conecte-se conosco




MUNICÍPIOS

Cachoeira: Revoltados com decisão do prefeito moradores da Lagoa Encantada realizam protesto

Publicado

em

Assustados e apreensivos por conta do contágio do coronavírus moradores do povoado da Lagoa Encantada, em Cachoeira, realizaram um protesto e fecharam a pista na manhã desta segunda-feira (25). A revolta dos moradores dessa localidade se deu por conta da decisão do prefeito da cidade, Tato Pereira (PSD), ter montado uma central de vendas de licor na comunidade, expondo os moradores ao risco da Covid-19. Segundo a denúncia de um popular que preferiu não se identificar, a localidade tem grande fluxo de carros, colocando a população em risco. “O prefeito da cidade não pode simplesmente alugar o espaço que pertence ao seu irmão, Hélio Pereira, e invadir a comunidade, justificando que está tomando medidas de combate ao coronavírus e não considerando que no local existem famílias, que estão sendo expostas, é necessário lembrar que a Lagoa Encantada está próximo da cidade e se a comunidade for contaminada por viajantes que vierem comprar licor, o centro da cidade também será afetada”, disse o morador. O local escolhido tem grande movimento de carros, pois liga a cidade com acessos a BR-101, via Vila de Belém, da BA-420 – que liga Santo Amaro a Cachoeira.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Jacaré é resgatado em praia de Salvador

Animal estava em praia no bairro da Pituba. Resgate foi feito pela Guarda Civil Municipal.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Divulgação GCM

Banhistas que aproveitavam o feriado de sol em uma praia no bairro da Pituba, em Salvador, foram surpreendidos com a companhia de um jacaré. O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (1º).

As pessoas acionaram a Guarda Civil Municipal (GCM), que fez o resgate do réptil. Um vídeo mostra o momento em que os agentes capturaram o animal.

De acordo com a GCM, o jacaré do tipo anão, de cerca de 1,5 m, será entregue a uma unidade do Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa).

O departamento ficará responsável pelo encaminhamento ao Centro de Triagem para Animais Silvestres do Instituto Do Meio Ambiente E Recursos Hídricos (Inema).

Questionada pelo g1, a assessoria de comunicação da Guarda Municipal disse que suspeita que o réptil tenha chegado ao mar a partir de “algum rio que desemboque em alguma praia da cidade”.

Os agentes fizeram rondas na região e não detectaram a presença de outros animais silvestres fora do seu ambiente natural.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Pré-candidata a prefeita de Muritiba, Rose Reis, anuncia filiação ao PSD

Em um vídeo compartilhado em rede social, Rose aparece ao lado de Danilo de Babão e de Otto Alencar.

Compartilhe

Publicado

em

A atual diretora de Saúde e pré-candidata a prefeita de Muritiba, Rose Reis, se filiou ao Partido Social Democrático (PSD) nesta quarta-feira, 01.

Em um vídeo compartilhado em rede social, Rose aparece ao lado do prefeito Danilo de Babão e do senador Otto Alencar, ambos lideranças da legenda.

“Esta filiação representa um passo importante na nossa caminhada, fortalecendo nossos laços com um partido que compartilha da nossa visão de progresso e desenvolvimento. Juntos, iremos trabalhar incansavelmente para transformar nossas ideias em ações concretas, sempre em prol do bem-estar e do futuro de Muritiba”, escreveu.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Fachada de casarão desaba em Ilhéus; imóvel construído na década de 20 é tombado pelo município

De acordo com o secretário de Cultura de Ilhéus, Geraldo Magela, o imóvel foi construído em 1929.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução / Redes Sociais

A fachada de um casarão tombado desabou, na tarde desta terça-feira (30), no Centro Histórico de Ilhéus, no sul da Bahia. Pessoas no local filmaram o exato momento em que a estrutura colapsou.

De acordo com a Defesa Civil, pessoas em situação de rua ocupavam o imóvel, que é tombado pelo município, mas não há registro de feridos. A prefeitura de Ilhéus informou, por meio de nota, que ninguém estava dentro ou próximo ao edifício no momento do desabamento.

A estrutura da fiação elétrica foi atingida e parte da região na Avenida Dois de Julho ficou sem energia. Equipes técnicas da Neoenergia Coelba foram acionadas para atuar na resolução do problema.

De acordo com o secretário de Cultura de Ilhéus, Geraldo Magela, o imóvel foi construído em 1929.

Em 2023, um relatório de vistoria, emitido pela Defesa Civil, indicou que o imóvel tinha rachaduras, fissuras e oxidação, além das ferragens expostas visíveis na parte externa. A análise da época identificou a presença de descolamento de placas do revestimento das alvenarias, além da presença de fissuras, rachaduras, desgastes nos pilares e oxidação na ferragem do casarão.

De acordo com a prefeitura, o local foi interditado e foi recomendada a desocupação imediata. Apesar disso, pessoas em situação de rua ocuparam o imóvel.

No prédio funcionou a Sociedade Protetora dos Artistas e Operários de Ilhéus e, ainda conforme informado pela prefeitura de Ilhéus, o casarão estava sob o controle da Associação Protetora dos Artistas.

A prefeitura ainda disse que tentou assumir o prédio junto a associação, mas não obteve êxito. O g1 tenta contato, mas ainda não localizou um representante da entidade.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas