Cai o interesse dos brasileiros por futebol, aponta Datafolha

Índice de desinteressados é de 41%.

Pesquisa do instituto Datafolha aponta que o interesse do brasileiro por futebol diminuiu consideravelmente nos últimos oito anos. Em pesquisa realizada de 29 a 30 de janeiro de 2018, 41% dos entrevistados disseram não ter interesse por futebol. O índice é dez pontos percentuais maior que o da pesquisa realizada em abril de 2010, a última que abordou o tema.

O aumento de quem não tem interesse foi acompanhado por queda nas porcentagens de pessoas que dizem ter grande interesse (de 32% para 26%) e pequeno interesse (de 16% para 9%) pela modalidade.

O número de pessoas que dizem ter médio interesse por futebol variou dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos (de 22% para 23%).

Entre as mulheres, 56% das entrevistadas disseram não ter interesse em futebol. Entre os homens, o índice foi de 24%.

A pesquisa também mostrou que o futebol, pelo menos atualmente, não é o esporte das massas. As pessoas com menor poder aquisitivo, representadas na pesquisa nas faixas dos que têm renda familiar de até dois salários mínimos ou de dois a cinco salários mínimos, apresentam maior porcentagem de desinteressados (45% e 37%, respectivamente). Na faixa entre cinco e dez salários mínimos, o índice é de 33%; E com renda acima disso, de 34%.

Fora do estádio

O desinteresse dos brasileiros por futebol também se reflete no número de pessoas que dizem ir aos estádios e que praticam a modalidade. Apenas um quinto (20%) dos entrevistados disse ir regulamente aos estádios brasileiros para ver partidas de futebol. Índice idêntico ao de pessoas que dizem jogar regularmente.

Apenas 4% das mulheres entrevistadas disseram jogar futebol regularmente. Entre os homens o número foi de 38%. Os mais ricos são os que vão mais aos estádios e praticam mais o esporte.

Já em relação à frequência nas arenas brasileiras, 12% das mulheres entrevistadas disseram ir a estádios de futebol regularmente. Entre os homens, 29% disseram que costumam ir a estádios.

O Datafolha entrevistou 2.826 pessoas em 174 municípios. A pesquisa não investigou as causas da redução do interesse da população.

Compartilhe