Com 130 países sem receber vacina contra a Covid-19, ONU pede plano global de imunização

O Brasil, atualmente, passa por dificuldades na vacinação.

Foto: Divulgação

A desigualdade no sistema de vacinação mundial tem preocupado a Organização das Nações Unidas (ONU). Até o momento, apenas 10 nações administraram 75% das doses contra a Covid-19, enquanto 130 países ainda não receberam um imunizante sequer.

Nesta quarta-feira (17), o secretário-geral da entidade fez um pedido para que haja um plano global de vacinação para diminuir esse problema. Ele participou de uma sessão especial do Conselho de Segurança da UNU sobre vacinas, realizada com ministros das Relações Exteriores.

“O mundo precisa urgentemente de um plano mundial de vacinação que reúna todos os que têm o poder necessário, a experiência científica e as capacidades de produção e financeiras”, disse Guterres, segundo informações do G1.

Na opinião dele, o grupo que reúne as melhores condições para realizar essa tarefa é o das principais economias do planeta, o G20. “Se permitimos que o vírus se espalhe como um incêndio no sul global, ele sofrerá mutações continuamente. As novas variantes poderiam ser mais transmissíveis, mais mortais e, potencialmente, ameaçar a eficácia das vacinas e dos diagnósticos atuais”, alertou.

O Brasil, atualmente, passa por dificuldades na vacinação. Duas capitais, Salvador e Rio de Janeiro, suspenderam a imunização temporariamente por falta de doses.

Compartilhe