conecte-se conosco




CRUZ DAS ALMAS

Aula Magna da UFRB debate realidade do ensino remoto com pandemia

Publicado

em

A palestra “Universidade Pública, Pandemia e Ensino Remoto” ministrada pela professora Ariane Norma de Menezes Sá marcou a aula magna de abertura do calendário suplementar da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), correspondente ao semestre 2020.3.

Menezes de Sá é pró-reitora de Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), segunda universidade pública federal a implantar o ensino remoto – a primeira foi a UFLA (Universidade Federal de Lavras), em Minas Gerais.

A aula magna aconteceu na tarde do último dia 24, de forma online. Menezes Sá fez um balanço do impacto do novo coronavírus nas atividades do ensino superior federal, desde março passado, quando a sociedade brasileira inicialmente achava que as consequências do novo coronavírus eram circunstanciais, demoraria entre um mês ou dois.

Ela disse que após a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) acompanhar o processo desencadeado pelo coronavírus no mundo, entendeu que perduraria por meses, “daí veio a necessidade de se discutir o que fazer”.

Para Menezes Sá, os efeitos negativos da COVID-19, pegaram a todos de surpresa, de forma imprevista, com o isolamento social como medida necessária e mais importante para evitar a disseminação e o aumento do número de mortes.

Segundo ela, houve a necessidade de discutir as alternativas e ressignificação do trabalho docente. “Até porque no momento em que se estabelece como referência deixar de fazer o trabalho no local em que o professor é treinado para dar aulas, com salas de atividades presenciais, teve um momento de impacto muito grande, que gerou as dificuldades que vivemos no dia-a-dia”.

Menezes Sá explicou que a literatura que existia até então sobre sala de aula era pautada para a modalidade de ensino a distância (EaD) ou para o ensino presencial. Do ponto de vista conceitual, a partir deste ano, Menezes Sá disse que existia uma literatura sobre o ensino remoto aplicada em países em guerra civil ou em situações de emergencial, como terremotos, que serviram de modelo para a implantação do ensino remoto na UFPB. A UFPB está no segundo calendário suplementar.

Segundo ela, havia ainda a necessidade de capacitação dos professores para aderirem ao modelo de ensino remoto e dar segurança jurídica de que seriam compatíveis com sua carga horária.

Participação

A abertura da aula magna foi feita pelo reitor, Fábio Josué dos Santos, que relatou o processo de discussão, adesão e formação dos professores para a execução de aulas remotas na instituição. Fábio Josué ressaltou que pelos dados estatísticos que a UFRB dispõe foi “forte adesão de nossos docentes e estudantes às aulas remotas”.

Em fala posterior, o vice-reitor, José Mascarenhas, disse esperar que se aproveite esse momento para amadurecer “as nossas decisões e enfrentarmos esses desafios do curto, médio e longo prazo”, surgidos com a pandemia do coronavírus.

A pró-reitora de Graduação da UFRB, Karina Cordeiro, agradeceu aos gestores da UFRB que se envolveram nas atividades de implementação do semestre suplementar. Karina destacou que dos docentes ativos, a adesão as atividades de ensino, corresponde a 70% do quadro docente, número maior do que apontado na consulta inicial feita pela PROGRAD em junho.

Na outra ponta, 62% dos estudantes de graduação da UFRB aderiram as aulas remotas, em números correspondem a 6.882 estudantes que conseguiram matrícula nos componentes curriculares ofertados.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Prefeitura de Cruz das Almas promove ação de combate a dengue na Pumba

A ação preventiva foi feita com um equipamento de pulverização.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação / ASCOM

A Prefeitura de Cruz das Almas segue realizando diversas ações de mobilização de combate à dengue. Na manhã de hoje, (19), os Agentes de Combate às Endemias, através da Secretaria de Saúde, realizaram na localidade da Pumba um grande trabalho de intensificação no combate ao mosquito Aedes aegypti.

A ação preventiva foi feita com um equipamento de pulverização, utilizando inseticida para bloquear os mosquitos adultos, evitando assim a transmissão de casos. As ações de bloqueio também já foram realizadas em outros pontos do município, com aplicação de inseticidas diante do número de casos positivos na localidade. Durante a ação, os agentes de endemias realizaram ainda uma mobilização educativa com a comunidade sobre os cuidados da prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.

Moradora da Pumba há mais de 30 anos, a dona de casa Adelaide de Almeida disse que tem se preocupado com a proliferação da dengue e reforça que os cuidados preventivos devem ser mantidos pela comunidade na eliminação dos criadouros do mosquito da dengue. “A dengue é uma doença séria, minha gente, e todos precisam acordar e ajudar. Se cada um fizer o que deve ser feito, que é o básico, não acumulando água parada, deixando o quintal limpo e recebendo a equipe de combate à dengue, com certeza esse mal não chegará até nós,” destacou a moradora da região.

A prefeitura de Cruz das Almas segue promovendo diversas ações e uma série de medidas de combate à dengue nas feiras livres, escolas e bairros das cidades, com distribuição de panfletos, visitas educativas e de fiscalização em diversos locais, mutirão de limpeza urbana, caminhadas de conscientização, entre outras iniciativas.

ASCOM

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

Jogos emocionantes marcam o início da Copa Cruzalmense de Futsal Feminino

Com três partidas eletrizantes, as equipes mostraram todo o seu talento e determinação em busca da vitória.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação / ASCOM

A abertura da Copa de Futsal Feminino teve início na noite desta quinta-feira (18), no Ginásio de Esportes, em Cruz das Almas. Com três partidas eletrizantes, as equipes mostraram todo o seu talento e determinação em busca da vitória.

No primeiro confronto da noite, São Felipe enfrentou o União e não deu chances para o adversário, conquistando uma vitória avassaladora vencendo por 9 X 0. Em seguida, NAFC e Independente se enfrentaram, com o Independente levando a melhor ao vencer por 5 a 2. O último jogo da noite foi entre Cabaceiras e Inter, o time de Cabaceiras venceu por 2 X 1.

“A Copa de Futsal Feminino é mais do que uma competição esportiva; é uma celebração da força e do talento das mulheres esportistas em nosso município. Estamos comprometidos em promover a igualdade e o acesso ao esporte para todos. Parabenizo as todas as equipes participantes”, destacou o prefeito Ednaldo Ribeiro.

A Copa Cruzalmense de Futsal Feminino é promovida pela Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, o campeonato conta com uma premiação total de três mil reais, além de proporcionar uniformes para todas as equipes participantes.

ASCOM

Compartilhe
CONTINUE LENDO

CRUZ DAS ALMAS

UFRB abre vagas para professor substituto em Cruz das Almas e outros 4 municípios

As inscrições serão online e acontecerão a partir de 25 de abril.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: divulgação

A Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) iniciou um novo processo seletivo para Professor Substituto nos campi de Amargosa, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus.

Serão 25 vagas temporárias em seis centros da universidade. 10% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência (PcD) e 20% para candidatos negros.

As inscrições serão online e acontecerão a partir de 25 de abril e seguirão até 17 de maio, no site da UFRB. O processo exige formação de nível superior na área pretendida, titulação de mestre para todas as áreas, exceto para Medicina, que exige especialização.

Os salários variam de R$ 2.437,59 a R$ 6.356,02, dependendo da titulação e da carga horária.

Vagas disponíveis:

Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas – Cruz das Almas

  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Metodologia de Pesquisa – 2 vagas – 20 horas

Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas – Cruz das Almas

  • Engenharia da Computação – 1 vaga – 40 horas
  • Sistemas Mecânicos – 1 vaga – 40 horas

Centro de Cultura, Linguagem e Tecnologias Aplicadas (Cecult) – Santo Amaro-BA

  • Políticas de formação, interculturalidade e interdisciplinaridade – 1 vagas – 20 horas

Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade – Feira de Santana

  • Química/Educação do Campo – 1 vaga – 40 horas
  • Engenharias – 1 vaga – 20 horas
  • Psicologia/Interdisciplinar – 1 vaga – 20 horas
  • Engenharia de Produção/Engenharias – 1 vaga – 40 horas
  • Energias – 1 vaga – 40 horas
  • Práticas Pedagógicas e Processos Educativos dna Educação no Campo – 1 vaga – 40 horas

Centro de Formação de Professores – Amargosa

  • Ensino de Ciências e Matemática – 1 vaga – 40 horas
  • Ensino de Ciências e Matemática – 1 vaga – 40 horas
  • Humanidades, Letras e Artes – Linguística – 1 vaga – 40 horas
  • Humanidades, Letras e Artes – Ensino de Língua Inglesa – 1 vaga – 40 horas
  • Filosofia, Educação e Sociedade – 1 vaga – 40 horas
  • Docência, Saberes e Práticas Educativas – 1 vaga – 20 horas
  • Cultura, Corpo e Educação – Leitura e Produção de Texto/Educação do Campo – 1 vaga – 40 horas

Centro de Ciências da Saúde – Santo Antônio de Jesus

  • Elementos de Técnicas Cirúrgicas/ Práticas de Cuidado em Saúde – Medicina – 1 vaga – 20 horas
  • Psicologia, Educação Especial e Inclusão/Humanidades – 1 vaga – 20 horas
  • Psicopatologia/Humanidades – 1 vaga – 20 horas
  • Saúde Mental/Práticas do Cuidado em Saúde/Medicina – 1 vaga – 20 horas
  • Ciências Básicas da Saúde – 1 vaga – 40 horas
  • Saúde da Família/Práticas do Cuidado em Saúde/Medicina – 2 vaga – 20 horas

Blog do Valente

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas