conecte-se conosco




MUNICÍPIOS

Bebê de 1 ano e 6 meses morre em posto de Lauro de Freitas e mãe acusa negligência médica

Publicado

em

Lara Ferreira Almeida tinha 1 ano e 6 meses quando entrou no posto de saúde Nelson Barros, em Lauro de Freitas com a mãe, Geane Ferreira, na última quinta-feira (24), às 22h30, com diarreia e vômitos. Mas ao ser medicada, passou mal e morreu no local. Em conversa com o BNews, a mãe da menina acusou a unidade de negligência médica.

“Lara estava vomitando e com pouco de diarréia, mas não era muito. Levei ao posto para passar um medicamento para parar de vomitar. O médico falou que ia passar o soro, mas a enfermeira estava agoniada porque estava no horário de descanso dela. Ela e outra enfermeira conversavam muito e aplicou a medicação direto na veia da criança. Não foi via soro”, contou.

Ainda na aplicação do medicamento Plasil intravenosa, a criança teria tido reações como boca esapumando, roxidão e vômito. De acordo com Geane, a filha logo ficou pálida e gelada. “Eu sai correndo pelo posto, gritando. Levaram minha filha para uma outra sala para tentar reanimação, mas minha filha já estava morta”, contou.

A mãe ainda afirmou que foi impedida de fazer ligações e de sair de uma das salas para que “outros pacientes não soubessem o que tinha ocorrido”. “Me disseram para não chamar a atenção. A assistente social não me deixou pegar o telefone para ligar para meu marido. Sai correndo. Eles pegaram o prontuário da minha bolsa, me aplicaram medicamento sem minha autorização”, acusou.

Depois de horas, o pai da menina chegou à unidade e foi informado que a filha tinha falecido. Geane ainda conta que a direção do hospital não quis liberar a certidão de óbito e ofereceu o pagamento dos custos com velório e enterro. “Eles disseram para eu velar o corpo de minha filha em casa, na tentativa de me calarem. Depois me ligaram pedindo para ir buscar o corpo”.

A mãe de Lara ainda fez uma declaração impactante. “Desde ontem a prefeita [Moema Gramacho] me liga tentando me comprar”.

Lara foi sepultada na tarde deste sábado (26), no cemitério de Areia Branca.

A Secretaria de Saúde de Lauro de Freitas deu outra versão. Informou que foi aplicado soro na cirança e antes da medicação, Lara teria vomitado e aspirado o vômito provocando insuficiência respiratória.

Leia a nota na íntegra:

A respeito da ocorrência registrada no PA Nelson Barros – Centro, nesta sexta-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde (SESA) esclarece que todos os procedimentos foram adotados no atendimento à criança Lara Pereira, desde o momento em que deu entrada na unidade com quadro de diarreia e vômito diagnosticado como gastroenterite viral.
A criança foi levada ao PA pela mãe, por volta das 23h. Foi atendida pelo médico de plantão e encaminhada à equipe de enfermagem para administração de soro e Plasil. Antes mesmo que o medicamento fosse administrado (quando apenas o soro estava sendo aplicado) a criança vomitou e aspirou o vômito obstuindo os pulmões, gerando um quadro de insuficiência respiratória que evoluiu para parada cardiorrespiratória.
Médicos e enfermeiros de plantão tentaram todos os procedimentos para reanimá-la sem êxito. O relatório médico está à disposição de qualquer perícia técnica e a equipe de médicos e enfermeiros do PA Nelson Barros – que tem sido referência em Pronto Atendimento na Região Metropolitana está à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Por decisão da família, o corpo da pequena paciente foi encaminhado ao Instituto Médico Legal Nina Rodrigues para confirmação das causas do óbito. A Prefeitura acompanhou tudo, colocou a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania à disposição da família. A Prefeita entrou em contato com os pais buscando conforta-los e se colocou à disposição para tudo o que precisarem. Buscou, ainda, junto ao Governo do Estado, agilizar a vinda do transporte do IML, apesar dos transtornos que o trânsito do país passa. E vai continuar acompanhando toda apuração da causa da morte por parte do IML, mesmo já tendo conversado com o médico que explicou com detalhes o ocorrido.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Prefeitura de Conceição do Almeida divulga grade completa do São João

A festa vai acontecer entre os dias 22 a 24 de junho.

Compartilhe

Publicado

em

A Prefeitura de Conceição do Almeida divulgou nesta quarta-feira, 24, a grade completa do São João 2024. A festa vai acontecer entre os dias 22 a 24 de junho.

Confira a grade completa abaixo:

22/06 (sábado)
Parangolé
Oswaldinho Dr. da Sanfona
Jeanne Lima
Silvanno Salles
Sarapatel com Pimenta

23/06 (domingo)
Tarcísio do Acordeon
Solange Almeida
Canários do Reino
Forrozão das Antigas
Banda Moura Brasil

24/06 (segunda-feira)
Netto Brito
Caviar com Rapadura
Virgílio
Heitor Costa
Samba sem Compromisso

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Caminhão carregado com mangas tomba na BR-101, no Entroncamento de Laje

Não houve feridos.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Mídia Bahia

Um caminhão carregado com mangas tombou na manhã desta terça-feira, 23, na BR-101, no Entroncamento de Laje.

De acordo com relatos, a carga teria ficado torta após o veículo passar por um quebra-molas. Na tentativa de evitar o tombamento, o condutor chegou a parar o caminhão e cortar as cordas, mas não obteve êxito. Não houve feridos.

A carga ficou espalhada na via e foi saqueada por populares. A Polícia Militar esteve no local e registrou a ocorrência.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Parte da calçada cede e deixa quatro pessoas feridas no bairro da Barra, em Salvador

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução / TV Bahia

Quatro pessoas ficaram feridas após parte de uma calçada ceder na manhã desta segunda-feira (22), na Avenida Centenário, no bairro da Barra, em Salvador.

Segundo as informações, o caso foi registrado nas imediações do Shopping Barra. Com o incidente, um carrinho de venda de lanches caiu na cratera que foi aberta. Os feridos estavam ao redor do comerciante.

Ainda de acordo com as informações, uma das pessoas feridas é uma funcionária do shopping. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado.

Bahia Notícias

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas