Campanha de imunização pode ser iniciada no próximo dia 19 com evento em Brasília

Apesar do interesse do Ministério da Saúde, conselheiros do presidente Jair Bolsonaro avaliam que evento só faria sentido se Bolsonaro fosse vacinado.

Foto: José Dias/PR

O Ministério da Saúde cogita a possibilidade de iniciar a imunização contra a Covid-19 na próxima terça-feira (19), com a realização de evento no Palácio do Planalto. Governadores seriam convidados para a ocasião.

De acordo com informações da Folha de S.Paulo, a ideia é vacinar um idoso e um profissional de saúde para marcar o momento. A data escolhida é posterior ao prazo dado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para informar sobre a autorização do uso emergencial das vacinas de Oxford/AstraZeneca e CoronaVac, esta última desenvolvida pelo Instituto Butantan junto com a farmacêutica Sinovac.

Apesar do interesse do Ministério da Saúde em realizar o evento, conselheiros do presidente Jair Bolsonaro ponderam sobre a cerimônia. Isso porque, na avaliação do Planalto, um evento de imunização só faria sentido se Bolsonaro fosse vacinado também.

O chefe do Executivo diz publicamente que não tomará a vacina, inclusive, desestimula a população a não se imunizar, ao defender a não-obrigatoriedade na vacinação. No entanto, nos últimos dias o Planalto levantou sigilo de 100 anos sobre o cartão de vacinação do presidente. O motivo alegado foi respeito à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem de Bolsonaro.

Compartilhe