conecte-se conosco




MUNICÍPIOS

Arqueólogos encontram acervo do século XIX no bairro do Santo Antônio, em Salvador

Publicado

em

Um acervo de objetos do século XIX foi encontrado por arqueólogos no subsolo do Largo Santo Antônio, no Centro Histórico de Salvador. A área é tombada como Patrimônio do Brasil desde 1984 e chancelada pela Unesco em 1985 como Patrimônio da Humanidade.

“Até agora, os achados são compostos por fragmentos de cerâmicas, faianças finas (cerâmica branca mais porosa que a porcelana), além de vidros, metais e porcelanas”, disse Railson Cotias, mestre em Arqueologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

De acordo com Cotias, os objetos encontrados são relacionados a uso domésticos, como de cozimento (cerâmica utilitária) ou de servir à mesa (faiança e porcelana).

“Estamos analisando a camada em que estes objetos foram encontrados, a partir de 1,5 metro de profundidade, podendo ser provenientes das várias obras de urbanização da praça ou mesmo de alguma relação ao Forte de Santo Antônio, a edificação mais próxima”, destacou o especialista.

Cotias ainda revelou que outros locais do bairro serão analisados. “As prospecções continuarão em outros pontos do Largo até final de julho. Precisamos entender as camadas dos achados, o período dos acervos e suas associações e cronologias com contextos e grupos sociais”. Os locais de escavação são escolhidos por análise de fontes documentais (primárias e secundárias), iconografia, mapas, topografia e características da obra.

O bairro de Santo Antônio passa por requalificação das principais vias. A iniciativa é do governo do Estado, por meio da Conder. “A requalificação beneficia 17 mil metros quadrados de ruas e calçadas, com rebaixamento subterrâneo de fios, vala e tubos para eletricidade e telecomunicações, além da remoção dos atuais postes”, afirma o diretor de Habitação e Urbanização Integrada (Dihab) da Conder, Maurício Mathias.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Carreta tomba na BR-101, em Santo Antônio de Jesus

Não houve feridos, apenas danos materiais.

Compartilhe

Publicado

em

Foto: reprodução

Uma carreta carregada com madeirites tombou na manhã desta quinta-feira, 18, na BR-101, trecho que pertence ao município de Santo Antônio de Jesus.

Por conta do acidente, o trânsito está lento na regfião, mas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e orientou os motoristas.

Não houve feridos, apenas danos materiais. As circunstâncias do acidente são desconhecidas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Rio transborda e moradores ficam isolados em comunidade de Maragogipe

Carros e ônibus escolares não estão conseguindo trafegar pela região.

Compartilhe

Publicado

em

A forte chuva que atingiu o município de Maragogipe na madrugada desta quarta-feira, 17, causou transtornos aos moradores.

Em vídeos divulgados em rede social é possível observar que o Rio Sinunga acabou transbordando, passando por cima da ponte e deixando as estradas intransitáveis.

Carros e ônibus escolares não estão conseguindo trafegar pela região.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Jovem morre após ser atropelado por veículo na BR-101, em Sapeaçu

Corpo foi removido para o DPT de Santo Antônio de Jesus.

Compartilhe

Publicado

em

Foto/Créditos: FORTE NA NOTÍCIA

Um jovem conhecido como “Tata” morreu após ser atropelado por um veículo na BR-101, trecho do município de Sapeaçu.

De acordo com relatos, a vítima estava atravessando a rodovia quando acabou sendo atingido pelo veículo, nas proximidades do posto de combustíveis Zambaia.

A Polícia Militar foi acionada e isolou a área até a chegada dos peritos do DPT de Santo Antônio de Jesus, que realizaram a remoção cadavérica. Não há informações sobre o condutor do veículo envolvido no atropelamento.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas