conecte-se conosco




MUNICÍPIOS

Amargosa: Justiça derruba prorrogação de ‘extra’ para linha de frente da Covid-19

Publicado

em

Uma decisão do desembargador José Aras, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), derrubou uma lei da Câmara de Vereadores de Amargosa, no Vale do Jiquiriçá. Em ordem publicada nesta terça-feira (23), o magistrado acolheu uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) movida pelo prefeito Júlio Pinheiro. O caso é referente a uma lei de autoria da Câmara municipal que previa a criação do auxílio de combate à Covid-19.

Servidores municipais com atuação de forma direta ou indireta na pandemia receberiam R$ 300 e R$ 150, respectivamente. No combate direto ficaram os que atuavam no acolhimento e remoção de pacientes infectados ou com suspeita da Covid-19. Os de combate indireto se restringiam aos que trabalhavam na higiene de postos e hospitais, como os que figuravam em trabalho preventivo, ocupados na orientação de prevenção à doença.

A divergência ocorreu porque a prefeitura questionou a ampliação do tempo de pagamento. Antes, havia consenso que o auxílio seria pago nos meses de maio, junho e julho do ano passado. No entanto, quando a Câmara decidiu prorrogá-lo até dezembro de 2020 e depois estendê-lo a junho deste ano, a prefeitura vetou o projeto parcialmente, a Câmara em seguida derrubou o veto, e o caso foi parar no TJ-BA. Segundo o prefeito, não havia orçamento para arcar com os custos do auxílio, o que poderia provocar danos nas contas públicas. Em atendimento à ADI, o desembargador acatou o argumento de que o impacto orçamentário é evidente, “corroborando, por conseguinte no sobrestamento da norma impugnada, já que, possivelmente, geraria, caso mantida, uma sequela econômica considerável, sem sequer se operar a previsão da fonte de recursos”.

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Van que transportava pacientes de Sapeaçu se envolve em acidente na BR-101

As causas do acidente são desconhecidas.

Compartilhe

Publicado

em

Um acidente envolvendo uma van foi registrado na madrugada desta sexta-feira, 26, na BR-101, entre os municípios de Governador Mangabeira e Muritiba.

De acordo com informações, o veículo transportava cerca de 10 pacientes do município de Sapeaçu para realizarem consultas médicas na capital baiana, quando acabou capotando e descendo em uma ribanceira às margens da rodovia.

Os feridos foram socorridos por equipes do SAMU e encaminhados para Unidades de Saúde da região. As causas do acidente são desconhecidas.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Câmera de segurança flagra acidente entre carro e caminhão na BR-101, em Santo Antônio de Jesus

Acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira, 25.

Compartilhe

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira, 25, uma câmera de segurança de um estabelecimento comercial flagrou o mmento de uma colisão envolvendo um caminhão e um carro de passeio na BR-101, trecho de Santo Antônio de Jesus.

Nas imagens é possível observar o momento em que o carro sai da área de um posto de combustíveis e acaba endo atingido pelo veículo de carga.

Uma pessoa ficou ferida e foi socorrida por uma equipe do SAMU para o Hospital Regional (HRSAJ), mas seu estado de saúde não foi revelado.

FORTE NA NOTÍCIA

Compartilhe
CONTINUE LENDO

MUNICÍPIOS

Motorista perde controle de carro e invade loja em shopping de Salvador

Centro de compras está localizado na Barra, bairro nobre da capital baiana.

Compartilhe

Publicado

em

Um motorista perdeu o controle do carro que dirigia e invadiu uma loja de departamento em um shopping de Salvador nesta quinta-feira (25). Em um vídeo, feito por pessoas que estavam no local, é possível ver que as mercadorias foram arrastadas e derrubadas no chão após o acidente. Não há informações sobre feridos.

A situação foi confirmada pelo Shopping Barra, centro de compras que fica no bairro nobre de mesmo nome na capital baiana. Uma das entradas da loja de departamento fica próxima a um dos estacionamentos do shopping, que foi justamente por onde o motorista entrou.

No vídeo divulgado nas redes sociais, a porta automática de vidro que liga a loja ao estacionamento aparece totalmente quebrada.

Além dela, diversas prateleiras foram destruídas pelo impacto e roupas que estavam expostas ficaram espalhadas pelo chão. O carro ainda atingiu uma pilastra.

A assessoria do Shopping Barra não deu detalhes sobre as circunstâncias do acidente. Após o acidente, o acesso ao estacionamento aberto e a loja de departamento foram fechados.

Coneúdo G1

Compartilhe
CONTINUE LENDO

Mais Lidas