conecte-se conosco




BAHIA

Bahia registra 110 prisões por sistema de reconhecimento facial

Publicado

em

O secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, apresentou na manhã desta segunda-feira (13), no Centro de Operações e Inteligência 2 de Julho (COI), em Salvador, os números de 2019 da pasta. Entre os destaques apresentados pelo secretário estão a redução de 26% nos roubos contra instituições financeiras, a queda de 9,4% no índice de crimes violentos letais e o registro de 110 prisões de criminosos foragidos viabilizadas pelo sistema de reconhecimento facial.

Barbosa lembrou que a consolidação da tecnologia em prol da segurança pública rendeu projeção nacional à Bahia.

“A Secretaria da Segurança Pública do Estado [SSP] saiu na frente, em âmbito nacional, ao colocar a tecnologia do reconhecimento facial como uma ferramenta importante na prisão de pessoas procuradas com mandado de prisão. Conseguimos finalizar o ano com 110 capturas, um número extramente satisfatório. Em 2020, o parque de câmeras deve ser ampliado, alcançando, inclusive, municípios no interior”, detalhou o secretário.

Também participaram da apresentação o sub-secretario da SSP, Ary Pereira; o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA), coronel Anselmo Brandão; o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), coronel Francisco Telles; e o diretor em exercício do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Alexandro Fiscina.

Detalhamento

Em 2019, os roubos a banco tiveram uma redução de 26% em todo o território baiano, atingindo a menor média desde 2015, dando sequência à queda consecutiva, ano após ano. De janeiro a dezembro, a redução foi de 42% no interior e de 14% na capital. Também houve diminuição no número de assaltos a estabelecimentos comerciais, chegando a uma queda de 34%, representada por 665 ocorrências a menos que em 2018.

Já a queda de 9,4% no número de crimes violentos letais intencionais – homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte — representou a preservação de 531 vidas. Os crimes contra o patrimônio também perderam força, no comparado com 2018. No total, a SSP registrou 465 casos a menos de roubos de veículos, o que representa 8,6% de declínio.

O número de assaltos praticados dentro de coletivos também caiu, chegando a 3,6%, uma vez que, de janeiro a dezembro de 2019, 73 casos foram registrados. Ao longo dos doze meses, foram abordados 150 mil coletivos e 392 mil pontos de ônibus.

Feminicídios

Um dos desafios a serem enfrentados em 2020 é o combate ao feminicídio. Em 2019 foram 101 casos, 25 a mais que o registrado em 2018. “Em conjunto com outras secretarias, estamos finalizando um protocolo de enfrentamento às causas do feminicídio, um dos maiores desafios do segmento para este ano. Em 2019, foram 10 mil fiscalizações de medidas protetivas pela Polícia Militar e outros inúmeros inquéritos executados pela Polícia Civil. Uma das ações de repressão e combate a este tipo de crime em 2020 é o lançamento de nove novas unidades da Ronda Maria da Penha”, informou Barbosa.

Outras ações

Operações preventivas e ostensivas, aliadas à análise criminal, resultaram em mais de 25 mil detenções, sendo 17.355 em flagrante, 3.444 ocasionadas por mandados de prisão e mais de 4,8 mil encaminhamentos de adolescentes infratores. Em 2019, ainda foram apreendidas mais de 4,1 mil armas e 34 toneladas de entorpecentes, como maconha e cocaína.

Somente em 2019, a SSP contou com um orçamento de R$ 5,3 bilhões. Incluídos neste montante estão a aquisição de 10 mil pistolas Glock e 200 fuzis e espingardas e a garantia de 786 novas viaturas para renovação da frota em todas as regiões do estado.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Previsão do tempo: feriadão da Semana Santa terá chuva na maior parte da Bahia

Feriado prolongado inicia na sexta-feira (29) e vai até o domingo (31).

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Reprodução/TV Bahia

O feriado prolongado da Semana Santa, que inicia na sexta-feira (29), também chamada de Sexta-feira da Paixão, será chuva e tempo instável na maior parte da Bahia até o domingo (31). Nas regiões norte e oeste, por exemplo, há previsão de trovoadas isoladas. Confira:

Salvador e região metropolitana

Na capital baiana, as temperaturas ficarão entre 24ºC e 33ºC. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o clima será de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada nos três dias. A umidade máxima vai até 100% e os ventos se manterão de fracos a moderados.

Nas cidades da região metropolitana, a previsão será semelhante. Em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e Mata de São João, na Linha Verde, as temperaturas vão variar de 25º C a 32ºC, também com ventos fracos e chance de chuva isolada.

Chapada Diamantina e baixo-sul

Na região da Chapada, apesar da umidade máxima chegar a 95%, há menos chance de temporal neste feriado prolongado. Em Lençóis, por exemplo, o sábado e o domingo serão de muitas nuvens, mas sem previsão de que de pancadas de chuva. As temperaturas ficam baixas, entre 20ºC e 34ºC.

Já no Vale do Capão, em Palmeiras, não há previsão de chuvas. As temperaturas vão variar entre 18ºC e 32ºC.

Em Cairu, onde ficam grandes destinos turísticos do baixo-sul, como Morro de São Paulo e Boipeba, a previsão é de nuvens com chuva isolada, em meio às temperaturas de 24ºC a 32ºC. Os ventos também serão fracos.

Sul e sudoeste

Do sul ao extremo sul da Bahia, as cidades também serão atingidas por muita chuvas. Porto Seguro, um dos destinos turísticos onde essa previsão deve se confirmar, terá temperaturas entre 24ºC e 35ºC. Na segunda-feira (1°), existe a possibilidade de trovoadas no município.

Em Itabuna, as temperaturas ficam menores, de 24ºC a 32ºC, e com muitas nuvens.

Na região sudoeste, Vitória da Conquista terá mínimas ainda menores, chegando a 19ºC, enquanto as máximas se elevam até 35ºC.

No sábado, a chuva deve ficar mais amena e a predominância será das nuvens. Em Jequié, a variação será de 21ºC a 35ºC, também com muitas nuvens e chuva isolada na sexta e no domingo.

Norte e oeste

O Inmet também tem previsão de muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas na região norte da Bahia. A cidade de Paulo Afonso fica com temperatura entre 22ºC e 36ºC e ventos moderados, enquanto em Juazeiro a variação será de 20ºC a 37ºC e muitas pancadas de chuva isoladas na sexta e domingo.

Em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado, todo o feriadão será com pancadas de chuva e trovoadas isoladas e a umidade máxima chegando a 95%, enquanto as máximas ficam em 35ºC e as mínimas em 22ºC. Já Barreiras, na mesma região, tem temperaturas de 22ºC a 38ºC.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Pesquisa do IBGE aponta crescimento no número de divórcios entre os baianos

Estudo realizado pelo Instituto revelou mais de 20 mil divórcios em 2022

Compartilhe

Publicado

em

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que o número de divórcios aumentou entre os baianos. As informações das Estatísticas do Registro Civil são relativas a 2022.

O estudo mostrou que 23.712 divórcios judiciais ou por escrituras foram realizados em 2022, número 23,2% superior ao de 2021 (19.244). A pesquisa também revelou que 60.534 casamentos formais foram realizados, 0,9% a menos do que em 2021, o que representou menos 563 uniões em um ano.

O IBGE também realizou a pesquisa em relação ao número de nascimentos na Bahia. Em 2022, foram 173.686 nascimentos, o que representa uma redução de 5,8% em comparação com os registros do ano anterior. Foram 10,7 mil a menos, representando a redução mais expressiva entre todos os estados.

Já em relação ao número de mortes, o IBGE aponta que houve diminuição de 6,8% dos óbitos na Bahia. Foram registradas 102.585 mortes no estado em 2022, contra 110.145 do ano anterior.

O estudo foi realizado pelo IBGE a partir de dados coletados dos Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais (nascimentos, casamentos e mortes) e das Varas de Família, Foros ou Varas Cíveis ou Tabelionatos de Notas (divórcios).

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Carteira Nacional de Habilitação poderá ser entregue em casa; serviço já está em vigor no Estado

O serviço permite que o cidadão acompanhe o passo a passo da entrega, através do rastreio dos Correios.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: Divulgação / DETRAN-BA

Além da modernização no processo de solicitação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), agora o cidadão poderá optar pela comodidade de receber o documento em casa. Isso porque o Detran-BA e os Correios celebraram um convênio para a entrega do documento nas residências. O serviço é opcional e passou a valer ontem (26). Funcionários do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SACs), foram orientados pela Secretaria de Administração (SAEB) a prestar os esclarecimentos aos cidadãos sobre o serviço.

A CNH em casa pode ser solicitada para quem busca a primeira habilitação, CNH definitiva, renovação, 2ª via, adição ou mudança de categoria. Por se tratar de serviço opcional, tem um custo adicional de R$26. Se preferir o método tradicional, o cidadão pode retirar a CNH no Detran ou no SAC onde solicitou o serviço, sem custo extra. É importante ressaltar também que a entrega só é feita no território baiano, dentro do estado da Bahia.

Segundo o diretor-geral do Detran, Rodrigo Pimentel, esse é mais um serviço que traz mais comodidade e conforto. “Além de modernizar o sistema, totalmente digital em quase sua totalidade, agora a CNH chega direto no endereço atualizado do solicitante da CNH. O Governo do Estado segue investindo para proporcionar mais praticidade com menos burocracia”, enfatizou.

“Firmamos esse convênio com os Correios por avaliar que a entrega do documento em casa facilita a vida do cidadão. É um serviço opcional e que traz praticidade, que dispensa a ida aos postos SAC para retirar o documento”, considera o secretário da Administração, Edelvino Góes.

O serviço permite que o cidadão acompanhe o passo a passo da entrega, através do rastreio dos Correios.

Bahia Notícias

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas