conecte-se conosco




BAHIA

Apenas em janeiro, quatro PMs foram flagrados em casos de agressão na Bahia

Publicado

em

Tapas no rosto e até ameaça com fuzil. O primeiro mês de 2018 ainda não chegou ao final, mas já está marcado por casos de agressões policiais que foram registradas em vídeo na Bahia. Duas delas, inclusive, aconteceram justamente quando a vítima precisava de mais cuidados: dentro de unidades de saúde.

O primeiro exemplo? Sábado, 13 de janeiro. Uma guarnição da 37ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Liberdade) é acionada para conter uma acompanhante de gestante que, supostamente, estaria causando confusão na porta da maternidade Tsylla Balbino, na Baixa de Quintas. Durante a discussão entre agentes e suspeita, um dos membros da viatura dá um tapa no rosto da mulher, que é colocada na parte traseira da viatura em seguida.

No mesmo final de semana da situação acima, acontece outra bastante parecida. Um policial militar fardado é filmado em total descontrole agredindo várias pessoas com tapas e até apontando seu fuzil para uma multidão. Dessa vez, tudo aconteceu no município de Saubara, a 110 quilômetros de Salvador.

O agressor foi identificado pelas testemunhas como o sargento Delsuc Rodrigues dos Santos, fato não confirmado pela corporação. Ele ainda teria danificado alguns carros e se irritado ainda mais quando percebeu que estava sendo filmando. As imagens começaram a circular nas redes sociais no dia 16 de janeiro.

Apenas dois dias depois e…mais agressão. Em Licínio de Almeida, a 660 quilômetros de Salvador, a diferença é que os policiais também apanharam. O vídeo exibe o momento que um grupo conversa com dois agentes. Um dos civis mais exaltados está de camisa verde e é agredido por um dos PMs com um tapa no rosto.

Após o primeiro soco, um dos envolvidos na confusão parte para cima do outro militar, que está apenas de cassetete e também acaba apanhando. Depois de muita conversa, o grupo se dispersa.

O último caso segue o mesmo roteiro do primeiro, acontecido na Liberdade. Uma mãe procura atendimento para seu filho na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no bairro de Itapuã, em Salvador, quando é surpreendida pelo militar que faz a segurança da unidade e começa a ser agredida, inclusive verbalmente. Ele não gosta de ser filmado e bate no celular da vítima, que é expulsa do local. As imagens foram divulgadas no dia 22 de janeiro.

O QUE DIZ A PM

A assessoria de imprensa da Polícia Militar da Bahia se pronunciou, sempre por meio de nota, sobre três dos quatro vídeos mostrados acima. No caso na Liberdade, disse, houve desacato à guarnição. A corporação pontuou ainda que um inquérito administrativo foi instaurado na corregedoria para apurar os fatos.

A mesma explicação foi dada para as situações acontecidas tanto em Saubara, quanto em Itapuã. A polícia foi enfática ao dizer que, em todos os casos, utilizaria as imagens para punir ou não os investigados. Já sobre a situação em Licínio de Almeida, os questionamento da equipe do Aratu Online não foram respondidos até o fechamento desta matéria.

Aratu Online.

Compartilhe
CONTINUE LENDO
6 Comments

6 Comments

  1. Gaza and its Resistance to Israel's Brutal Attacks

    29 de novembro de 2023 NO 14:24

    I very delighted to find this internet site on bing just what I was searching for as well saved to fav

  2. Suivre Téléphone

    19 de janeiro de 2024 NO 19:20

    Si vous vous demandez comment savoir si votre mari vous trompe sur WhatsApp, je pourrais peut – Être vous aider. Lorsque vous demandez à votre partenaire s’il peut vérifier son téléphone, la réponse habituelle est non.

  3. Live TV

    3 de fevereiro de 2024 NO 04:41

    Great information shared.eally enjoyed reading this post thank you author for sharing this post.<a href="https://www.maps.google.bs/url?sa=t

  4. uk horse racing live stream

    9 de fevereiro de 2024 NO 14:56

    This was beautiful Admin.hank you for your reflections.-wer streamt barbie

  5. Rastrear Celular

    11 de fevereiro de 2024 NO 04:10

    Se você está pensando em usar um aplicativo espião de celular, então você fez a escolha certa.

  6. girls hey dudes

    28 de fevereiro de 2024 NO 09:38

    it’s awesome article. look forward to the continuation. – hey dudes for girls

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BAHIA

‘Não há necessidade de falar em desabastecimento’, diz Sindicombustiveis

Unidades da Refinaria de Mataripe estão paradas ou apresentando problemas operacionais provocados pelas fortes chuvas.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Ana Lúcia Albuquerque/CORREIO

O Sindicombustíveis Bahia afirmou nesta quarta-feira (24) que não identificou falta ou restrição nos fornecimentos de gasolina e diesel no estado e afastou os alertas para falta de combustível. Em nota, o Sindicato informou que entrou em contato com os postos e com as distribuidoras que atuam no mercado baiano e, com base nisso, “não há necessidade de falar em desabastecimento”.

A declaração foi feita após denúncia de um possível desabastecimento de combustíveis na Bahia, feita pelo Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-Ba).

O Sindicombustíveis ainda ressaltou que o abastecimento de combustíveis não acontece única e exclusivamente através das refinarias e petroquímicas, e que, numa eventual necessidade, existe a possibilidade de importação desses produtos.

O mercado de combustíveis do Brasil é de responsabilidade da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e, entre as suas atribuições, está a regulação dos estoques de combustíveis em diversas regiões do país, com total controle para eventual contingenciamento de estoque.

Bahia corre risco de ficar sem gasolina e gás de cozinha, diz sindicato

O Sindicato dos petroleiros e petroleiras da Bahia (Sindipetro-Ba) informou que algumas unidades da Refinaria de Mataripe, administrada pela empresa Acelen, estão paradas ou apresentando problemas operacionais provocados pelas fortes chuvas que caem no estado. Em função disso, a refinaria não está operando com plena capacidade e já apresenta baixo estoque de gasolina e gás de cozinha (GLP).

“Esse estoque está bem abaixo do nível mínimo de segurança. Hoje, todo o gás e gasolina produzidos estão sendo direcionados para atender o mercado interno, de modo que a Acelen não está distribuindo para outros estados”, disse o diretor de comunicação do Sindipetro-Ba, Radiovaldo Costa.

Conteúdo Correio

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Febre Oropouche: sobe para 157 número de casos na Bahia

O primeiro caso da doença em Salvador foi confirmado no dia 10 de abril.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Conselho Federal de Farmácia/Reprodução

Subiu para 157 o número de casos confirmados da Febre do Oropouche na Bahia. Nesta terça-feira, 23 de abril, foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) que a doença foi mapeada em 23 cidades da Bahia.

O primeiro caso da doença em Salvador foi confirmado no dia 10 de abril.

Confira cidades com casos confirmados da doença

  • Amargosa (3)
  • Camamu (1)
  • Gandu (12)
  • Ibirapitanga (4)
  • Ituberá (1)
  • Jaguaripe (3)
  • Laje (18)
  • Maragogipe (1)
  • Mutuípe (19)
  • Piraí do Norte (1)
  • Presidente Tancredo Neves (9)
  • Salvador (4)
  • Santo Antônio de Jesus (6)
  • Taperoá (15)
  • Teolândia (36)
  • Valença (10)
  • Igrapiúna (5)
  • Feira de Santana (1)
  • Camacan (1)
  • Wenceslau Guimarães (3)
  • Jiquiriça(1)
  • São Miguel das Matas (2)
  • Itabuna (1)

A Secretaria de Saúde (Sesab) não divulgou detalhes sobre o estado de saúde dos pacientes.

👉 A Febre do Oropouche é uma doença viral transmitida pelo Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Até o momento, não há registros de transmissão direta entre pessoas.

👉 Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares, semelhantes aos de outras arboviroses como a dengue e a chikungunya.

👉Não existe tratamento específico para a Febre do Oropouche, sendo o tratamento focado no alívio dos sintomas.

Com o aumento no número de casos, a Secretaria da Saúde do Estado intensificou as ações de investigação epidemiológica nas regiões em que houve registros da doença.

Técnicos da Vigilância Epidemiológica estão fazendo a captura do mosquito transmissor para identificar se estão infectados. O objetivo é compreender melhor o cenário da doença na Bahia.

Por meio de nota, a diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, disse que o poder público está em alerta desde o primeiro caso confirmado.

“Toda vez que falamos em agravo de interesse a saúde pública, um caso já é um sinal de alerta para a vigilância epidemiológica, mesmo que não haja um cenário de ameaça iminente”, afirma.

Ainda de acordo com Márcia São Pedro, é importante que as pessoas usem roupas compridas e façam uso de repelentes. “Ressaltamos também que não se deve deixar lixo e folhas acumulados, pois a existência destes materiais facilita a reprodução do vetor”, afirma.

Ela ainda destaca que ao aparecer sintomas, deve-se buscar uma unidade de saúde. Não existe tratamento específico para a Febre do Oropouche, é feito o manejo clínico focado no alívio dos sintomas.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

BAHIA

Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Coaraci, Caculé, Ipiaú e Luís Eduardo Magalhães foram os últimos municípios a registrar óbitos.

Compartilhe

Publicado

em

Crédito: Mateus Pereira/GOVBA

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou 47 óbitos por dengue em 2024. As quatro novas mortes foram confirmadas no último sábado (20) no municípios de Coaraci (1), Caculé (1), Ipiaú (1) e em Luís Eduardo Magalhães (1).

A Bahia possui uma taxa de letalidade de 2,9%, menor do que a média nacional para a dengue. Ao todo, foram confirmados 47 óbitos em decorrência da doença nos municípios de Vitória da Conquista (10), Jacaraci (4), Juazeiro (4), Feira de Santana (3), Piripá (3), Barra do Choça (2), Caetité (2), Coaraci (2), Santo Antônio de Jesus (2), Bom Jesus da Lapa (1), Caculé (1), Caetanos (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Encruzilhada (1), Guanambi (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Ipiaú (1), Luís Eduardo Magalhães (1), Palmas de Monte Alto (1), Santo Estevão (1), Seabra (1) e Várzea Nova (1).

Em 2024, foram notificados 153.404 casos prováveis de dengue no estado. No mesmo período de 2023, foram notificados 19.106 casos prováveis, o que representa um incremento de 702,9%. Vitória da Conquista segue liderando o número de casos, com 24.111, seguida por Salvador, com 6.796, e Feira de Santana, com 6.239 casos prováveis da doença.

Atualmente, 256 municípios se encontram em epidemia de dengue. Outros 69 estão em risco e 43 estão em alerta.

Vacinação

Em todo o estado, cerca de 16.325 doses de vacina contra a dengue estão com validade até o dia 30 de abril, e ainda não foram aplicadas. O público-alvo prioritário contempla a faixa etária de 6 a 16 anos, sendo liberada a aplicação em pessoas de 4 a 59 anos, caso não haja adesão do público-alvo.

Até o momento, o estado recebeu 170.469 doses de vacina contra a dengue, sendo que 120.022 deste total tem vencimento no dia 30 de abril. Ao todo, considerando todos os lotes, 122.680 já foram administradas.

Conteúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas