conecte-se conosco




CRUZ DAS ALMAS

Campanha alerta sobre riscos do diabetes para a saúde dos olhos

Publicado

em

As sociedades brasileiras de Diabetes (SBD) e de Retina e Vítreo (SBRV) se uniram à Allergan, da empresa biofarmacêutica global AbbVie, na campanha nacional “Abra os Olhos: o Diabetes pode levar à cegueira. Consulte um especialista. Você pode mudar esta história”. O objetivo é alertar a população sobre os riscos do diabetes para a saúde dos olhos. A campanha ganha maior visibilidade hoje (14), quando se comemora o Dia Mundial do Diabetes.

Segundo disse à Agência Brasil o médico oftalmologista especialista em retina Fernando Malerbi, membro da Comissão de Telemedicina e Terceiro Setor da SBRV e do Departamento de Doenças Oculares da SBD, no diabetes, o tempo de doença e a falta de um bom controle clínico, levam à possibilidade de diversas complicações em alguns órgãos alvo. “E o olho é um desses órgãos alvo, assim como os rins e os nervos”.

A doença principal e mais temida que ocorre no olho em decorrência do diabetes é a retinopatia diabética. Essa doença pode levar à cegueira total. Fernando Malerbi esclareceu que a retina “é a membrana que cobre o fundo do olho por dentro e é a parte mais sensível do olho, a parte responsável por traduzir as imagens em impulsos elétricos e levar para o cérebro para que a gente forme a visão”.

Alterações

Segundo explicou Malerbi, a doença ocular diabética não se restringe à retinopatia. Existem alterações na córnea, que é a parte transparente do olho, também relacionadas ao diabetes; alterações ligadas à catarata; e, inclusive, alterações de grau de óculos vinculadas à flutuação glicêmica (açúcar no sangue). Mas a retinopatia é a que mais gera preocupação porque é a causa que mais pode levar à cegueira, que é a perda irreversível da visão na fase tardia. “Se ela for detectada e tratada a tempo, não necessariamente leva a essa perda visual”, destacou o oftalmologista.

Informou que existe uma fase do diabetes em que a pessoa não tem nenhuma alteração no fundo de olho. Mas se ela continuar um tempo com a doença fora de controle, a retinopatia diabética vai começar a aparecer no fundo de olho. No início, pode não causar nenhum sintoma ou apenas sintomas leves e pode ser revertida com controle clínico do diabetes ou até com alguns controles próprios do olho, como laser e alguns medicamentos. Malerbi advertiu, porém, que com o passar do tempo, se o controle for ruim ou houver falta de atenção adequada à retina, a doença vai se instalando progressivamente, de maneira mais grave, até chegar a um ponto em que o dano é irreversível. “A pessoa perde a visão”.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que cerca de 146 milhões de pessoas no mundo têm algum grau de retinopatia diabética. O diabetes é uma das principais causas de cegueira em pessoas em idade produtiva, entre 20 aos 60 anos de idade, em países desenvolvidos em que essa questão é bem mapeada. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem cerca de 7,4% da população com diabetes, em pessoas em idade produtiva. Segundo a SBD, cerca de 90% dos casos poderiam ser evitados, com diagnóstico precoce e tratamento adequado. Levantamento da Agência Internacional de Prevenção da Cegueira (IAPB, do nome em inglês) de 2020 indicava a existência no Brasil de quase 30 milhões de pessoas com algum tipo de perda de visão, dos quais 1,8 milhão são cegos.

Segundo Fernando Malerbi, o que define o risco da pessoa desenvolver uma retinopatia diabética é o tempo de duração da doença. “A partir do momento que a doença começa, começa a contar como se fosse um cronômetro. O tempo da doença fora de controle é que constitui o principal fator de risco”. Afirmou que o indivíduo pode ter décadas de diabetes e não necessariamente ter lesão na retina, se tiver um bom controle clínico, “que é o que a gente espera e recomenda”.

Cegueira evitável

O oftalmologista sustentou que a retinopatia diabética é a principal causa de cegueira evitável. “Ou seja, aquela cegueira que, tomadas medidas adequadas, não precisa ocorrer. Se você tem um sistema de saúde que permite ao paciente ter um bom controle e conhecimento da doença, ele conhecer os fatores que promovem um melhor controle, e acesso ao exame do olho, ao diagnóstico”. Deixou claro que se o indivíduo fizer esse exame precoce, no começo, na fase silenciosa da doença, pode ser que já sejam detectadas alterações no fundo de olho que indiquem necessidade de tratamento. Nessa fase, ele pode reverter ou estacionar a doença, “se isso for feito a tempo”. Advertiu que na fase mais avançada da doença, nem mesmo cirurgias oculares conseguem devolver a visão.

Fernando Malerbi informou que as sociedades médicas têm entre suas diretrizes a questão do exame nos pacientes com diabetes, que deve ser feito, pelo menos uma vez por ano, de maneira geral. Com a pandemia do novo coronavírus e as restrições de mobilidade, muitos pacientes deixaram de fazer exames periódicos com medo de contrair a covid-19. “Muitos pacientes, no Brasil, não sabem que têm diabetes. Estima-se que a cada dois pacientes, um não sabe que tem diabetes”. O segundo problema é que, mesmo aqueles que têm a doença desconhecem que é preciso fazer exame oftalmológico anual. Com a retomada das atividades, percebe-se que muitos pacientes deterioraram a situação da retina, informou o especialista.

No Brasil e em outros países, outro problema se soma a esses, que é o acesso limitado a esse tipo de ação diagnóstica e ao tratamento. Malerbi disse, ainda, que o exame diagnóstico pode ser feito com o médico oftalmologista e, na ausência desse especialista, com algumas alternativas, entre as quais fotografia da retina ou retinografia. “Essas fotos são uma boa maneira de detectar a doença”, indicou.

“A retinografia é capaz de determinar se a pessoa tem uma alteração significativa ou não. Aqueles que não têm já deixam de fazer parte da fila de agendamentos, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS), de maneira que ele consiga priorizar aqueles que têm uma alteração que já é detectada ou suspeitada pela fotografia, no sentido de que cheguem com mais agilidade no especialista e, se for o caso, consigam tratar de maneira mais ágil”. Fernando Malerbi afirmou que se esses pacientes chegarem muito tarde, “não adianta detectar lá na frente porque o tratamento não será mais eficaz”.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Novo Complexo Policial em Cruz das Almas deve levar nome do Tenente Romualdo Sales Gonçalves

Ele é pai do vereador Renan de Romualdo (Avante).

Compartilhe

Publicado

em

Créditos: FORTE NA NOTÍCIA

O líder do PT, PC Do B e PV, deputado estadual Robinson Almeida, apresentou um Indicação na Assembleia Legislativa, endereçada ao governador Jerônimo Rodrigues, sugerindo que o novo complexo policial de Cruz das Almas, a ser inaugurado em breve, seja batizado com o nome do Tenente Romualdo Sales Gonçalves. Romualdo Gonçalves faleceu em 2011. Ele é pai do vereador Renan de Romualdo (Avante), foi candidato a prefeito de Cruz das Almas em 1976, Delegado de Polícia Civil e chefe da RETRAN/DETRAN.

No documento encaminhado ao Governo do Estado, o deputado salienta as contribuições para a segurança pública e o desenvolvimento de Cruz das Almas como justificativas para a homenagem à memória e a família de Romualdo.

“Romualdo Sales Gonçalves, nascido em Cícero Dantas, foi uma figura marcante na história de Cruz das Almas, tendo atuado como delegado de polícia e comandante da polícia militar na década de 50. Sua dedicação e comprometimento com a legalidade e a segurança pública o tornaram respeitado e admirado pela comunidade, sendo inclusive candidato a prefeito nas eleições municipais de 1976”, enfatiza Robinson, no documento enviado ao governador Jerônimo Rodrigues.

“Além de sua atuação na polícia, Romualdo destacou em diversos serviços sociais em prol da comunidade, incluindo sua contribuição como chefe da RETRAN/DETRAN, provedor do Hospital Nossa Senhora do Bom Sucesso e idealizador do Lar de Idosos, assim como integrou o Lions Clube. Criou, também, a Liga Desportiva de Cruz das Almas, no final da década de 70. Sua trajetória de dedicação e serviço social no município foi reconhecida pela Câmara de Vereadores, que lhe conferiu o título de cidadão cruzalmense”, argumentou o deputado.

“Mesmo após sua aposentadoria, Romualdo Sales Gonçalves continuou ativo no serviço social, buscando sempre melhorar a vida das pessoas necessitadas. Seu falecimento em 2011 deixou um vazio na comunidade, mas seu legado de comprometimento com o bem-estar dos cruzalmenses permanece vivo. Por isso essa proposta de nomear o novo complexo policial em Cruz das Almas em homenagem a Tenente Romualdo Sales Gonçalves é uma forma de reconhecer e valorizar a trajetória e os serviços prestados por essa figura histórica da região”, justificou Robinson Almeida.

Assessoria Parlamentar

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Prefeitura de Cruz vai reinaugurar Praça Edla Costa no próximo domingo (31)

Para celebrar a reinauguração, a Prefeitura preparou uma série de atividades.

Compartilhe

Publicado

em

Um novo espaço para mais lazer e diversão para os cruzalmenses será reinaugurado no próximo domingo (31) a partir das 9h. A Prefeitura de Cruz das Almas vai entregar a Praça do Edla Costa, totalmente requalificada, oferecendo à população um espaço revitalizado com a recuperação de piso intertravado, pinturas dos meio-fios, restauração e pintura do parque infantil, além da troca de areia do parquinho, revitalização dos bancos e mesas, revitalização dos canteiros em torno do parque, troca e pintura do gradil, além de todo o paisagismo do espaço.

Para celebrar a reinauguração da Praça do Edla Costa, a Prefeitura de Cruz preparou uma série de atividades que vão acontecer a partir das 9h, proporcionando mais lazer e diversão, e uma variedade de serviços com atendimentos de saúde para todas as idades.

O prefeito Ednaldo Ribeiro falou do empenho e dedicação que a caravana do trabalho tem realizado em Cruz das Almas. “Os moradores e visitantes do Edla Costa vão desfrutar agora de uma nova praça totalmente revitalizada pela caravana no trabalho, que restaurou a praça para a segurança e bem-estar de todos. Quero convidar você, toda a sua família e amigos para a reinauguração da praça do Edla Costa, e vamos juntos desfrutar de um espaço que foi pensado para o povo. Afinal, aqui tem trabalho, mas também tem muito mais do que isso: tem qualidade de vida e diversão garantida,” destacou Ednaldo.

ASCOM

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Colisão entre caminhão baú e carro é registrada na Av. Getúlio Vargas

O acidente aconteceu nas proximidades da rotatória do Terminal Rodoviário.

Compartilhe

Publicado

em

Uma colisão envolvendo um carro de passeio e um caminhão baú foi registrada na manhã desta quinta-feira, 28, na Avenida Getúlio Vargas, em Cruz das Almas.

O acidente aconteceu nas proximidades da rotatória do Terminal Rodoviário, sentido saída da cidade.

Apesar do susto, não houve feridos, apenas danos materiais. Prepostos da SMTT estiveram no local e registraram a ocorrência.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas