B e PV, deputado estadual Robinson Almeida, apresentou um Indicação na Assembleia Legislativa, endereçada ao governador Jerônimo Rodrigues, sugerindo que o novo complexo policial de Cruz das Almas, a ser inaugurado em breve, seja batizado com o nome do Tenente Romualdo Sales Gonçalves. Romualdo Gonçalves faleceu em 2011. Ele é pai do vereador Renan de Romualdo (Avante), foi candidato a prefeito de Cruz das Almas em 1976, Delegado de Polícia Civil e chefe da RETRAN/DETRAN.

No documento encaminhado ao Governo do Estado, o deputado salienta as contribuições para a segurança pública e o desenvolvimento de Cruz das Almas como justificativas para a homenagem à memória e a família de Romualdo.

“Romualdo Sales Gonçalves, nascido em Cícero Dantas, foi uma figura marcante na história de Cruz das Almas, tendo atuado como delegado de polícia e comandante da polícia militar na década de 50. Sua dedicação e comprometimento com a legalidade e a segurança pública o tornaram respeitado e admirado pela comunidade, sendo inclusive candidato a prefeito nas eleições municipais de 1976”, enfatiza Robinson, no documento enviado ao governador Jerônimo Rodrigues.

“Além de sua atuação na polícia, Romualdo destacou em diversos serviços sociais em prol da comunidade, incluindo sua contribuição como chefe da RETRAN/DETRAN, provedor do Hospital Nossa Senhora do Bom Sucesso e idealizador do Lar de Idosos, assim como integrou o Lions Clube. Criou, também, a Liga Desportiva de Cruz das Almas, no final da década de 70. Sua trajetória de dedicação e serviço social no município foi reconhecida pela Câmara de Vereadores, que lhe conferiu o título de cidadão cruzalmense”, argumentou o deputado.

“Mesmo após sua aposentadoria, Romualdo Sales Gonçalves continuou ativo no serviço social, buscando sempre melhorar a vida das pessoas necessitadas. Seu falecimento em 2011 deixou um vazio na comunidade, mas seu legado de comprometimento com o bem-estar dos cruzalmenses permanece vivo. Por isso essa proposta de nomear o novo complexo policial em Cruz das Almas em homenagem a Tenente Romualdo Sales Gonçalves é uma forma de reconhecer e valorizar a trajetória e os serviços prestados por essa figura histórica da região”, justificou Robinson Almeida.

Assessoria Parlamentar

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Prefeitura de Cruz vai reinaugurar Praça Edla Costa no próximo domingo (31)

Para celebrar a reinauguração, a Prefeitura preparou uma série de atividades.

Compartilhe

Publicado

em

Um novo espaço para mais lazer e diversão para os cruzalmenses será reinaugurado no próximo domingo (31) a partir das 9h. A Prefeitura de Cruz das Almas vai entregar a Praça do Edla Costa, totalmente requalificada, oferecendo à população um espaço revitalizado com a recuperação de piso intertravado, pinturas dos meio-fios, restauração e pintura do parque infantil, além da troca de areia do parquinho, revitalização dos bancos e mesas, revitalização dos canteiros em torno do parque, troca e pintura do gradil, além de todo o paisagismo do espaço.

Para celebrar a reinauguração da Praça do Edla Costa, a Prefeitura de Cruz preparou uma série de atividades que vão acontecer a partir das 9h, proporcionando mais lazer e diversão, e uma variedade de serviços com atendimentos de saúde para todas as idades.

O prefeito Ednaldo Ribeiro falou do empenho e dedicação que a caravana do trabalho tem realizado em Cruz das Almas. “Os moradores e visitantes do Edla Costa vão desfrutar agora de uma nova praça totalmente revitalizada pela caravana no trabalho, que restaurou a praça para a segurança e bem-estar de todos. Quero convidar você, toda a sua família e amigos para a reinauguração da praça do Edla Costa, e vamos juntos desfrutar de um espaço que foi pensado para o povo. Afinal, aqui tem trabalho, mas também tem muito mais do que isso: tem qualidade de vida e diversão garantida,” destacou Ednaldo.

ASCOM

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Colisão entre caminhão baú e carro é registrada na Av. Getúlio Vargas

O acidente aconteceu nas proximidades da rotatória do Terminal Rodoviário.

Compartilhe

Publicado

em

Uma colisão envolvendo um carro de passeio e um caminhão baú foi registrada na manhã desta quinta-feira, 28, na Avenida Getúlio Vargas, em Cruz das Almas.

O acidente aconteceu nas proximidades da rotatória do Terminal Rodoviário, sentido saída da cidade.

Apesar do susto, não houve feridos, apenas danos materiais. Prepostos da SMTT estiveram no local e registraram a ocorrência.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas